Avenida Brasil

"Avenida Brasil" conquista quatro das seis categorias da eleição do PopTevê

Luana Borges

Do Pop Tevê

  • Divulgação

    Cena de "Avenida Brasil" em que Nina e Jorginho se casam no lixão. Para desespero do casal, Carminha chega para acabar com a "cerimônia"

    Cena de "Avenida Brasil" em que Nina e Jorginho se casam no lixão. Para desespero do casal, Carminha chega para acabar com a "cerimônia"

Mocinhas açucaradas, vilãs detestáveis e romances proibidos na trama central já não enchem tanto os olhos do telespectador. Em 2012, o que se destacou na teledramaturgia foram personagens ambíguos e com conflitos que vão muito além dos repetitivos amorosos. Tanto que  "Avenida Brasil" ganhou em quatro quesitos da votação dos Melhores do Ano de PopTevê, onde o voto popular elegeu aqueles que se sobressaíram nas categorias Ator, Atriz, Ator Revelação, Atriz Revelação, Novela e Programa. A trama de João Emanuel Carneiro, com uma protagonista motivada por uma vingança incansável contra a madrasta, ganhou 26% dos votos e foi escolhida a melhor novela do ano.

"Existe uma evolução natural da teledramaturgia e acho que a presença do João Emanuel é fundamental nisso. Acho que ele traz um outro olhar, uma novidade para o gênero folhetim sem fugir dele", diz o diretor de núcleo Ricardo Waddington, que já trabalhou com o autor na bem-sucedida "A Favorita", de 2008; em "A Cura", de 2010, e em "Cama de Gato", de 2009. Mas a disputa foi acirrada. Por pouco, a espiritualizada "Amor Eterno Amor" não levou a melhor. O folhetim de Elizabeth Jhin ficou em segundo lugar por uma diferença de apenas de 1%.

Com média geral de 39 pontos de audiência e uma pegada popular, "Avenida Brasil" também agradou aos telespectadores pelas atuações de Cauã Reymond e Débora Falabella. Os dois interpretaram Jorginho e Nina. Mais simpático na fase infantil – quando os personagens eram encarnados pelos atores mirins Bernardo Simões e Mel Maia – o casal, na fase adulta, muitas vezes, era cansativo por conta das constantes crises existenciais do jogador de futebol e pela obsessão por vingança da mocinha. Mesmo assim, com uma atuação consistente, Débora foi eleita a melhor atriz e Cauã, o melhor ator.

A intérprete da obstinada protagonista disparou na frente, com 42% dos votos. Desbancou, inclusive, Adriana Esteves e sua carismática vilã Carminha, que ficou apenas no terceiro lugar, com 22%. A segunda colocação, com 26 % dos votos, foi para Letícia Persiles, que viveu a heroína Miriam, em "Amor Eterno Amor". Para Cauã, o trabalho em "Avenida Brasil" significou um importante crescimento profissional. "O Jorginho é especial, pois representa, na minha carreira, um grande amadurecimento como ator e me deu oportunidade de participar deste enorme sucesso que foi a novela", elogia, sem deixar de mencionar a parceria com a equipe. "O que mais me surpreendeu foi o alto nível do trabalho dos meus colegas de elenco", completa ele, que deixou o segundo lugar para Murilo Benício, com 28%.

Na categoria Atriz Revelação, Cacau Protásio, que interpretou a Zezé de "Avenida Brasil", ficou em primeiro lugar e conquistou 34% dos votos. Na trama, a engraçada empregada de Carminha foi ganhando espaço com o passar dos capítulos. E se consagrou como uma das personagens mais carismáticas quando apareceu dançando e cantando "eu quero ver tu me chamar de amendoim", em uma referência divertida à música "Correndo Atrás de Mim", que fazia parte da trilha sonora do folhetim. "Fico feliz da vida. É muito bom ver o reconhecimento do público. Eu não sou padrão de biotipo de beleza. Saber que as pessoas votam pelo talento, votam pelo trabalho, é muito gratificante", comemora. O segundo lugar ficou com Alice Assef, que interpreta sua primeira personagem de destaque em uma novela, na pele da Fabiana de "Balacobaco", com 28% dos votos.

Mas nem todos os eleitos foram de "Avenida Brasil". Jean Paulo Campos conquistou os telespectadores com seu Cirilo, de "Carrossel". Levou 45% dos votos e o primeiro lugar na categoria Ator Revelação, deixando a segunda posição para Daniel Rocha, o Roni da trama de João Emanuel Carneiro, com 42%. "Eu não imaginava. Recebo o resultado com muito carinho e gratidão porque as pessoas são sempre muito educadas comigo e torcem pelo Cirilo", conta o ator mirim, que adora decorar o texto de suas cenas e fazer amizade nos bastidores de gravação. "Também gosto de ser reconhecido na rua", admite Jean Paulo, aos risos.

A Band também foi agraciada com a eleição. O "Agora É Tarde", comandado por Danilo Gentili, recebeu 26% das escolhas dos internautas, desbancando "Tapas & Beijos" por uma pequena diferença de 2%. Ano passado, o programa ficou em terceiro lugar, enquanto a série global ganhou a primeira posição. O grande diferencial da produção de Gentili é o descompromisso com o politicamente correto. O apresentador consegue dar dinamismo ao programa ao realizar entrevistas interessantes através de uma abordagem leve e bem-humorada. "É um trabalho duro e suado todos os dias para mim e para toda equipe. Saber que estamos agradando é a melhor coisa nesse caso", diz Gentili, que não perde a oportunidade de fazer piada com a eleição. "Mas eu ainda preferia que depositassem essa conquista em dinheiro", avisa, às gargalhadas.

Resultado da votação

Novela

1º lugar: "Avenida Brasil", da Globo, com 26%

2º lugar: "Amor Eterno Amor", da Globo, com 25%

3º lugar: "Carrossel", do SBT, e "Cheias de Charme", da Globo, com 11%


Programa

1º lugar: "Agora É Tarde", da Band, com 26%

2º lugar: "Tapas & Beijos", da Globo, com 24%

3º lugar: "Encontro com Fátima Bernardes", da Globo, com 9%


Ator

1º lugar: Cauã Reymond, com 34%

2º lugar: Murilo Benício, com 28%

3º lugar: Marcelo Serrado, com 5%

Atriz

1º lugar: Débora Falabella, com 42%

2º lugar: Letícia Persiles, com 26%

3º lugar: Adriana Esteves, com 22%


Ator Revelação

1º lugar: Jean Paulo Campos, com 45%

2º lugar: Daniel Rocha, com 42%

3º lugar: Tiago Abravanel, com 7%
 

Atriz Revelação

1º lugar: Cacau Protásio, com 34%

2º lugar: Alice Assef, com 28%

3º lugar: Larissa Manoela, com 10%

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos