Record leva funcionários do estúdio diretamente para o RH, em dia de demissões em massa

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Reprodução

    Vista aérea do RecNov, complexo de estúdios de novelas da Record inaugurado em 2009

    Vista aérea do RecNov, complexo de estúdios de novelas da Record inaugurado em 2009

Como publicado na coluna do Flávio Ricco desta segunda-feira (3), a Record programou para hoje cerca de 400 demissões no RecNov, base da sua teledramaturgia no Rio. Na tarde desta segunda, a reportagem do UOL esteve no complexo de estúdios da emissora, na zona oeste da cidade, para tentar ouvir os funcionários demitidos.

O UOL apurou que a emissora cancelou as minisséries "Moisés" e "Os Milagres de Jesus", duas grandes produções, e desde a semana passada já demitiu mais de 200 pessoas.

Na coluna do Flávio Ricco desta terça, o jornalista afirmou que "Pecado Mortal", de Carlos Lombardi, pode ser a última novela produzida no RecNov.

O clima no RecNov, complexo de estúdios da Record construído em 2009, é de funeral. Alguns funcionários foram tirados de dentro do estúdio, no meio do trabalho, e levados para o RH. Muita gente passou mal e procurou o posto médico.

Os rumores, ou a "rádio peão", dão conta de que a "inspiração" para as demissões teria sido uma visita de Alexandre Raposo, presidente da Record, feita a Televisa, no México. A emissora mexicana terceiriza algumas produções e contrata pessoas de acordo com cada projeto. Há ainda quem acredite que uma nova gerente para o RecNov foi contratada, e teria pedido esses cortes antes mesmo de assumir o posto.

Procurado pelo UOL, Celso Teixeira, diretor nacional de comunicação da Record, confirmou a demissão em massa. Mas não soube afirmar o número exato de funcionários que foi mandado embora.

"A Record infelizmente teve que fazer algumas demissões porque nesse momento temos apenas um horário de novelas na grade. Para adequar o número de funcionários ao volume de produção, tivemos que reduzir", afirmou Celso, acrescentando que a emissora está buscando uma redução de 5% em sua força de trabalho.

Celso disse que o critério usado para a demissão foi "adequar a força de trabalho à produção de apenas um horário de novelas". Por isso, foram dispensados os funcionários que não estão ligados à produção de "Dona Xepa", à finalização de "José do Egito" e ao início das gravações de "Pecado Mortal".

O diretor afirmou que a Record não pretende terceirizar a produção de sua teledramaturgia, ao contrário dos rumores sobre uma mudança parecida com a Televisa. "Nesse momento só estamos adequando ao momento atual de produção", disse ele, garantindo que foram dispensados funcionários de todos os departamentos e níveis hierárquicos.

Comunicado
Às 11h44 desta terça-feira (4), a Record divulgou um comunicado confirmando que produzirá pelo menos um horário de novelas para a grade de programação e que o RecNov permanece como seu centro de produção de teledramaturgia, no Rio de Janeiro.

Segundo a nota, o Recnov continua com a produção atual de "Dona Xepa", de Gustavo Reiz, além de, em breve, dar início às gravações da próxima novela de autoria de Carlos Lombardi. A emissora também já definiu uma outra trama escrita por Cristianne Fridman para ser produzida e exibida após "Pecado Mortal", de Lombardi.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos