Susana Vieira aposta que drama é trunfo de "Amor à Vida": "Chorar é lindo"

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

  • Alex Palarea e Léo Marinho/AgNews

    Susana Vieira está de volta depois de seis anos longe das novelas. Ela é Pilar em "Amor à vida"

    Susana Vieira está de volta depois de seis anos longe das novelas. Ela é Pilar em "Amor à vida"

Novela boa, tipo novelão mesmo daquela que vira  assunto nacional precisa ter encontros, desencontros, segredos, polêmicas e principalmente drama. E são esses os ingredientes favoritos de Susana Vieira, a Pilar da novela de Walcyr Carrasco, "Amor à vida". A atriz não esconde sua empolgação por voltar ao horário nobre da Globo, após seis anos – a última novela que protagonizou foi "Duas Caras", em 2007.  "Acho que o Walcyr pegou mais pesado no drama, e isso me satisfaz. Um texto bom e com muito sentimento. Eu acho lindo isso. Hoje em dia as pessoas têm uma mania de que têm que rir. Não precisa. Vamos chorar um pouco? Porque chorar é lindo", opinou.

Susana comemorou também o fato de a novela se passar em São Paulo e não no Rio de Janeiro. "Ainda bem que saiu um pouco da praia, daqueles bofes sem camisa, daquelas mulheres com aquelas bundas. É o lado da Avenida Paulista, o lado de um hospital." O único porém da atriz é o título do folhetim: "'Em Nome do Pai' [o título provisório], eu achava lindo porque parece em nome do pai, do filho, do espírito santo. 'Amor à Vida' parece comum, mas ficou bonito. Acho que qualquer título ficaria bem nessa novela. Foi o título que eles colocaram, ninguém me perguntou. Se tivessem me perguntado, eu botava outro".
 

Susana Vieira
Susana Vieira

Sobre sua personagem, Susana acredita que Pilar tem um instinto maternal, de querer que tudo termine bem e que esteja em perfeita harmonia. Apesar de não manter um bom relacionamento com a filha Paloma (Paolla Oliveira), ela idolatra Félix (Mateus Solano), seu filho que é o vilão da história e homossexual enrustido. "Pilar ama o Félix e vai o defendê-lo sempre. Aliás, não existe mãe que não goste de filho gay! Me apresenta uma? Todas as mães de gays apoiam, aceitam o marido dele dentro de casa. Todas as mães de gays entendem o que eles passam, sofrem com o preconceito. De certa maneira, acho que as mães são egoístas. Quando o filho é gay, ele fica com a mãe. Quando a mãe tem uma nora, se sente um pouco ameaçada", arriscou.

 

Não existe mãe que não goste de filho gay

sobre sua personagem

A atriz gravou as primeiras cenas no Peru e relembra sua experiência no país." Amei voltar lá. Sou muito conhecida no Peru porque eu já morei lá trabalhando. Fiz uma peça de teatro lá chamada "A Sucessora", baseada na novela. E depois eu fui com Gloria Pires fazer Miss Peru. Eu e Fagundes lá é tipo Brad Pitt e Angelina Jolie. Eles tratam a gente de senhor, de senhora. É muito lindo. E eu adoro aquele povo".

Eu e Fagundes lá é tipo Brad Pitt e Angelina Jolie

sobre viagem ao Peru

Aos 70 anos de idade e 52 de televisão brasileira, Susana sabe que é polêmica. Dona de personalidade forte e alto astral, ela garante que não tem medo de agradar nem desagradar.  Na entrevista coletiva da novela, a atriz surpreendeu ao eleger três colegas de profissão como as suas preferidas no meio artístico. "As melhores atrizes pra mim são as mais entregues, as mais que eu diria loucas. Então as melhores atrizes pra mim são Renata Sorrah, Cássia Kiss e agora eu ponho Adriana Esteves nessa lista. Eu teria loucura pra contracenar com qualquer uma delas. Agora eu sou além de ser atriz", admitiu para depois acrescentar no melhor estilo Susana Vieira "Pago meus impostos, sou uma mulher correta, sou digna, tenho netos, então eu não tenho por que ficar fazendo que eu sou boazinha ou tímida ou que eu não tenho uma postura, uma posição. Eu tenho uma posição perante a vida, tenho uma posição perante os meus direitos e perante os direitos dos outros".

Mesmo envolvida com as gravações diárias da novela, Susana está encontra tempo para novos desafios: escrever  um livro e fazer um filme sobre a biografia da sua carreira. Além disso, ela mantém uma rotina puxada de exercícios físicos. "Eu odeio malhar, mas faço todos porque é preciso Tenho personal, senão eu não vou. E ele é muito chato, fica me ligando, ele fica assim 'está por aí?'. Mas eu estou com muque, então ele fica feliz. Chama-se Bruno o personal, malho na Body Tech da Gávea. Faço dança na Dallal Achcar, faço RPG. Não é fácil, não é como as pessoas pensam, não. Trabalho duro", entrega Susana que recentemente viu o resultado de se manter em forma. "Outro dia tomei uma van. Estava horas esperando um táxi pra ir pro cabeleireiro. Aí o cara passou 'e aí, Susana, pra onde é que tu vai? Entra aí'. Foi show, eu dei uma nota de dez, ele me deu troco de 20. Eu falei 'cara, é 3 reais, vc tem que me dar 7'. Foi muito bom, foi ótimo, maravilhoso. Então se eu tiver que correr atrás de uma van, eu preciso estar fortinha" contou as gargalhadas.
 


 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos