Morre cocriadora do programa "Os Muppets"

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Pepe, Caco, o sapo, e Gonzo, personagens do programa "Os Muppets"

    Pepe, Caco, o sapo, e Gonzo, personagens do programa "Os Muppets"

Jane Nebel Henson, mulher que criou a série de TV "Os Muppets" com o marido Jim Henson, morreu nesta terça-feira (2), aos 78 anos, vítima de câncer. A informação é da revista "Variety".

Nascida no estado de Nova York, nos Estados Unidos, Jane conheceu Jim em uma aula de fantoches na Universidade de Maryland. Os dois então começaram a trabalhar juntos desenhando e fazendo performances com fantoches.

Eles conseguiram chamar a atenção de uma emissora de televisão na cidade de Washington e a primeira aparição dos "Muppets" aconteceu no programa "Sam and Friends".

Após o casamento dos dois, em 1959, Jane seguiu participanto ativamente da empresa de entretenimento do arido, que crescia. Ela participou da organização da exposição itinerante "A Arte dos Muppets" e colaborou em dois shows dos personagens.

Jim morreu em 1990 e, em 1992, ela criou a fundação Jim Henson Legacy, para preservar o trabalho do marido – mesmo que eles estivessem legalmente separados desde 1986. Quase dez anos mais tarde, em 20001, ela fundou uma organização com o seu próprio nome, para dar continuidade a seu trabalho filantrópico.

Com Jim, Jane teve cinco filhos: Lisa, Cheryl, Brian, John e Heather.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos