Cory Monteith voltava a consumir álcool e drogas quando estava no Canadá, diz site

Do UOL, em São Paulo

Com duas passagens por clínicas de reabilitação, Cory Monteith voltava a consumir drogas e bebidas alcoólicas quando estava no Canadá, sua terra natal. O Finn de "Glee" foi encontrado morto em um hotel da cidade canadense de Vancouver no último sábado (13).

De acordo com informações do site especializado em celebridades TMZ, o ator levava vidas diferentes nos Estados Unidos e no Canadá. Em Los Angeles, para onde se mudou em 2009 após ser escalado para "Glee", ele costumava se manter sóbrio – e nunca apareceu alcoolizado ou sob influência de drogas para as gravações.

Na cidade norte-americana, Cory contava com o apoio da namorada Lea Michele e de outros colegas de elenco para ficar livre do vício. O artista tinha apenas algumas recaídas, como a que levou a sua internação, em abril.

Em sua última viagem com Lea, porém, ele se manteve sóbrio o tempo todo. Os dois haviam ido a Fire Island para visitar um amigo em um set de filmagens.

Já no Canadá, Cory se entregava novamente de vez ao vício. Segundo fontes do TMZ, os responsáveis por isso seriam os amigos do ator em Vancouver, cujos programas sempre envolviam álcool e drogas.

A família do astro sabia que ele regredia em seu tratamento quando voltava para casa e tentou ajudá-lo, mas sem sucesso. Cory se distanciou dos parentes quando eles começaram, recentemente, a pressioná-lo para se tratar.

Resultados iniciais da necropsia
A necropsia inicial feita no corpo de Cory Monteith foi concluída na última segunda-feira, com a retirada de amostras para exames de toxicologia.  E nesta terça, já devem ser divulgados os primeiros resultados, de acordo com a revista "The Hollywood Reporter".

Caso a necropsia seja inconclusiva, novos exames serão feitos para esclarecer a causa da morte do ator. Barb McLintock, porta-voz das autoridades, afirmou ainda que a família de Cory será a primeira a receber a notícia quando a causa for descoberta: "Não queremos que eles leiam antes em jornais ou sites".

Histórico com drogas
Os problemas de Cory Monteith com as drogas começaram quando ele tinha 12 anos, conforme revelou o próprio ator em entrevista ao programa "Inside the Actor's Studio", em 2012. Ele chegou a passar por 16 escolas diferentes – incluindo algumas para adolescentes problemáticos – antes de largar os estudos, aos 16 anos.

Nessa época, os problemas de Cory com a bebida e as drogas estavam sérios. Em entrevista concedida em 2011 à revista "Parade", ele disse que usava "qualquer coisa, todas as coisas, o máximo possível".

Quando o astro de "Glee" tinha 19 anos, a família chegou a organizar uma intervenção, cujos resultados não duraram muito tempo. Sua postura só mudou quando ele foi pego roubando uma grande quantia de dinheiro de um parente e recebeu um ultimato: ou parava de beber e usar drogas, ou iria para a cadeia.

O ator, ainda segundo seu depoimento para a "Parade", então mudou para outra cidade, passou a viver com um amigo de sua mãe que se recuperava do vício e resolveu que aprenderia a atuar. Nesse momento, ele conheceu a ONG Project Limeligh, cuja fundadora Maureen Webb o incentivou a seguir a carreira de ator.

O passado de Cory o ajudou a conseguir o papel no filme independente "McCanick", ainda inédito, no qual interpreta um viciado que vai para a prisão por assassinato. O diretor Josh C. Waller contou à revista "People" que o ator foi franco sobre seu passado: "Ele falava 'eu posso fazer esse personagem. Eu conheço esse personagem. Eu era esse personagem, vivi elementos disso'. Ele disse 'eu era um jovem com problemas'".

Planos de morar com namorada
Cory tinha planos de morar com Lea Michele, a Rachel de "Glee". "Lea e Cory estavam planejando morar juntos depois que ele voltasse de Vancouver", afirmou uma fonte da revista "US Weekly", que ainda disse que os dois estavam "100% felizes e apaixonados".

"Os dois não estavam falando sobre casamento, mas tudo estava levando a isso. O primeiro passo era Cory se mudar totalmente [para a casa de Lea]. Ele já ficava lá o dia todo", contou a fonte.

A atriz ficou muito abalada com a morte do namorado. "Ela está absolutamente histérica e completamente inconsolável. Ela está mais devastada do que se pode imaginar", contou uma fonte ao site Hollywood Life.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos