"CQC" recebe autorização e volta a gravar na Câmara dos Deputados

Thiago Azanha

Do UOL, em São Paulo

  • Etiene Acosta/CQC

    Marcelo Tas e Marco Luque gravam a nova abertura do "CQC", que volta ao ar dia 18 de março na Band

    Marcelo Tas e Marco Luque gravam a nova abertura do "CQC", que volta ao ar dia 18 de março na Band

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deu parecer favorável para a equipe do programa "CQC" voltar a gravar no Congresso, informou o deputado federal Marcio Bittar (PSDB/AC). A equipe do "CQC" também confirmou a autorização.

No último dia 20 de fevereiro uma equipe de reportagem do programa foi impedida de realizar uma gravação na Câmara dos Deputados. Mas uma reunião realizada entre membros da Mesa Diretora realizada na quarta-feira (27), deu parecer favorável para a equipe ter livre trânsito na Casa.

O deputado federal e 1º Secretário da Mesa Diretora Márcio Bittar revelou para o UOL que, apesar de achar que o programa cometa alguns excessos, votou favorável à entrada do "CQC" na Câmara.

"Liberdade de imprensa não tem meio termo. Ou você tem, ou você não tem. Meu voto foi a favor e o presidente da Mesa Diretora, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) também votou a favor", disse Bittar.

"Já encaminhamos para o Sérgio [diretor geral] tomar as providências legais, mas a decisão já está tomada pela Mesa", afirmou.

O deputado contou que chegou à sua mão um relatório técnico, produzido pela SECOM (Secretaria de Comunicação), que não autorizava a entrada do programa no Congresso. E confirmou que recebeu diversas reclamações de seus colegas da Casa sobre a presença do "CQC".

"O relatório dizia que o programa não era jornalístico. E quando chegou na minha mão o relatório, disse que era um argumento muito frágil. Dei um parecer contra o relatório", contou.

"É um seara muito grande questionar se tal programa é jornalístico ou não. E se a Ana Maria Braga, que tem um programa de entretenimento, quiser gravar no Congresso, vamos impedir? Os corredores da Casa são livres. Todo mundo pode circular pelos salões. Se [o deputado] quiser dar entrevista, pode dar", disse Bittar.

O deputado também aproveitou para criticar o posicionamento do apresentador Marcelo Tas, que o criticou em sua conta no Twitter.

"Me senti prejudicado pelo Marcelo pela forma leviana que escreveu sobre minha pessoa. Como vou ficar visto pelo povo do Acre que votou em mim? Quem sou eu perto dele, que tem milhões de seguidores?", questionou Bittar. "Ele disse que era eu quem estava proibindo a entrada do programa na Casa. Ele não vai voltar atrás para dizer isto", defendeu-se o deputado, citando o relatório que recebeu.

"Eles podem tirar sarro de todo mundo. Se alguém não gostar, que tome as medidas necessárias depois", finalizou.

Mas se na Câmara dos Deputados eles receberam sinal verde para realizar as gravações, no Senado eles ainda continuam impedidos de entrar.

Autorização confirmada

Adriana Alves, chefe de pautas do "CQC", confirmou a autorização para voltar a gravar no Congresso.

"Nós temos um credenciamento provisório, que precisamos renovar toda semana, pois não nos consideram um programa jornalístico", explica. "Mas só que de dois em dois anos, muda a Mesa Diretora, e eles precisam realizar consultas antes de autorizar nossa entrada".

Adriana disse que foi realizada uma reunião na última quinta-feira (28) em Brasília entre o coordenador de conteúdo do "CQC" Marcelo Salina, o produtor de conteúdo Guga Noblat e representantes da Câmara para apresentar o parecer favorável à entrada do programa no local.

"Na próxima semana, entre terça e quinta, voltaremos a gravar no Congresso", confirmou.

A nova temporada do "CQC" volta ao ar dia 18 de março na Band.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos