"Era um ator que unia força e doçura", diz Glória Pires sobre Sebastião Vasconcelos; veja repercussão

Do UOL, em São Paulo*

A morte de Sebastião Vasconcelos foi recebida com comoção entre os famosos. O ator, que atuou em novelas como "Tieta" e "Mulheres de Areia", morreu aos 86 anos, vítima de parada cardiorrespiratória na última segunda-feira (15), às 20h10.

A atriz Glória Pires se despediu com elogios a Vasconcelos, com quem trabalhou duas vezes. Em "Mulheres de Areia", eles eram pai e filhas - o ator interpretava Floriano, pai das gêmeas Ruth e Raquel, personagens de Glória.

"Sebastião Vasconcelos tinha a capacidade de imprimir caráter aos personagens que interpretava. Desde criança, admirava seu trabalho e tive a honra de trabalhar com ele em dois momentos: 'Mulheres de Areia' e 'Memorial de Maria Moura'. Era um ator que unia força e doçura, qualidades humanas imprescindíveis à arte de interpretar. Meu aplauso para esse guerreiro".

O ator Marcos Frota, que trabalhou com Sebastião em "Mulheres de Areia", afirmou que ele lhe ensinou que o trabalho de ator precisa estar acima da vaidade da profissão.

"Sebastião ensinou a mim, e a uma geração inteira de atores que não basta ter talento, mas é preciso ter caráter. Em seus mais de 60 anos de profissão, essa foi sua maior lição. Meu último encontro com ele foi rápido, no Arpoador, no Rio. Ele e Cleyde Yaconis deixaram essa lição do ofício de ator, que a profissão deve ser maior que a vaidade. Que não deve existir vaidade", afirmou o ator em declaração ao UOL.

Por telefone, Antonio Calloni, que trabalhou com Sebastião no folhetim "O Clone", elogiou o trabalho do colega de profissão. "Foi uma honra ter trabalhado com ele. Ele fez um árabe genial, com veracidade e inteligência. Fiquei fascinado. Foi uma perda muito grande.  Infelizmente nos últimos anos não mantinha contato com ele".

Em nota, Tássia Camargo lamentou a perda. "É uma grande perda nas artes, como amigo e companheiro de cena que foi. Lembro até hoje o Sebastião como meu pai na novela 'Tieta', onde ele interpretava o Zé Esteves. Também trabalhamos juntos em Rabo de Saia e inúmeras outras atrações da teledramaturgia", lembrou a atriz.

"Ele me ensinou muita coisa e vai continuar sendo referência pra mim, pois faço questão de assistir sempre que posso as cenas que tenho gravadas dele em DVD. Ele será eternizado em minha memória, conclui Tássia.

A atriz Suzana Pires, que atualmente é co-autora de "Flor do Caribe", lamentou a morte do ator por meio de seu Twitter. "Sebastião Vasconcelos, orações para este grande ator que nos presenteou com brilhantes atuações, cheias de emoção e verdade".

Betty Faria, a personagem-título de "Tieta", também usou a rede social para se despedir de Vasconcelos, que interpretou seu pai na trama. "Sebastião Vasconcelos partiu! Foi levar seu talento para uma estrela bem brilhante. Grande ator e companheiro. Boa sorte, querido", escreveu.

Já o ator Mouhamed Harfouch, no ar em "Amor à Vida", lembrou que seu início na televisão foi ao lado de Sebastião. "Valeu, Sebastião! Aplauso para esse grande ator com quem tive a honra de estrear na TV como seu filho no 'Você Decide'", disse no Twitter.

Douglas Simon, colega de Vasconcelos em "A Casa Das Sete Mulheres", também usou o microblog para relembrar o artista. "Seu Sebastião Vasconcelos e sua calma, sabedoria e generosidade com os outros atores, inclusive novatos como eu".

*Com reportagem de Carla Neves, no Rio

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos