Caçador de tempestades morre durante gravação de tornado em Oklahoma

Do UOL, em São Paulo *

  • Reprodução

    O apresentador Tim Samaras

    O apresentador Tim Samaras

Apresentador de "Caçadores de Tempestades" por cinco temporadas, Tim Samaras morreu nesta sexta (31), após uma série de tornados que atingiu Oklahoma. O filho de Tim, Paul, e o assistente Carl Young, também morreram enquanto perseguiam um tornado na cidade de El Reno.

O canal em que Tim apresenta um novo programa, também sobre tempestades, emitiu um comunicado de pesar em sua página. "Foi com grande tristeza que The Weather Channel soube da morte de Tim e Paul Samaras e Carl Young por causa do tornado El Reno. Muitos de nós tivemos a sorte de ter trabalhado com eles e tenho grande admiração pelo seu trabalho. Nossa comunidade sofreu uma perda terrível e nossos pensamentos e orações estão com seus entes queridos." 

Eles ainda justificam o trabalho do apresentador como um serviço para os meteorologistas e uma forma de "promover a ciência".  

Samaras, de 55 anos, era conhecido por ter desenvolvido instrumentos científicos que permitiram observar pela primeira vez como é o interior de um tornado. Também criou procedimentos para a pesquisa e previsão dos furacões.

"Esta é uma perda devastadora para a meteorologia, para a pesquisa e para a comunidade de caçadores de tempestades", disse a Twistex em sua conta no Facebook.

Chris West, da polícia do condado de Canadá, confirmou que três caçadores de tempestades estão entre os 14 mortos pelos tornados que varreram o estado de Oklahoma na sexta-feira, menos de duas semanas após o mesmo fenômeno deixar 24 mortos e 377 feridos em Moore, no subúrbio de Oklahoma City.

As ferragens do veículo utilizado pelos três homens ficaram espalhadas por uma área de 800 metros quadrados, assinalou Chris West à AFP.

A National Geographic lamentou a morte de Samaras, 55 anos, "um dos maiores caçadores de tornados do mundo" e que passou "as últimas décadas de sua vida perseguindo sua paixão".

* Com informações da agência AFP

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos