Balacobaco

Autora de "Balacobaco" revela fim de alguns personagens

Ricardo Rigel

Do UOL, no Rio

  • Munir Chatack/ Divulgação Record

    Casamento de Vicente (Rafael Calomeni) e Mirela (Thais Pacholek) em "Balacobaco"

    Casamento de Vicente (Rafael Calomeni) e Mirela (Thais Pacholek) em "Balacobaco"

Se a vida fosse uma novela, acabaria sempre no altar. "Balacobaco", que termina nesta segunda-feira (20), não foge à regra. A autora Gisele Joras, em entrevista exclusiva ao UOL, revelou o desfecho de alguns personagens. Entre eles, a união entre alguns "pombinhos".

"Posso adiantar que Dóris (Roberta Gualda) e Zé Maria (Silvio Gindane) se casarão, assim como Vicente (Rafael Calomeni) e Mirela (Thais Pacholek). Vinagre (Leandro Léo) ficará com Violeta (Simone Spoladore) e será sócio de Osório (André Mattos). Marlene (Antonia Fontenelle) engravidará, Luiza (Mariah Rocha) e André (Romulo Estrela) adotarão três crianças. Gostaria que o público ficasse atento às possibilidades e acontecimentos que serão mostrados", adiantou a autora.

A estreia de "Balacobaco" na grade da Record foi muito complicada, por conta da baixa audiência 'herdada' do folhetim antecessor, "Máscaras". Mas, aos poucos, a novela de  Joras conseguiu ganhar fôlego e de acordo com a emissora paulista, desde outubro do ano passado, quando estreou, a trama cresceu 28% em audiência domiciliar, aumentando seu espaço e cumprindo seu papel de alavancar o Ibope da faixa das 22 horas.

"Levando-se em conta a audiência anterior à estreia da novela, o resultado foi mais do que satisfatório. Os índices de "Balacobaco" foram além do que eu imaginava. Fiz experiências gratificantes, inovadoras, e já estou sentindo saudade da novela. A trama foi repleta de personagens ricos e atraentes, que funcionaram extremamente bem na mistura de gêneros que concebi".

Gisele revela que, logo nos primeiros capítulos, fez alguns ajustes relativos ao tom, de um modo geral. "Esses ajustes foram realizados rapidamente, e tudo passou a caminhar muito bem. Como nunca fiz parte de nenhuma rede social, meu contato com o público sempre se deu de maneira indireta. Mas, de um jeito ou de outro, eventuais opiniões dos espectadores chegam a mim. Algumas são úteis; outras, não. O importante é saber interpretar o que está sendo dito".
 

Gosto de "quero mais"

A trama contou a história de Isabel, uma arquiteta em começo de carreira, vivida por Juliana Silveira. Logo no começo da novela, a protagonista foi desafiada a superar obstáculos envolvendo aborto, incêndio, sequestros e até mesmo assassinatos. "A Isabel me tirou da zona de conforto, me desafiou o tempo todo. O saldo dessa novela foi mega positivo: fiz novos amigos e reencontrei pessoas queridas. Estou feliz e em paz!", comemora a atriz.

  • Divulgação

    A autora Gisele Joras

Ao lado de Juliana, em cena, esteve Victor Pecoraro, na pele do mocinho Eduardo. Em seu primeiro trabalho na TV Record, o paulista festeja a sua chegada à emissora e o notável crescimento artístico durante o processo: "foi um grande desafio e aprimoramento para os futuros trabalhos", revela.

Os acontecimentos foram permeados pelas maldades de Norberto, que garantiu elogios à interpretação de Bruno Ferrari. Mas se na telinha o clima entre os personagens era de pura rivalidade, por trás das câmeras, o sentimento era outro, e o ator garante que vai sentir saudades desse projeto. "Trabalhei e conheci pessoas muito especiais", declara o ator, que completou dez anos de televisão durante "Balacobaco".

Novos projetos

Escritora, publicitária, arquiteta e novelista a carioca Gisele Joras começou na televisão em 2006, após vencer o primeiro concurso de autores promovido pela TV Record. Se primeiro trabalho foi a novela "Amor e Intrigas", produzida entre 2007 e 2008. No ano seguinte a autora foi responsável por escrever "Bela, a feia", versão brasileira de "Betty, a feia".

Questionada se pretende continuar focando na comédia a autora diz que assim como "Bela, a Feia", "Balacobaco" foi uma mistura de gêneros onde todas as tramas, das dramáticas às farsescas, tiveram ótimo desenvolvimento. E que tanto o melodrama quanto a comédia mereceram destaque. "Tenho ideias para uma próxima novela, mas ainda é cedo para adiantar alguma coisa", finaliza.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos