Filho do ator James Gandolfini teria encontrado o pai vivo e pedido ajuda, diz site

Do UOL, em São Paulo*

Michael, 13, filho do ator James Gandolfini, 51, teria encontrado o pai vivo no banheiro do hotel onde eles estavam hospedados em Roma, na Itália, e depois de vê-lo em perigo, supostamente logo depois do ataque cardíaco, o adolescente pediu ajuda. As informações são da revista "People".

Fãs lamentam morte do ator

O protagonista da série "Família Soprano" faleceu na quarta-feira (19) vítima de um infarto e foi submetido a 20 minutos de tentativas de ressuscitação e ventilação, mas Gandolfini não resistiu. Uma vez levado para o hospital, as tentativas de ressuscitação prosseguiram e a morte foi declarada às 22h40 (17h40 de Brasília), informaram fontes médicas nesta quinta-feira. 

"A causa da morte do ator foi uma parada cardíaca, mas a causa dessa parada ainda é desconhecida", explicou uma das fontes médicas. Pode ter sido uma parada cardíaca súbita, um problema do ritmo cardíaco, ou resultado de um trauma. Os homens com mais de 45 anos de idade têm um risco maior de ataques cardíacos. Os homens, em geral, têm até três vezes mais chances de terem uma parada cardíaca súbita do que as mulheres.

 

Funcionários do hotel também tentaram ressuscitar Gandolfini, enquanto esperavam a equipe de emergência. O ator ainda estava vivo quando a ambulância chegou ao hospital, mas logo depois saiu a notícia da morte. O local estava a três minutos de distância do hotel. As informações são da NBC.

  • REUTERS/HBO/Handout

    James Gandolfini, como Tony Soprano, em cena com Edie Falco, que interpretava a mulher do mafioso, Carmela, em cena da série "Família Soprano"

Segundo os serviços de saúde italianos, a ambulância chegou oito minutos depois de receber uma chamada do Hotel Exedra, no centro de Roma, para socorrer o ator.

Gandolfini estava em férias na cidade de Roma com a família. De acordo com o site TMZ, Gandolfini visitaria a Sicília por conta da realização do 59º Festival de Cinema de Taormina. A presença do ator estava confirmada para uma aula magna ao lado do diretor Gabriele Muccino no próximo fim de semana.

Em comunicado, o canal HBO lamentou a morte do ator. "Estamos todos em choque e sentindo uma tristeza imensurável por conta da perda de um membro amado de nossa família".

A organização do festival vai preparar uma homenagem à carreira e ao talento de Gandofini, que "sabia melhor do que ninguém interpretar a sociedade ítalo-americano com uma personalidade rica em contradições, dores e humores".

"Foi um dos representantes da idade de ouro da televisão e do cinema como atuações memoráveis", acrescentaram. "Estamos profundamente tristes, falamos com James Gandolfini ao telefone algumas horas antes. Ele estava muito feliz por receber o prêmio e por sua viagem à Itália", comentaram Mario Sesti e Tiziana Rocca,  organizador e diretora do festival, respectivamente, em um comunicado.

Burocracias

O corpo do ator vai passar por uma necropsia, como é comum quando a pessoa já chega sem vida ao hospital, explicou Claudio Modini do setor de emergência do Hospital Umberto I, em Roma.

A embaixada americana em Roma divulgou um comunicado no qual exprime "sua profunda emoção pelo desaparecimento prematuro de James Gandolfini, um ítalo-americano que representou um excelente exemplo da profunda contribuição cultural dos italianos à sociedade americana".

A embaixada está disponível para fornecer uma certidão de óbito e ajudar a preparar o corpo para o retorno aos Estados Unidos. A embaixada disse que muitas vezes pode levar entre quatro e sete dias para providenciar a transferência do corpo.

Repercussão

O amor entre Tony e Carmela foi um dos maiores que eu já conheci

afirma a atriz Edie Falco, interpréte de Carmela

Após a divulgação da morte, as homenagens começaram a se espalhar pelas redes sociais, como a da atriz Susan Sarandon, que postou no Twitter: "muito triste perder James Gandolfini. Um dos atores mais doces, engraçados e generosos, com os quais eu já trabalhei. Envio minhas orações para sua família".

"Eu admiro Jimmy como um ator feroz, uma alma gentil e um homem genuinamente engraçado. Tenho sorte de ter sentado do outro lado da mesa dele e estou destruído por essa perda. Desejo força para família e paz", lamentou o ator Brad Pitt.

A atriz Edie Falco, que interpretou a Carmela, mulher de Tony Soprano na série, lembrou do colega como um "homem de grande profundidade e sensibilidade".

"Estou chocada e devastada pela morte de Jim", disse ela em um comunicado. "Eu me considero muito sortuda por ter passado 10 anos como sua colega próxima. Meu coração está com sua família. O amor entre Tony e Carmela foi um dos maiores que eu já conheci", afirmou Falco.

"Estou de coração realmente partido por saber que James Gandolfini morreu. Ele é um dos meus atores favoritos de todos os tempos, trágica perda", escreveu Jonah Hill também no Twitter, enquanto o ator Steve Carrell qualificou a notícia de "inacreditavelmente triste".

Trajetória

  • REUTERS/HBO/Handout via Reuters

    James Gandolfini (como Tony Soprano) e Michael Imperioli (como Christopher Moltisanti) em cena da série "Os Sopranos"

Gandolfini teve uma longa carreira cinematográfica antes de se tornar mundialmente conhecido por seu papel de Tony Soprano na série que durou de 1999 a 2007. Vencedor de três prêmios Emmy por conta do papel, Gandolfini chegou a faturar US$ 1 milhão por episódio. A atuação também rendeu ao artista quatro indicações e uma vitória no Globo de Ouro de 2000, uma das principais premiações da TV e do cinema.

Recentemente, a série foi eleita como a mais bem escrita da história da televisão americana pela associação de roteiristas do país (Writers Guild Of America), à frente de atrações como "Seinfeld" e "The Twilight Zone".

Também teve grandes participações em filmes como "Amor à Queima-Roupa" (1993), "Loucos de Amor" (1997), "8 milímetros" (1999) e "A Mexicana" (2001).

Como produtor, James Gandolfini atuou em filmes para a TV como "Hemingway & Gellhorn", realizada para a HBO, com a participação de Clive Owen e Nicole Kidman.

Nascido em Nova Jersey, Gandolfini começou a atuar no teatro de Nova York, fazendo sua estreia na Broadway em 1992, com o revival de "Um Bonde Chamado Desejo", ao lado de Jessica Lange e Alec Baldwin.

No cinema, o último trabalho do ator foi a participação no longa "The Incredible Burt Wonderstone", estrelado por Steve Carell e Steve Buscemi. O longa ainda não chegou ao Brasil. Ele também estava no elenco de "Animal Rescue", filme previsto para ser lançado em 2014 nos EUA com Tom Hardy.

Trompetista e saxofonista amador, Gandolfini se inspirou na carreira de Robert de Niro para se tornar ator.

Já na TV, Gandolfini trabalhava atualmente na série "Criminal Justice", da HBO, e no programa "Taxi 22", da CBS.

Ele deixa a mulher, Deborah Lin, com quem se casou em 2008. Também deixa um filho, Michael, que teve com a primeira mulher, Marcy Wudarski.

* Com informações de agências internacionais

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos