Chico Anysio ganha especial em homenagem a um ano de sua morte
Do UOL, no Rio
-
Divulgação
Chico Anysio em seu apartamento
O canal a cabo Viva preparou um especial em homenagem ao humorista Chico Anysio que no dia 23 de março completa um ano de morte. A atração, dividida em duas partes, vai ao ar nos dias 18 e 25, às 23h.
O programa pretende relembrar a trajetória de Chico em várias fases de sua carreira, com trechos de humorísticos apresentados por ele como "Chico City", "Chico Total", "Chico Anysio Show" e "Escolinha do Professor Raimundo", além de entrevistas com parentes e amigos do artista.
O ator Bruno Mazzeo falou sobre o início da vida artística do pai, que participava de shows de calouros no Rio de Janeiro e em São Paulo: "Ele começou a ganhar todos os programas que participava. Muitos personagens são inspirados em figuras como [Luiz] Gonzaga. Ele pegava a voz e colocava em personagens como o Pantaleão, por exemplo. Meu pai inovou imitando várias personalidades da época. Ninguém fazia isso e ele chegou a ser proibido de participar de concursos", revelou.
Nizo Neto, ator e também filho do humorista, disse que nunca soube se Chico tinha uma técnica para criar os seus personagens ou não, pois nunca o viu ensaiando em casa: "Sempre foi uma coisa muito orgânica, sabe? Algo genial mesmo. Não decorava texto, só ensaiava e gravava. Uma memória fora do comum".
O diretor da TV Globo Maurício Sherman também reconheceu a genialidade do amigo, com quem trabalhou desde os tempos da Rádio Guanabara: "O Chico tem essa particularidade, ele se transfigura e você não o reconhece. Ele sempre procurava se inspirar em alguém. Para fazer o Alberto Roberto, se inspirou em um ator, um galã que existia que não vou dizer o nome nunca", brincou.
Já Marcos Palmeira, sobrinho de Chico, opinou que não há trabalho igual ao do tio no mundo, pois ele interpretava inúmeros personagens com várias vozes e caras diferentes: "Ele criou aquela coisa de botar um personagem contracenando com outro. Ele trouxe isso pra televisão. Então, não dá pra falar da televisão brasileira e nem do humor no Brasil sem mencionar Chico Anysio".
Os episódios do "Reviva" que homenageiam Chico Anysio contam ainda com as participações de Boni, Heloisa Perissé, Dennis Carvalho, Paulo Silvino, Orlando Drummond, Lúcio Mauro, Pedro Bismark, Fabiana Karla, Nelson Freitas, Katiuscia Canoro, entre outros.