Polêmico nos EUA, reality "Honey Boo Boo" chega em março ao Brasil

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/TLC

    Depois de se destacar em um reality show de misses infantis, Alana Thompson virou Honey Boo Boo e ganhou seu próprio programa nos Estados Unidos

    Depois de se destacar em um reality show de misses infantis, Alana Thompson virou Honey Boo Boo e ganhou seu próprio programa nos Estados Unidos

Fenômeno de audiência e de críticas negativas nos Estados Unidos, o reality show "Here Comes Honey Boo Boo", que acompanha a vida da miss infantil Alana Thompson, chega em março ao Brasil pelo canal pago TLC. Espécie de versão real do filme "Pequena Miss Sunshine", o reality mistura bizarrice, superexposição, humor autodepreciativo e escatologia.

Tudo começou quando Alana, a Honey Boo Boo, uma garota de seis anos, rechonchuda e de cachinhos loiros, participou de outro reality, o "Toddlers and Tiaras" ("Pequenas Misses"). O sucesso foi tão grande que a mini miss ganhou seu próprio programa, que já está na segunda temporada na TV norte-americana.

O programa se passa, na maior parte do tempo, na casa da família de Alana no interior da Georgia e, por conta do forte sotaque caipira do clã, alguns diálogos são exibidos com legendas. Os Thompson riem de si mesmos o tempo todo e a piada favorita é expor sua obesidade. "Existem muitas pessoas que têm 300 queixos, eu só tenho três", diz a matriarca, que constantemente interrompe os depoimentos para assoar o nariz e espirrar.

  • Divulgação/TLC

    Honey Boo Boo posa ao lado da mãe June (esq,), da irmã Pumpkin e do pai Sugar Bear

Por conta dos quilinhos a mais, os Thompson se chamam por apelidos carinhosos. June, a mãe, é "Coupon Queen" (rainha dos cupons, por seu hábito de juntar descontos e não gastar nas compras). Ela é uma dona de casa que gosta de se gabar da alimentação nada convencional da prole. "Se uma pessoa solta gases de 10 a 15 vezes por dia ela é saudável. Então acho que minhas filhas são saudáveis", diz ela, que solta um pum já na abertura do programa.

Mike, mais conhecido como"Sugar Bear" (doce urso), é o pai pouco participativo. As irmãs adolescentes são Lauryn "Pumpkin" (abóbora), Jessica "Chubbs" (bolinha) e Anna "Chickadee" (galinha), grávida, ela dá à luz no decorrer da primeira temporada.

O mote do reality show é acompanhar a preparação de Alana para os concursos de beleza. No show, o telespectador pode assistir a situações como a mini miss, acima do peso, tendo dificuldades para entrar no traje de desfile. Em um dos episódios, ela tem um ataque de choro depois de perder um concurso que valoriza a naturalidade das crianças.

A família então decide contratar aulas de etiqueta para a garota. Depois de uma sessão com a professora, Honey Boo Boo dispara: "Aulas de bons modos são para pessoas estúpidas".  O repertório de frases de Alana inclui outras pérolas como "You better redneckcognize" (É melhor você respeitar os caipiras), bordão da garota que resume a essência do show.  

As melhores frases de Honey Boo Boo

"A Miss Georgia 2011 é muito bonita, não acho que ela peide"
"Quando minha barriga dói geralmente é por causa de gases ou muitos nuggets de frango"
"Bronzeado em spray é igual cocô na lata"
"Eu gostaria de ter um dedo a mais para poder agarrar mais cheetos"
"Espero que a mamãe não coma o Glitzy. Ela come tudo o que vê pela frente".

A atração também abusa das cenas que exploram os hábitos pouco comuns da família, como lavar os cabelos na pia da cozinha, comer salgadinhos no café da manhã, alimentar Alana com "go go juice" --uma mistura de energético com refrigerante-- e criar um porco como animal de estimação.

Batizado de Glitzy por Alana, o suíno rende situações divertidas quando entra em cena. "Nós vamos transformar você em um porco gay de concursos", diz Honey Boo Boo ao ganhá-lo de presente do pai. Em outro episódio, a garota leva o bicho a uma loja de roupas e pede para que a costureira confeccione um vestido para o animal.

Repercussão
Ao longo de 2012, o cotidiano politicamente incorreto de Honey Boo Boo e sua família foi amplamente discutido na imprensa, nas redes sociais e por inúmeras celebridades. No ano passado, o nome do programa foi o terceiro termo mais buscado no Google na categoria televisão, atrás apenas dos brasileiros "BBB12" e "Avenida Brasil".

Ao lado de figuras como Príncipe Harry,  Hillary Clinton, One Direction e Ben Affleck, Alana foi incluída na lista da apresentadora Barbara Walters que anualmente elege as personalidades mais fascinantes.

Por outro lado, o candidato republicano à presidência dos EUA, Mitt Romney, afirmou durante um debate que preferia Snooki, participante do reality show "Jersey Shore", a Honey Boo Boo. O comentário fez com que Alana declarasse seu apoio à reeleição de Barack Obama durante participação no talk-show de Jimmi Kimmel.

Divertido para uns e assustador para outros, "Honey Boo Boo" virou sinônimo de exagero e falta de limites na televisão. No entanto, dá sinais de que continuará sob os holofotes em 2013.

No último domingo (13) durante a cerimônia de entrega dos Globos de Ouro, a atriz Jodie Foster se referiu à Alana para explicar o porquê de não ter falado sobre sua opção sexual abertamente.

"Existe essa crença de que toda celebridade tem a obrigação de compartilhar detalhes da sua vida com a imprensa, ter um perfume com seu nome e um reality show no horário nobre. Vocês podem ficar surpresos, mas não sou a Honey Boo Boo", disse a estrela de Hollywood em tom de piada ao receber uma homenagem por sua carreira.

VEJA IMAGENS DA PRIMEIRA TEMPORADA DE "HERE COMES HONEY BOO BOO"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos