Ator que atuou com Robin Williams em "Mork and Mindy" morre aos 87 anos
Do UOL, em São Paulo*
-
Divulgação
Jonathan Winters faleceu aos 87 anos
Jonathan Winters, ator que fez sucesso nos anos 1980 com a série "Mork and Mindy", ao lado de Robin Williams, morreu aos 87 anos.
Segundo o site TMZ, o ator faleceu por causas naturais na noite de quinta-feira (11), ao lado de amigos e familiares. Ele morava na cidade de Montecito, na Califórnia.
Winters começou sua carreira após vencer um concurso de talentos, depois do qual começou a fazer participações em programas de rádio e clubes de comédia. Ele ainda fazia muitas participações na TV, em programas de comédia como o apresentado por Johnny Carson.
Com talentos para imitações e personganens excêntricos, o ator ficou famoso como precursor da comédia de improviso que viria a inspirar astros como Jim Carrey e Billy Cristal.
Nos anos 1970, ele trabalhava no programa infantil "Hot Dog". Em "Mork and Mindy", um de seus papeis mais importantes, ele interpretava Mearth, o filho dos protagonistas.
O único Emmy do comediante, que lutou por anos contra o alcoolismo e a depressão, veio em 1991, por seu papel na sitcom "Davis Rules". Ele voltou a ser indicado em 2003, pela participação em "Life With Bonnie".
O ator ainda foi premiado com dois Grammys: um pelo álbum "The Little Prince", de 1975, e outro por "Crank Calls", álbum de comédia de 1996.
Dublagens em desenhos animados também eram frequentes na carreira de Winters. Ele fez vozes em "Tiny Toons", "Animaniacs", "Capitão Planeta" e "Johnny Bravo".
O último trabalho de Winters foi no cinema. Ele dublou um personagens em "Os Smurfs 2", que ainda não foi lançado.
*Com informações da agência Associated Press