Estreia no Brasil série em que astro de "Harry Potter" interpreta médico viciado em morfina

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/HBO

    17.jul.2013 - Daniel Radcliffe e Jon Hamm interpretam o doutor Vladimir Bomgard na série "A Young Doctor's Notebook"

    17.jul.2013 - Daniel Radcliffe e Jon Hamm interpretam o doutor Vladimir Bomgard na série "A Young Doctor's Notebook"

Um médico recém-formado, com ótimas notas, mas totalmente inexperiente, é enviado para um estágio de dois anos em um hospital público de um vilarejo remoto e encontra lá as piores condições de trabalho: doenças incuráveis, pacientes terminais, falta de medicamentos e equipamentos. Diante desse panorama desolador, o jovem doutor se entrega ao vício em morfina, o que o torna um profissional negligente ou, em suas palavras, um açougueiro.

Embora pareça, o relato acima não é um exercício de futurologia sobre o recém-anunciado programa Mais Médicos do governo federal. São apenas as anotações do personagem Vladimir Bomgard, vivido por Daniel Radcliffe (da série de filmes de "Harry Potter") na juventude e por Jon Hamm ("Mad Men") na idade madura, em uma nova série da HBO que estreia nesta sexta (19) às 22h.

"A Young Doctor's Notebook" (O Livro de Anotações de um Jovem Médico, em tradução livre) foi baseada no livro de contos "A Country Doctor's Notebook", do escritor Mikhail Bulgakov (1891-1940).

As locações do seriado, cuja primeira temporada tem quatro episódios de 20 minutos cada, obviamente não são no interior do Brasil de 2013, mas no gélido norte da Rússia entre 1917 e 1934.

Radcliffe e Hamm, além de interpretarem o mesmo personagem, apenas em idades distintas, também contracenam. A narrativa é amarrada pelas memórias escritas no livro de anotações, e mostra o jovem médico recebendo conselhos profissionais de seu alterego futuro que, por sua vez, enfrenta problemas com a justiça decorrentes de seu vício em morfina.

O trágico destino do doutor Vladimir Bomgard é permeado por um profundo humor negro e exposto com cenas bastante realistas de amputações, jatos de sangue e pus que podem deixar plateias mais sensíveis nauseadas.

No entanto, a série, que será exibida no Brasil em blocos de dois episódios foi bastante elogiada na Europa, especialmente pela performance precisa de Radcliffe, que desde a saga "Harry Potter" não havia mostrado trabalho tão consistente quanto este.

Também merecem destaque as atrizes Rosie Cavaliero e Vicki Pepperdine que interpretam as duas enfermeiras, que muitas vezes conduzem o inexperiente médico, além de Jon Hamm, que não surpreende, mas tampouco compromete.

E se você está se perguntando como é possível que Daniel Radcliffe se torne Jon Hamm no futuro, saiba que esta é uma questão totalmente irrelevante em se tratando de uma história em que um personagem conversa consigo mesmo no passado.

VEJA TRAILER EM INGLÊS DA SÉRIE "A YOUNG DOCTOR´S NOTEBOOK"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos