"Game Of Thrones" chega ao final da 3ª temporada com disputa acirrada pelo trono

Beatriz Amendola
Do UOL, em São Paulo

A terceira temporada da série "Game Of Thrones" chega ao final neste domingo (9) com o cenário da guerra pelo trono de ferro radicalmente modificado após dois personagens principais – e boa parte de seu exército – serem mortos e tirados da disputa. Agora, o que esperar da já confirmada quarta temporada?

ALERTA DE SPOILER: SE NÃO QUISER SABER DETALHES IMPORTANTES DA SÉRIE, NÃO CONTINUE A LER ESTE TEXTO

  • 9569
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2013/06/07/quem-deve-ficar-com-o-trono-de-ferro-em-game-of-thrones.js

O nono e penúltimo episódio, um dos mais violentos da temporada, chocou parte do público com o Casamento Vermelho, no qual Catelyn (Michelle Fairley) e Robb (Richard Madden), assim como sua esposa grávida, Talisa (Oona Chaplin), são brutalmente assassinados pelos soldados de Walder Frey (David Bradley) após a união de uma de suas filhas com Edmure Tully (Tobias Menzies). As mortes foram uma represália a um acordo quebrado por Robb, que era quem devia se casar com uma das filhas do anfitrião.

Nem o lobo da família foi poupado – e muito menos o foram os soldados do Rei do Norte. Dessa forma, o principal exército de oposição aos poderosos Lannister fica fora da jogada, deixando o patriarca Tywin (Charles Dance), bem mais tranquilo. Afinal, eram os Stark que tinham conflito direto com a família, devido à decapitação de Ned Stark (Sean Bean) pelo mimado Rei Joffrey (Jack Gleeson). E Frey e os Bolton, inicialmente aliados dos Stark, assumiram o lado dos Lannisters com a traição a Robb.

Com o primogênito morto, Bran (Isaac Hempstead Wright) seria o herdeiro por direito dos Stark. Mas após a tomada de Winterfell por Theon Greyjoy (Alfie Allen), ele e o irmão mais novo Rickon (Art Parkinson) tiveram de fugir e não têm nenhuma notícia do que acontece mais ao sul. O rapaz descobriu que é um warg, pessoa que consegue entrar na mente de animais, mas ainda é cedo para dizer se essa habilidade pode ajudá-lo a recuperar o trono de sua família.

Mas os Stark não são os únicos interessados em tirar Joffrey do trono de ferro. Stannis Baratheon (Stephen Dillane), irmão do falecido rei Robert Baratheon (Mark Addy), não desistiu de seus planos de tomar o poder do rei adolescente. Mesmo enfraquecido pela derrota na batalha de Blackwater, Stannis tem procurado formas de reconquistar o poder com a ajuda da feiticeira Melisandre (Carice van Houten).

Em sua última aparição, a mulher de vermelho usou sanguessugas para tirar um pouco do sangue de Gendry (Joe Dempsie), filho bastardo de Robert, dizendo que "sangue de rei tem poderes". Um feitiço dela poderia facilmente tirar os rivais de Stannis da disputa – basta se lembrar da sombra misteriosa que matou o irmão mais novo dele, Renly.

Do outro lado do mar, Daenerys (Emilia Clarke) vê seus poderes aumentarem cada vez mais. Com três dragões que crescem rapidamente, ela tem sob seu comando o poderoso e fiel exército dos Imaculados, com oito mil homens. A khaleesi ainda conquistou a cidade de Yunkai, ganhando novos seguidores, e o coração de Daario Naaharis (Ed Skrein), que colocou o exército de mercenários Second Sons a sua disposição. Se continuar nesse ritmo, a jovem logo tem grandes chances de conquistar o poder em Westeros – ainda mais que os Lannister já mostraram que não estão muito preocupados com os movimentos dela.

Veja possíveis destinos de outros personagens

Arya - Órfã, a menina está aos cuidados do Cão e deve continuar em busca do resto de sua família
Jon Snow - Longe dos selvagens, ele deve correr para ajudar os colegas da Patrulha para impedir a invasão de Westeros
Tyrion - Casado sob ordens do pai, ele logo deve cansar de Twyn e arranjar uma forma de sumir da capital

As atitudes arriscadas de Daenerys, porém, podem colocá-la em maus lençóis. Até agora, ela só teve sucesso em suas empreitadas, mas corre o risco de perder parte de seu poder de fogo se seguir arranjando conflitos com os poderosos do leste que tem escravos em seu poder, assim como fez com Yunkai.

Novos personagens
Além da disputa mais acirrada pelo trono de Westeros, a quarta temporada deve trazer novos personagens para o universo de "Game Of Thrones". Considerando que a série tem seguido a ordem dos livros da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", de R.R. Martin, a temporada deve baseada em "O Festim dos Corvos" - ainda que isso não seja garantia de que os personagens devam estar na série.

Na obra, aparecem personagens como Aero Hotah, um guarda pessoal de Dornan Martell; Arianne Martell, princesa de Dorne, apenas mencionada em livros anteriores; e Arys Oakheart, cavaleiro da guarda real que aparece no livro "A Fúria dos Reis", mas ainda não teve participação na série.

Também aparece em "Festim" uma figura cuja descrição bate com a do rosto que Jaqen H'ghar toma depois de deixar Arya Stark. Ele se apresenta como Alquimista, na Cidadela.

Últimas de Televisão



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos