Nova edição de "O Aprendiz" estreia em setembro com 16 ex-participantes

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

Fora do ar desde 2011, o reality show "O Aprendiz" voltará à Record neste ano com ex-competidores. 16 participantes demitidos terão uma nova chance na próxima edição, que se chamará "O Aprendiz – O Retorno", de acordo com revelações feitas na apresentação do programa nesta segunda-feira (1º).

Com estreia prevista para segunda quinzena de setembro, "O Aprendiz" será comandado novamente pelo publicitário e empresário Roberto Justus, que passou três anos afastado do reality – sendo dois deles como contratado do SBT.

Para Justus, o reality show, apresentado por João Dória Jr. na última temporada, tem a sua cara. "Havia uma pressão muito grande para que eu voltasse. 'O Aprendiz' tem minha cara, minha pegada. O público se identificava mais comigo. O que mais fazem na rua é me demitir".  

O apresentador se envolveu diretamente na seleção dos oito homens e oito mulheres já escolhidos para ter uma segunda chance, ele ligou pessoalmente para cada um. "A gente fez uma triagem e eu fiquei muito entusiasmado com alguns que eu achava que poderiam ter ganhado em suas edições. Mas não quero me influenciar por isso, porque quando começar todos eles estão zerados", afirmou.

"Meu desafio ficou muito maior e sou movido por desafios, adoro. Estou com saudades de arrebentar com eles [candidatos]. Agora será um contra ao outro", afirmou apresentador sobre sua ansiedade em entrar na sala de reunião. 

Meu desafio ficou muito maior e sou movido por desafios, adoro. Estou com saudades de arrebentar com eles [candidatos]. Agora será um contra ao outro

afirma Roberto Justus

O UOL apurou que alguns candidatos ainda estão sendo contados diretamente por Roberto para participarem do reality. Não há tempo para pensar, o escolhido precisa dizer sim ou não na mesma hora.

A audiência não foi levada em consideração na hora de chamar os demitidos. Justus preferiu deixar de fora os eliminados que pecaram pela falta de ética e os que desistiram – entre eles, Peter Collins, da terceira edição, que "demitiu" o apresentador. "Os que desistiram eu não chamo. Não preciso desse tipo de perdedores. Audiência vem muito mais pela credibilidade do que pela polêmica".

O apresentador explicou que não há interferência da direção na hora de dar sua decisão final: "Eu nunca perguntei quem eu preciso demitir. Se o diretor começar a sentar no meu lugar, o público vai perceber".

Questionado se deixa a vida pessoal afetar seu trabalho, Justus contou que é normal ficar um pouco abalado quando algo ruim acontece.

"Quando você tem problemas pessoais, você se abate um pouco, é natural. Tudo na vida é motivação. A vida é enfrentar problemas. Mas vocês viram algum sinal de que eu não estou bem?", perguntou aos jornalistas, referindo se ao término do casamento com a apresentadora Ticiane Pinheiro.

"Estou passando por uma fase da vida pela qual já passei outras vezes. Já sou calejado. Nada na vida é definitivo", afirmou o publicitário que já foi casado quatro vezes.

Dono de oito empresas, Justus se desliga do trabalho quando sai do escritório e acredita que dividir as tarefas importantes para pessoas de sua confiança mantém sua vivacidade. "Continuo com meu espirito jovem porque tenho milhões de coisas para fazer sempre".

  • Manuela Scarpa/Foto Rio News

    Ricardo e Roberto Justus apresentam as novidades de "Aprendiz: O Retorno"

Diretor do "Aprendiz" e do "Roberto Justus +", Ricardo Justus, filho do publicitário contou que ele é o pai conseguem separar o lado profissional do pessoal. "Ele é uma pessoa muito exigente, o que me ajuda ser um profissional melhor. Me cobro o triplo para atender as exigências dele", afirmou o jovem.

"O 'Aprendiz' é um laboratório humano. Você confina as pessoas e dá tarefas praticamente impossíveis para eles executarem em dois, três dias. É uma faculdade, além da dinâmica do jogo", concluiu Ricardo.

O programa
"O Aprendiz" será gravado em apenas 49 dias e os participantes não ficarão reclusos por três meses, como acontecia nas outras temporadas. Os finalistas assistirão à atração em casa e só voltarão para gravar a final, em dezembro. A final deve ocorrer na segunda semana de dezembro. O prêmio é de um milhão de reais, além de um emprego com salário de 20 mil reais, em uma das empresas do grupo Newcomm, do qual Justus é CEO.

Em conversa com o UOL, o diretor do programa, José Amâncio, adiantou que das 15 provas do programa, uma delas será gravada nos Estados Unidos, mas não deu maiores detalhes de como será a atividade.

Walter Longo continuará sendo conselheiro do reality e uma mulher também deverá entrar. "Não abro mão do humor do sagaz do Walter", afirmou Roberto.

Justus está ansioso com a estreia e seu retorno. "Claro que me relacionei com alguns demitidos, mas a amizade vai acabar quando entrar na sala de reunião. Vou pressioná-los como eles nunca imaginaram", disse.

O programa será exibido uma vez por semana, provavelmente às terças-feiras. O apresentador também falará sobre o reality em seu talk show "Roberto Justus +", no qual pretende entrevistar os demitidos da semana e exibir os bastidores.

Roberto Justus
Roberto Justus

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos