"Sou o treinador 'paizão' e Edmílson, o linha-dura", diz Zetti sobre reality de futebol

Thiago Azanha

Do UOL, em São Paulo

Um dos treinadores do reality show "Menino de Ouro", do SBT,  o ex-goleiro Zetti comparou o seu trabalho com o de outro treinador da atração, seu colega, o ex-volante Edmílson. 

"Sou o treinador paizão e o Edmílson, o linha-dura", afirmou, Zetti durante entrevista coletiva realizada nesta segunda (18) para apresentar o programa, que pretende revelar o novo craque do futebol brasileiro, .

O craque também comentou sobre a tietagem nos bastidores. "Nas gravações, os pais tietam mais que as crianças. Parei de jogar há mais de doze anos. Elas não me viram jogar, mas comentam os gols que levei, tiram sarro, têm esta liberdade comigo."

O reality, que estreia no próximo domingo (24), às 10h, terá pela frente um concorrente de peso no horário: o "Esporte Espetacular" (Globo). Em 2009, quando estreou na Record, o "Esporte Fantástico" bateu de frente com o programa global e levou a pior. Disputando o mesmo público ligado em esportes, precisou alterar seu horário de exibição para os sábados. E o SBT precisará driblar este adversário.

Pedro Ianhez, diretor do reality, contou para o UOL que a expectativa é manter a audiência do canal no horário. Já Glen Valente, diretor comercial do SBT, comemorou o fato de ter comercializado as três cotas comerciais do programa a um valor total de R$ 27 milhões.

"Vamos aproveitar o bom momento dos esportes no país, como a Copa do Mundo, para desenvolver este projeto junto ao SBT", afirmou Daniela Busoli, chefe da Fremantle Media Brasil, dona do formato do reality.

Na coletiva, também chamou a atenção a preocupação com o lado social do programa, expressada por Edmílson. Ele se mostrou preocupado com o futuro do novo talento que o programa revelará. "Se o Menino de Ouro será um bom jogador, não sabemos. Mas faremos de tudo para ele não se perder no caminho da vida", disse.

Já a atriz Karina Bacchi, que fará as reportagens no campo de futebol onde os garotos treinam, afirmou ter recusado convites para atuar em novelas e que deseja apresentar programas na TV. "E só por isto aceitei o convite do SBT. Já estávamos conversando desde o ano passado, só esperando um projeto novo. Quero que o programa tenha uma segunda temporada", contou. A atriz tem um contrato que vai até o fim do "Menino de Ouro", com duração de seis meses, que podem ser renovados por um período maior.

"No início, fiquei tensa por trabalhar ao lado de grandes craques num assunto que não domino tanto. Tenho uma posição de respeito e admiração por eles [seus companheiros de programa]. Foi um desafio me inteirar sobre o assunto futebol e me aperfeiçoar como apresentadora. De reality, entendo mais um pouco", brincou a vencedora da segunda temporada do reality "A Fazenda" (Record).

Pedro Ianhez revelou ao UOL que haverá eliminações surpresa e mudanças nas dinâmicas ao longo do programa. Ianhez afirmou ainda que o vencedor terá a chance de passar seis meses num grande clube, mas que não haverá contrato que garanta sua permanência nele. O destino do jogador será decidido através de um sorteio entre os times Corinthians, Palmeiras ou São Paulo -- o jogador não poderá escolher em qual time irá treinar.

Os ex-jogadores que fazem parte do elenco do reality afirmaram que não pretendem levar adiante a carreira de treinador. "Nunca falo jamais. Mas se o Barcelona ou Real Madrid me contratarem, volto a ser treinador", brincou Zetti, que já treinou treinou times como Ponte Preta e Atlético-MG na década passada.

"Não pretendo. Já tenho uma carreira de comentarista na ESPN e pretendo continuar nela", respondeu o ex-atacante Paulo Sérgio, apresentador do programa.

Somente Edmílson cogitou a hipótese, uma vez que disse ter se especializado na área educacional e feito cursos na Europa na área de gerenciamento de clubes.

"Estou refletindo para não ficar pulando de galho em galho", disse.

Foram 13 mil inscritos no site e 700 crianças foram selecionadas para as peneiras. Destas, apenas 22 continuarão ao longo dos 12 episódios programados para a temporada.

A cada episódio haverá uma prova que define um capitão para cada time. Este, além de ganhar imunidade, terá que indicar um jogador para ser eliminado. Zetti e Edmílson indicarão outros dois. Apenas um fica na disputa. Os candidatos que saírem continuarão a compor o elenco participando dos treinos e jogos, mas não poderão ser o "menino de ouro".

Questionados se a "eliminação" não desanimaria os jogadores, uma vez que não teriam mais motivos para vencer a disputa, os treinadores apontaram os lados positivos.

"Eles continuarão a ser vistos em todo o Brasil durante a exibição do reality. Será bom para continuar mostrando sua performance e talento", contou Zetti.

"Tem momentos que choramos junto com as crianças. Acredito que todos terão chances nos times", afirmou Paulo Sérgio.

Parceria Fremantle e SBT

Dependendo dos resultados obtidos com a primeira temporada do reality no SBT, uma segunda temporada deverá ser produzida ainda neste ano.

"A Fremantle tem mais dois projetos que estão sendo desenvolvidos com o SBT, mas numa fase inicial. Será mais fácil estrear a segunda temporada do 'Menino de Ouro' ainda este ano do que um formato novo, que leva mais de um ano para ser produzido", disse a chefe da Fremantle Media Brasil, Daniela Busoli.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos