Atriz de "Avenida Brasil" vive adolescente cruel em série que estreia nesta segunda (27) na MTV

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/MTV

    24.mai.2013 - A atriz Bianca Comparato contracena com a argentina Inés Efron em "A Menina sem Qualidades", série da MTV Brasil

    24.mai.2013 - A atriz Bianca Comparato contracena com a argentina Inés Efron em "A Menina sem Qualidades", série da MTV Brasil

Se em "Avenida Brasil" a frágil Bianca Comparato pôde mostrar sua capacidade de transitar entre uma insuspeita frentista que ajudava Nina (Débora Falabella) a enganar Carminha (Adriana Esteves) se passando por uma violenta viciada em drogas, na nova série da MTV que estreia nesta segunda (27), a atriz que interpretou Bethânia vai um pouco além.

Em "A Menina sem Qualidades", Bianca vive Ana, uma adolescente de 16 anos rebelde, fria, niilista, dominadora, intelectual, capaz de "estuprar" um rapaz virgem que nutre uma paixão por ela em uma cena e arrebentar a cara de outro com um soco inglês em outra.

Divulgação/MTV
A cena mais desafiadora foi a que ela tira a virgindade do Olavo [Rodrigo Pavon]. Estava escrito que era para ela atacá-lo, mas como fazer aquilo? Aí o Felipe [Hirsch, diretor] foi ensaiando com a gente de modo a mostrar que aquilo era um tipo de luta

Bianca Comparato, sobre cena de sexo

Durante a festa de lançamento do programa no MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo, a atriz falou da dificuldade em gravar uma das realistas cenas de sexo que a série apresentará já no segundo episódio.

"A cena mais desafiadora foi a que ela tira a virgindade do Olavo [Rodrigo Pavon]. Estava escrito que era para ela atacá-lo, mas como fazer aquilo? Aí o Felipe [Hirsch, diretor] foi ensaiando com a gente de modo a mostrar que aquilo era um tipo de luta", conta Bianca, que sente que se preparou "a vida toda" para esse papel. "Eu tenho 27 anos, mas a Ana, apesar de ter 16, também tem essa maturidade."

Dirigida por Felipe Hirsch, famoso por suas montagens na Sutil Companhia de Teatro, "A Menina sem Qualidades" foi inspirada no romance homônimo da escritora alemã Juli Zeh. A série, que terá 12 episódios de meia hora exibidos de segunda a quinta às 23h, retrata o dia a dia de Ana e Alex (Rodrigo Pandolfo, o Humberto de "Cheias de Charme") na escola particular em que estudam e onde subjugam os colegas mais frágeis.

A se julgar pelos primeiros episódios, a série é quase que uma anti "Malhação", em que sexo, violência, crueldade, sofrimento, amor e paixão são tratados sem filtros morais. Hirsch disse que só topou fazer o trabalho porque iria mostrar adolescentes "completamente diferentes dos que estamos acostumados a ver, sobretudo na televisão".

"O perfil do jovem tem que começar a ser percebido de maneira diferente. Essa série tem poder de gerar paixão. A crueldade é um dos aspectos que não pudemos deixar de retratar. Mostramos que a gente não deixa a crueldade na infância, mas, ao mesmo tempo, eles têm momentos de muito amor e doçura. Também o livro da Juli permite um sobrevoo poético sobre essa geração. Não é algo caricatural, como são muitos programas de TV que têm um olhar mercadológico sobre a juventude, pois precisam vender produtos associados a ela.", analisa o diretor.

Já Rodrigo Pandolfo, que aparece no programa apenas após o segundo capítulo, parecia um pouco assustado com a temática. "A gente com 27 anos não chega ao nível de densidade desses personagens."

"A Menina sem Qualidades" é uma das apostas da MTV Brasil para exportação. Também por esse motivo, em seu elenco há participações dos atores argentinos Javier Drollas e Inês Efron (do filme "Medianeras"), além de uma participação especial de Wagner Moura.

"São dois grandes atores. Javier é um dos maiores com quem eu já pude trabalhar", exalta o diretor, que diz não ver nenhuma diferença entre a série que está realizando e um filme. "Tudo está sendo feito, inclusive, pensando-se em tela grande. Tem todos os cuidados e requintes de um longa-metragem."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos