Adnet diz que saída da MTV para a Globo foi "passo necessário"

Renato Damião

Do UOL, no Rio

Nesta sexta-feira (5) vai ao ar o primeiro episódio de "O Dentista Mascarado", seriado que marca a estreia de Marcelo Adnet na Globo após longo casamento com a MTV. No humorístico escrito por Alexandre Machado e Fernanda Young, o ator interpreta Paladino, um dentista que acaba, sem querer, se transformando em super-herói. Em entrevista ao UOL, Adnet disse que a mudança de emissora foi "necessária".

Meu grande desafio é manter minha essência, minha irresponsabilidade

diz Adnet

"Foi um passo necessário sair da MTV, claro que temia por não saber como as coisas iriam funcionar, meu grande desafio é manter minha essência, minha irresponsabilidade", contou ele. Adnet chegou a receber críticas por grande parte dos seus fãs que temiam uma possível "falta de liberdade" do artista na nova emissora.

O humorista afirmou ainda que "foi muito bem recebido" para "infelicidade" dos detratores. "Está sendo incrivelmente legal, estou me sentindo muito à vontade". Sobre as cobranças para que "O Dentista Mascarado" faça sucesso, ele preferiu descartá-las. "Todo ator se cobra, mas não posso deixar que isso seja prejudicial", pontuou.

Gravando no Rio, Adnet voltou a morar com a mãe e reservou os finais de semana para ficar com a mulher, Dani Calabresa. Carioca, ele voltou a tomar café na padaria e aguarda folga na agenda para jogar futebol na praia. Indagado se está preparado para se tornar uma "estrela da TV", ele minimizou: "Vou desconstruir o significado do que é ser global", garantiu.

"Tenho feito a maioria das cenas de ação", diz Adnet

Quando o assunto é seu personagem, Paladino, Adnet não teve problemas em caracterizá-lo como um "loser", gíria americana muito usada para identificar os "perdedores". "O Paladino é um loser [perdedor], um mané, um cara metódico, higiênico, previsível. O pai [papel de Otávio Augusto] incentiva o filho a ser mais do que um dentista e isso incentiva a ele buscar uma vida no submundo para inconscientemente agradar o pai", explicou. Adnet tem sido acompanhado de um dentista para aprender a manusear utensílios como brocas e até mesmo "fazer o jatinho divertido de água que eles mandam a gente cuspir naquela mini privadinha (sic)".

Sinto uma responsabilidade grande e estou louco para estrear e saber qual será a resposta do público

sobre estreia na Globo

Na trama, Paladino conta com a ajuda de Sheila (Taís Araújo) e Sérgio (Leandro Hassum). "Sheila é a única que tem malícia de verdade. Ela é safa, esperta", comentou. Ele tem adorado fazer cenas de ação como dirigir carro em alta velocidade. "Tudo está sendo muito novo para mim e tenho feito a maioria das cenas de ação. Há uma equipe de dublês que nos ensinam a fazer os movimentos para não nos machucarmos", frisou.

Sobre a diferença entre estar numa produção da Globo e da MTV, Adnet disse que na "MTV era quase uma produção caseira". "Na Globo temos muitas pessoas na produção, tudo é maior. Sinto uma responsabilidade grande e estou louco para estrear e saber qual será a resposta do público".

Indagado se na série há espaço para o improviso, uma de suas marcas, o humorista afirmou que tem feito boa parceria com o diretor José Alvarenga Jr. "O Alvarenga me deixa improvisar. É impressionante porque ele sabe exatamente o que vale e o que não vale para a cena", contou.

"O Dentista Mascarado" mistura comédia e policial

"O Dentista Mascarado" conta a história de Paladino (Marcelo Adnet), Sérgio (Leandro Hassum) e Sheila (Taís Araújo), pessoas normais que acabam se tornando heróis. Enquanto Paladino e Sérgio são dentistas, Sheila é uma bandida que vive de dar golpes. "Sheila é uma cachorra, ela é a esperta do grupo, eles precisam dela para resolver os casos", contou Taís que pela primeira vez se dedica exclusivamente ao humor.

"Estou adorando e achando difícil. Mas o Alvarenga tem me ajudado muito", explicou. Taís está fazendo aulas de capoeira para garantir o preparo físico e tem se divertido com os disfarces usados pela personagem. "Ela se veste de freira, de travesti, usa várias perucas, é uma delícia".

Para José Alvarenga Jr., "O Dentista Mascarado" marca um novo lado de sua parceria com os escritores Alexandre Machado e Fernanda Young. "Sempre quisemos fazer um programa policial e dessa vez conseguimos. Estamos trabalhando em locações, com cenas de ação e externa. É bem diferente de formatos como "Os Normais" e "Os Aspones"", comparou.

Segundo Fernanda Young, a inspiração veios das HQs. "Acho que o gênero policial em si tem uma grande influencia das historias em quadrinhos, pegamos muito dos clichês deles. O trio de protagonistas tem muita influencia da série "As Panteras"", revelou.

De acordo com o diretor, o seriado promove um "humor mais abrangente" e "instiga vários tipos de risadas". Outro diferencial é a combinação do elenco e que mistura comediantes de várias gerações como Diogo Vilela, Marcelo Adnet e Leandro Hassum.

"Quando você começa a colocar esses humores todos misturado é um atrativo, inclusive para o elenco. O Adnet contracena com o Diogo, de quem ele é fã. Por outro lado o Diogo pode criar um diálogo com a nova geração. Isso é um desafio e um estímulo", frisou.

Indagado sobre a resposta do público, Alvarenga disse "estar confiante". "Vai ser divertido, as pessoas vão encontrar um programa diferente", finalizou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos