Saramandaia

Vera Holtz leva quatro horas para virar Dona Redonda em "Saramandaia"

Claudia Dias

Do UOL, no Rio

  • TV Globo/Alex Carvalho

    Vera Holtz pronta para entrar em cena

    Vera Holtz pronta para entrar em cena

Vera Holtz leva quatro horas por dia para se transformar em Dona Redonda, no remake de "Saramandaia".

Três próteses com enchimento --nos braços, pernas e pescoço--, são coladas na atriz, para que ela ganhe os 250 quilos que tem a personagem. Tudo isso em um trabalho meticuloso, que dura cerca de quatro horas, contando com uma hora que a cola leva para secar.  "É um trabalho bem diferente de tudo o que eu venho fazendo, trabalho de equipe mesmo. Até ela ficar pronta, tem muita gente que me ajuda, e eu dependo totalmente deles", afirmou a atriz.

Segundo Vera, as próteses são completamente orgânicas, o que faz com haja todo um cuidado especial em seu uso e até no armazenamento. "Tem um tempo de duração. Elas não podem ficar muito tempo expostas. Depende de temperatura, exposição ao sol, do estúdio... Em cada situação ela se comporta de um jeito. Depois, tem que ter um tempo para tirar, porque tudo isso é feito com técnica de colagem", contou.

Apesar da mão de obra da caracterização, Vera se diverte muito ao se ver pronta no espelho. "É sempre muito engraçado. Eu fico muito concentrada durante as quatro horas, vou ficando completamente zen, mas quando me vejo, é sempre uma surpresa."

  • Alex Carvalho/TV Globo

    A família de Dona Redonda: Seu Encolheu (Matheus Nachtergaele e Bia (Thais Melchior)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos