Saúde de Márcio Ribeiro já estava debilitada, afirma Rafael Cortez

Do UOL, em São Paulo

O ator e comediante Márcio Ribeiro, morto na madrugada desta quarta-feira (29) por complicações cardíacas, já estava com a saúde enfraquecida há tempos, contou o apresentador e humorista Rafael Cortez.

"Ele estava muito debilitado. Todo o meio do humor sabia disso. Acho que a vida podia ter sido mais bacana com ele nesse final. Ele foi um cara que trabalhou muito, ralou demais e que era muito merecedor de um final mais digno", disse Cortez em entrevista ao UOL.

O apresentador do "Got Talent Brasil" elogiou Ribeiro por ter continuado a atuar e fazer comédia mesmo em um estado mais frágil. "No que dependia dele, ele dignificava a vida dele. Ele não esmoreceu, se manteve em cartaz, se manteve no palco e morreu a caminho de algo que ele fazia com muita dignidade e muito carinho, que era a comédia".

Em suas lembranças de Ribeiro, um dos precursores do stand-up comedy, Cortez destacou a generosidade do ator com os comediantes da nova geração. "Quando meu show estava ruim ele falava 'seu show está uma m****. Ele e o [Marcelo] Mansfield tinham essa hombridade. Quando o show pegou e eu comecei a me sair bem nos palcos, eles tiveram a dignidade de falar 'é isso aí'", relembrou.

O apresentador disse ainda que Ribeiro costumava falar dele com muito carinho e fazia piadas quando notava que Cortez estava na plateia de seus espetáculos. "O Márcio Ribeiro tinha um humor pesado, agressivo, mas absolutamente funcional, porque humor tem que ser engraçado ele me fez rir pra caramba". 

Repercussão
Humoristas, atores e fãs se despediram e prestaram suas últimas homenagens a Márcio Ribeiro nas redes sociais. 

Danilo Gentili lembrou que em uma de suas primeiras apresentações, Márcio Ribeiro foi um dos humoristas que mais lhe deu atenção e o fez rir. "Ele me fez perder o fôlego de rir na primeira vez que vi um show de stand-up. Voltei para Santo André falando pra todo mundo dele. Queria que meus amigos o vissem", disse o humorista ao UOL.

Juntos, os humoristas criaram a noite de stand-up comedy, que existe até hoje em São Paulo. Além disso, Danilo foi responsável por desenhar o cartaz do show solo de Márcio que se chamava: "Venha antes que eu acabe".

"Ficamos amigos, rimos, brigamos, nos ajudamos e principalmente nos divertimos muito. Tenho muitas lembranças divertidas e emotivas do nosso relacionamento. Ele era uma figura gigantesca, que fará falta ter por perto".

Danilo fez questão de recordar o último encontro com o amigo nos bastidores da Virada Cultural em São Paulo em maio. "Ele me falou, muito emotivo, com lágrima nos olhos, que tinha muito orgulho de mim. No inicio eu dizia que ia dar tudo errado e acabaria voltando pra Santo André para carregar caixas, mas ele sempre disse desde a primeira vez que me viu que eu ia dar muito certo e viver muito bem de comédia", disse o humorista, que completou: "Parece meio egocêntrico, mas foi exatamente essa nossa última conversa ".

Seguindo o conselho de Márcio, Danilo usou o dinheiro que ganhou na Virada para ajudar uma instituição para viciados em crack.

O humorista Marcelo Mansfield prestou sua homenagem ao amigo Márcio Ribeiro no Facebook, relembrando uma história antiga: 

"Marcio Ribeiro estava na primeira fila do primeiro show de stand up de Sao Paulo, Mondo Cane , assistindo Rafinha Bastos, Marcela Leal e eu ... Era obvio que ele viria pro elenco do Clube da Comedia logo em seguida com a gente .. Embora a gente se conhecesse há uns 20 anos eu não sabia que esse estilo de humor iria se encaixar tão bem no humor do Márcio .. E ele acabou se tornando um dos maiores e melhores comediantes do movimento no Brasil ..."

A atriz Fernanda Souza que trabalhou com o humorista quando tinha 9 anos, lamentou a perda. Muito triste pelo falecimento do Márcio...Pessoa muito querida, divertida... Perdemos um grande nome do humor! Muita forca pra sua família".

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos