"Melhores do Ano" do "Faustão" consagra atores de "Avenida Brasil"

Rodrigo Vianna

Do UOL, no Rio

  • Felipe Assumpção e Philippe Lima/AgNews

    Murilo Benício mostra seu prêmio de melhor ator no "Melhores do Ano" do "Domingão do Faustão"

    Murilo Benício mostra seu prêmio de melhor ator no "Melhores do Ano" do "Domingão do Faustão"

A premiação dos "Melhores do Ano" de 2012 realizada neste domingo (3) pelo "Domingão do Faustão" consagrou a novela "Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro, exibida entre 26 de março e 19 de outubro.

O folhetim levou os prêmios de melhor atriz (Adriana Esteves), ator (Murilo Benício), ator coadjuvante (Juliano Cazarré), atriz coadjuvante (Ísis Valverde) e atriz mirim (Mel Maia).

Os únicos a driblarem a unanimidade de "Avenida Brasil" foram Tiago Abravanel, escolhido melhor ator revelação por seu papel em "Salve Jorge", e Titina Medeiros, premiada como melhor atriz revelação por sua personagem em "Cheias de Charme".

Protagonistas
Adriana Esteves, que interpretou a vilã Carminha, emocionou-se ao receber o prêmio de melhor atriz e agradeceu ao autor e ao elenco. "Foi surpreendente. Eu não sabia que o povo gostava de uma 'mazinha'. Carminha entrou na minha vida de uma forma avassaladora. Acho que ela foi muito bem construída. Isso tudo favoreceu para o sucesso desse personagem", disse a atriz, que dedicou o premio a Cassia Kiss.

Murilo Benício, que ficou com o troféu de melhor ator pelo Tufão de "Avenida Brasil", desconversou ao falar sobre casamento com a atriz Débora Falabela, com quem contracenou na novela, mas se mostrou feliz com o relacionamento "Eu não posso estar mais casado do que eu estou", disse ele.

Coadjuvantes
Acostumada a interpretar personagens de tirar o fôlego, Ísis Valverde, premiada como melhor atriz coadjuvante pela periguete Suelen de "Avenida Brasil", confessou que não tem problemas em interpretar papéis que exijam sensualidade. "Eu não tenho problema de fazer personagens sensuais, eu só tenho receio de repetir os mesmos gestos, expressões e forma de andar, mas deu tudo certo e no fim o que sobrou foi o meu sorriso no rosto", disse.

Escolhido como melhor ator coadjuvante, concorrendo com os colegas de novela José de Abreu e Marcos Caruso, Juliano Cazarré conquistou a simpatia do público com o Adauto de "Avenida Brasil". Ele afirmou que seu próximo personagem será bem diferente. "O meu personagem será o Ninho. Ele começa a novela em Machu Pichu (Peru) e não será bom, nem mau. Ele será humano, terá um pouco dos dois lados", adiantou ele sobre "Em Nome do Pai", próxima novela das 21h, de Walcyr Carrasco.

Sobre "Avenida Brasil", ele afirmou que a novela foi um divisor de águas não só na sua vida, mas também na dramaturgia brasileira. "Ela inovou e deu uma nova aparência às novelas".

Revelações
Tiago Abravanel, ganhador do prêmio de ator revelação
por seu papel como Demir em "Salve Jorge", disse que passou um filme em sua cabeça quando ganhou o troféu: "As pessoas acham que ser artista é fácil".

Com o troféu nas mãos, o ator não escondeu a felicidade e o nervosismo. Neto do apresentador Silvio Santos, ele disse que o avô deve estar feliz. "A reação do homem? Bom, ele (Silvio Santos) deve estar feliz, apesar de estar no ar no mesmo horário. Eu ainda não consegui falar com ele, mas ele parece estar bem feliz com o meu trabalho". disse.

Mel Maia, de apenas 8 anos, que levou o troféu de atriz mirim pelo papel de Rita em "Avenida Brasil", disse que estava torcendo "muito mais para ela": "Mas eu também ficaria feliz se meus amigos ganhassem", falou, levando a plateia às gargalhadas. A atriz ainda afirmou que José de Abreu era seu amigo: "Ele mora no meu coração, é meu amigo e meu irmão".

Nos bastidores da premiação, a atriz revelou que adoraria fazer um romance nas  telonas. "O meu sonho é ganhar um Oscar. Do Faustão também, mas esse eu já ganhei". "Não esperava esse prêmio. Eu torcia para os meus colegas também, mas queira muita ganhar. Eu quero ser igualzinha à tia Adriana (Esteves), porque  ela atua muito bem e é muito bonita", completou.

Escolhida como melhor atriz revelação por seu papel em "Cheias de Charme", Titina Medeiros disse que não esperava levar o prêmio e que está empenhada em projetos no teatro com o seu grupo. "Eu acho que o que aconteceu comigo foi fora da minha rota. Eu não me considero uma Cinderela moderna".

Outros prêmios
Maior atração musical do programa, Roberto Carlos recebeu um prêmio especial pelo conjunto de sua carreira e cantou músicas como "Esse Cara Sou Eu".

A música do ano escolhida pelo público foi "Camaro Amarelo", da dupla Munhoz e Mariano. Os sertanejos já tiveram um momento de emoção no palco do "Domingão do Faustão" em 2010, quando foram vencedores da competição musical "Garagem". Os dois revelaram que estão há 90 dias longe de casa. "Esse prêmio é de uma importância muito grande. A gente realmente não esperava esse sucesso todo. 'Camaro Amarelo' nos trouxe muitas emoções e essa é mais uma delas. Temos feito de 22 a 25 shows por mês e estamos há 90 dias longe de casa", disse Munhoz.

Entre os melhores do jornalismo, Sandra Annemberg, apresentadora do "Jornal Hoje", foi a premiada. Ela agradeceu à equipe do telejornal e ofereceu o prêmio às vítimas do incêndio em Santa Maria. Surpresa com o troféu, a jornalista disse que não se vê como uma celebridade. "Eu não quero ser notícia, eu dou a notícia. Eu sou o veículo. Essa coisa de celebridade não é comigo. Esse prêmio não é por um ano de trabalho, mas sim pela minha história no jornalismo. São 22 anos de TV Globo e já passei por tantas coisas que me levaram até esse prêmio. Então não foi só pelo 'Que deselegância', que virou meme, mas sim por toda essa história", disse ela.

Na categoria de melhor humorista, quem ficou com o prêmio foi o comediante de "Zorra Total" Rodrigo Sant'Anna. Agora, o intérprete da hilariante Valéria quer se arriscar nas novelas. "O meu foco é sempre me manter trabalhando. A gente sempre tem vontade de fazer um trabalho novo. Eu tenho vontade sim, de atuar em novelas, com um personagem diferente, mas ainda não surgiu convite".

Uma pré-seleção foi realizada pelos funcionários da emissora e afiliadas. Os vencedores foram escolhidos por voto popular no site do programa, por telefone e SMS.

Veja lista dos indicados e vencedores

Ator
Cauã Reymond, pelo Jorginho de "Avenida Brasil"
Marcello Novaes, pelo Max de "Avenida Brasil"
Murilo Benício, pelo Tufão de "Avenida Brasil" (VENCEDOR)

Atriz
Adriana Esteves, pela Carminha de "Avenida Brasil"
Cláudia Abreu, pela Chayene de "Cheias de Charme"
Débora Falabella, pela Nina de "Avenida Brasil"

Ator Coadjuvante
José de Abreu, pelo Nilo de "Avenida Brasil"
Juliano Cazarré, pelo Adauto de "Avenida Brasil" (VENCEDOR)
Marcos Caruso, pelo Leleco de "Avenida Brasil?

Atriz Coadjuvante
Eliane Giardini, pela Muricy de "Avenida Brasil"
Isis Valverde, pela Suelen de "Avenida Brasil"  (VENCEDORA)
Vera Holtz, pela Lucinda de "Avenida Brasil"

Ator/Atriz Mirim
Ana Karolina Lannes, pela Ágata de "Avenida Brasil"
Luiz Felipe Mello, pelo Junior de "Salve Jorge"
Mel Maia, pela Rita de "Avenida Brasil" (VENCEDORA)

Atriz Revelação
Cacau Protásio, pela Zezé de "Avenida Brasil"
Débora Nascimento, pela Tessália  de "Avenida Brasil"
Titina Medeiros, pela Socorro de "Cheias de Charme" (VENCEDORA)

Ator Revelação
Daniel Rocha, pelo Roni de "Avenida Brasil"
José Loreto, pelo Darkson  de "Avenida Brasil"
Tiago Abravanel, pelo Demir de "Salve Jorge" (VENCEDOR)

Jornalismo
Patrícia Poeta
Sandra Annenberg  (VENCEDORA)
William Bonner

Humor
Fernanda Torres, pela Fátima  de "Tapas & Beijos"
Leandro Hassum, pelo Jorginho de "Os Caras de Pau"
Rodrigo Sant'Anna, pela Valéria  de "Zorra Total" (VENCEDOR)

Música do Ano
"Amor de Chocolate", de Naldo
"Assim Você Mata o Papai", do Sorriso Maroto
"Camaro Amarelo", de Munhoz e Mariano (VENCEDOR)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos