Conheça as histórias de vingança que inspiram novelas e séries nos dias de hoje

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/TV Globo

    Em "Flor do Caribe", Cassiano engana Alberto e dá início a sua vingança

    Em "Flor do Caribe", Cassiano engana Alberto e dá início a sua vingança

Um piloto da aeronáutica é mantido preso em um campo de trabalhos forçados após uma armação de seu melhor amigo que quer ficar com sua amada.  Após seis anos, ele consegue fugir com a ajuda de um amigo e volta para se vingar. Enredo da novela "Flor do Caribe"? Sim, mas troque piloto por marinheiro, campos de trabalhos forçados por prisão e tem-se o enredo da obra "O Conde de Monte Cristo", do autor francês Alexandre Dumas.

Escrito em 1844, o livro se tornou um ícone sobre a vingança. Conta a história de Edmond Dantés, um audacioso e ingênuo marinheiro é preso sob falsa acusação de, em 1815, por ter ido à Ilha de Elba, onde teria recebido uma carta de Napoleão em seu exílio.

Na verdade, era vítima de um complô entre três pessoas interessadas: o juiz de Villefort, cujo filho era o destinatário da carta e que, mesmo atestando sua inocência, quis silenciá-lo; seu amigo, Danglars, que desejava o posto de capitão de seu navio e Fernand Mondego, catalão interessado em Mercedés (noiva de Dantés), tornando-se o futuro marido da moça.

Após muito tempo, na prisão do Castelo d'If, Edmond consegue fugir, angariando uma grande fortuna com a ajuda de um vizinho de cela, o abade Faria, um preso político que lhe indicou o local do tesouro do Cardeal Spada, além de tê-lo educado por vários anos sobre diversas artes e ciências (química, esgrima, línguas e história em geral).

Fã confesso da obra, o autor Walther Negrão contou, em entrevista ao UOL, por que escolheu a obra de Dumas como inspiração para sua novela das seis, protagonizada por Henri Castelli, Grazi Massafera e Igor Rickli. "Esse romance é um ícone do folhetim, um dos mais perfeitos que já li. Mantém o suspense e tem bons ganchos, como uma boa novela."

A visita da jovem senhora

A série "Revenge", que está no ar na Globo aos domingos após o "Fantástico", também tem umas pinceladas de "O Conde de Monte Cristo", como a herança recebida por sua protagonista Emily Thorne (Emily Van Camp) e o treinamento que ela recebe de um amigo misterioso.

  • Divulgação

    Em "Revenge", Emily Thorne recebeu treinamento em artes marciais para executar sua vingança contra os Greyson

Mas, como bem pontuou a mulher de Walther, Orthilia Negrão, que atendeu ao telefone antes de o marido conversar com a reportagem, "Revenge" e "Avenida Brasil", trama de João Emanuel Carneiro que alguns acusam de ser um plágio da série americana, também misturam elementos de outro grande ícone da vingança na literatura mundial: "A Visita da Velha Senhora".

Escrita pelo suíço Friedrich Dürrenmatt em 1956, a obra conta a história da pequena cidade de Gullen, que vive mergulhada no marasmo, na ignorância, na decadência e na miséria. Um dia, porém, todos recebem a notícia de que Clara Zahanasian, uma velha milionária nascida na cidadezinha está chegando para uma visita. Ela e seus milhões são a única esperança de seus habitantes. Entretanto, o que a leva de volta ao passado não é a vontade de ver sua cidade natal, mas o desejo de vingar-se de uma injustiça.

Essa história lembra muito outro sucesso do horário das 21h na TV: "Tieta", inspirada no livro homônimo de Jorge Amado, que conta a história de Antonieta Esteves, expulsa de Santana do Agreste pelo pai e repudiada por todos seus habitantes que, anos depois, volta milionária, aparentemente para resolver todos os problemas de sua terra natal.

Walther Negrão também utilizou esse enredo em outra novela sua, "Fera Radical", protagonizada por Malu Mader em 1988. "Eu fiz a visita da jovem senhora em 'Fera Radical'. Tem muita força dramática essa história da mulher que foi tripudiada e que volta para reparar os erros do passado. Acho que as pessoas se identificam muito com esse enredo porque, cedo ou tarde, alguém já passou por e sentiu vontade de ir à forra. Em alguns casos é o que move o homem, destruir o inimigo que, algumas vezes, ele mesmo criou."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos