Conhecido por bom-humor, Rodrigo Faro diz que só sua mulher o irrita

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

  • Fernando Donasci/UOL

    Rodrigo Faro grava o programa "O Melhor do Brasil", nos estúdios da Record, na Barra Funda, em São Paulo (3.Dez.2012)

    Rodrigo Faro grava o programa "O Melhor do Brasil", nos estúdios da Record, na Barra Funda, em São Paulo (3.Dez.2012)

Rodrigo Faro é um homem bem-humorado. Tentar desconstruir a imagem de simpatia do apresentador de 39 anos é tarefa quase impossível e ele consegue fazer graça até de assuntos sérios, como o agendamento do nascimento de sua terceira filha com a modelo Vera Viel, Helena, que veio ao mundo nesta sexta (21).

RECÉM-NASCIDA

  • Reprodução/Instagram/rodrigofaro

    Vera Viel, mulher de Rodrigo Faro, e as duas filhas do casal, Clara, 7, e Maria, 4, antes do nascimento de Helena

"Foi engraçado que um dia eu cheguei no camarim e estavam a minha mulher, o Carelli, diretor da ‘Fazenda’, e a Rita, diretora do ‘Melhor do Brasil’, decidindo quando seria a cesárea sem a minha participação", conta, rindo. Tudo para tentar conciliar o nascimento de Helena com a agenda profissional de Rodrigo.

No fim, o apresentador conseguiu acompanhar o parto. "O nascimento da Helena foi a coroação do melhor ano da minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Um ano só com coisas positivas. Foi o presente para fechar o ano de forma especial", disse, ainda na maternidade.

O segredo dele para dar conta de tantos compromissos é uma animação que transparece quando se tem a possibilidade de observá-lo em ação. Animação também é a primeira palavra que todos que trabalham com ele usam para descrevê-lo.

Numa segunda-feira de dezembro, Rodrigo chega às 10h da manhã aos estúdios da Record, em São Paulo. Ele vai gravar "O Melhor do Brasil", como faz todas as segundas, e chegou mais cedo para ensaiar a coreografia do quadro "Dança, Gatinho" daquela semana –uma homenagem à cantora Madonna, que estava de passagem pelo país. Entre um ensaio e a gravação de um quadro, é requisitado para filmar participações em outros programas –"Hoje eu tive que gravar um VT da 'Fazenda de Verão' de última hora porque o Lucas ameaçou o Hayssan com um machado e foi expulso", conta.

RODRIGO FARO DANÇA COREOGRAFIA DE MADONNA

Mais de sete horas depois, o apresentador ainda não mostra sinais de cansaço. A gravação agora é do quadro "Vai Dar Namoro", e Rodrigo anda de um lado para o outro apresentando os participantes, fazendo piadas para a câmera e conversando com a "senhora" ou com a "gatinha" que estão em casa. Aproveita para fazer graça com a gafe de uma funcionária, que passou ao fundo do cenário no meio da gravação e acabou com uma participação involuntária no programa. Ele continua dançando mesmo quando a gravação é interrompida e o maquiador aproveita para retocar o pó.

Rodrigo só para por volta das 18h, para seu lanche da tarde.

"O café da tarde não pode faltar, não pode atrasar. Uma coisa que ele preza muito é o horário do café", conta a camareira Gi Cecílio, que trabalha com Rodrigo desde 2008.

Reprodução/Instagram/rodrigofaro
O que irrita ele é ficar com fome.

A camareira Gi Cecílio, sobre o que acaba com o bom-humor de Rodrigo Faro

É ela quem prepara o pãozinho com peito de peru ou manteiga e o café com leite. "Nessa hora, ele gosta de chegar no camarim, tirar a roupa, deitar um pouco e depois toma o café tranquilo", diz Gi.

Meia hora depois, Rodrigo já está de volta ao estúdio para um último ensaio das coreografias de Madonna. A diretora, Rita Fonseca, brinca que está muito fácil e ele sugere uma troca: ela dança, e ele dirige. "É brincadeira. Estou desde às 10h, já gravei 'Fazenda', já gravei 'Ídolos'. Devia ter estudado. Essa hora, estava em casa com as crianças", responde ele.

Quando acha que a coreografia está bem ensaiada, Rodrigo volta ao camarim para se preparar para encarnar a cantora –uma hora de rímel, batom, cílios postiços, blush, meia-calça, peitos falsos e meia arrastão. Quase pronto, se olha no espelho e repara que tem batom vermelho nos dentes. "Gente, eu tô parecendo aquelas tias que vão no casamento com o dente todo sujo", brinca, enquanto limpa os dentes.

RODRIGO FARO DANÇA COREOGRAFIA DE MADONNA

A transformação acontece em um espaço decorado com os prêmios recebidos pelo apresentador, uma pintura de seu rosto, fotos da família, e uma parede coberta de imagens das transformações do "Dança, Gatinho". O camarim foi transformado por Rodrigo, que "roubou" uma cadeira do programa "O Aprendiz", instalou uma TV e um som fornecidos por uma das marcas que representa e trouxe assentos de sua casa para completar a decoração.

O espaço reflete uma característica de Rodrigo: a organização. Apesar de toda a movimentação, tudo está onde deve estar e, antes de sair, o apresentador faz questão de devolver ao lugar uma banqueta que alguém usou. Dois dias mais tarde, durante uma entrevista em seu camarim na "Fazenda de Verão", em Itu, Rodrigo confessa essa faceta ao contar que, assim que a entrevista terminar, vai arrumar sua mesa e devolver os objetos ao lugar.

Mister simpatia
Rodrigo é do tipo que lembra seu nome depois de ter encontrado apenas uma vez e já sai chamando pelo apelido. Brinca com cada integrante de sua equipe, levanta para fazer mímica quando conta uma história e parece nunca ficar irritado, nem mesmo quando Gi sem querer espeta sua orelha com um alfinete.

"O que irrita ele é ficar com fome", entrega a camareira Gi. "A gente nem sabe de onde ele consegue tirar tanta animação", diz a figurinista do programa "O Melhor do Brasil", Cinthia Taranto.

Só minha mulher sabe me tirar do sério. Em 15 anos de casamento, ela aprendeu como me irritar. Mas ela está tão linda grávida que nem está conseguindo me tirar do sério.

Rodrigo Faro, questionado se existe alguma coisa que o irrite

"Ele é sempre muito disponível. Eu sei que eu posso fazer coisas absurdas, que ele vai topar. Ele se joga, tem esse perfil. Gosta do que faz, tá na cara dele", completa a coreógrafa Paola Crosara.

Uma assessora de imprensa que lida diretamente com Rodrigo desabafa: "Queria que todos os artistas fossem como ele. Meu trabalho seria muito mais fácil".

"Só minha mulher sabe me tirar do sério", revela o apresentador quando questionado se existe alguma coisa que o irrite. "Em 15 anos de casamento, ela aprendeu como me irritar. Mas ela está tão linda grávida que nem está conseguindo me tirar do sério", desconversa.

Mas a simpatia, que parece ser a marca registrada de Rodrigo, é uma escolha consciente. "Com o meu ritmo de trabalho, é claro que eu perco a paciência e fico irritado. Mas quando isso acontece, penso que se eu estou acordando cedo, dormindo pouco ou pegando trânsito, é para fazer o que eu amo. Se alguém comete um erro na gravação e eu me irrito, penso: ‘Caramba, olha o que eu conquistei! Não vale a pena ficar de mau humor por uma coisa tão pequena’, e a irritação passa".

RODRIGO FARO CANTA E DANÇA NA FINAL DE "ÍDOLOS"

Para os momentos em que o mau humor sai do controle, Rodrigo tem um truque: "Quanto mais irritado eu estou, mais educado fico. Aprendi isso com um diretor meu. Então, é um tal de ‘querida, por favor. Meu amor, me faz uma gentileza’". "É muito engraçado. Quando está irritado, ele fica muito mais gentil, pede muito ‘por favor’", confirma a camareira Gi.

É o gosto pelo trabalho que também faz de Rodrigo uma pessoa vaidosa. "Ele é muito vaidoso. Dá muito valor ao trabalho e se cuida por isso. Uma vez machucou o rosto e ficou preocupado, mas por conta disso, da imagem, de estar sempre pronto para poder trabalhar", conta a figurinista Cinthia.

A vaidade também aparece durante a entrevista no camarim da "Fazenda". Depois de se levantar para atender uma ligação, Rodrigo aproveita e dá uma parada em frente ao espelho para se examinar. Na volta, mostra o olho esquerdo e pergunta "Olha, tá vermelho, tá muito vermelho, né?". Nem estava tanto, mas assim que a entrevista termina, ele aplica um colírio.

Rodrigo Faro
Rodrigo Faro

Carreira
Rodrigo está na Record desde 2008, quando foi contratado para apresentar o reality musical "Ídolos", mas acabou sendo escalado de última hora para substituir Marcio Garcia e estreou antes no "Melhor do Brasil". A atração, que vai ao ar aos sábados à tarde e compete com o "Caldeirão do Huck" e com o "Programa Raul Gil", tem hoje uma audiência média de nove pontos do Ibope, com picos de 13 a 14 (cada ponto no Ibope representa 60 mil domicílios na Grande São Paulo).

O "Dança, Gatinho", um dos quadros mais populares do programa de auditório, surgiu em 2009 como uma brincadeira para homenagear o cantor Michael Jackson, que morrera há pouco. Desde então, Rodrigo já encarnou de Madonna a Zeca Pagodinho, de Adele a Tim Maia.

  • Reprodução

    Rodrigo Faro (de vermelho) com os integrantes do grupo musical Dominó, no início dos anos 1990

Paulistano da Vila Mariana, ele iniciou sua carreira aos nove anos fazendo comerciais. Entre os 14 e os 16 anos, apresentou um programa infantil na Bandeirantes. Aos 18, foi aprovado para cursar Rádio e TV na USP e logo em seguida entrou no lugar do cantor Afonso Nigro no grupo musical Dominó. Sua primeira novela foi "Antônio Alves, Taxista" (1996), do SBT. No ano seguinte –mesmo ano do casamento com Vera–, Rodrigo entrou para o elenco fixo da Globo, onde participou de dez novelas e uma minissérie. A saída da maior emissora do país aconteceu quando Rodrigo resolver seguir o sonho de ser apresentador.

"A Globo me deu a grande oportunidade de ingressar na carreira artística como ator. Mas o meu sonho desde pequeno era ser um apresentador. E depois de um tempo, eu comecei a expor isso. Até cheguei a gravar um piloto do ‘Fama’, mas a alta cúpula achou que lá eu era só ator. E aí veio a Record no final de 2007 e me fez essa proposta. Eu posso dizer que foi a melhor coisa que fiz na minha vida. A decisão que eu tomei de vir para a Record inicialmente não foi financeira, até porque o salário que eu saí de uma emissora para a outra era menos do que o dobro. As coisas aconteceram depois, mas o que me fez sair foi buscar o sonho", conta.

Fazenda de Verão

Edu Moraes/TV Record/Divulgação
A gente foi colocar no papel e viu que iria precisar de três rodrigos para gravar 'A Hora do Faro', 'O Melhor do Brasil' e 'Ídolos'. Então tiramos 'Ídolos'. Ainda precisava de dois rodrigos. 'A Hora do Faro' seria no finzinho da tarde, duas horas e meia de programa, todo dia. Que horas eu gravaria 'O Melhor do Brasil'?

Rodrigo Faro, que abandonou projeto de programa diário e assumiu apresentação da "Fazenda de Verão"

Em 2012, ele deixou a apresentação de "Ídolos" para preparar um programa diário, "A Hora do Faro", que acabou não vingando, e assumiu a "Fazenda de Verão", versão do reality realizada com anônimos.

"A gente foi colocar no papel e viu que iria precisar de três rodrigos para gravar ‘A Hora do Faro’, ‘O Melhor do Brasil’ e ‘Ídolos’. Então tiramos ‘Ídolos’. Ainda precisava de dois rodrigos. ‘A Hora do Faro’ seria no finzinho da tarde, duas horas e meia de programa, todo dia. Que horas eu gravaria ‘O Melhor do Brasil’?", questiona ele.

"A Hora do Faro" foi engavetada e, quando se decidiu produzir a "Fazenda de Verão", ele foi o escolhido para a apresentação. "Como a ‘Fazenda’ só entra dois dias ao vivo, topei fazer até a minha saúde aguentar", diz Rodrigo.

O reality era uma novidade para ele, que nunca havia apresentado nada no mesmo formato. "É um programa dificílimo de fazer. Tem que ter muito tato e jogo de cintura para entrar lá e lidar com eles, para não revelar nada sobre o jogo, tenho uma preocupação de conduzir o programa de acordo com a ordem –porque não dá para ficar saindo do roteiro toda hora– e estar preparado para alguém falar alguma coisa", conta.

Também havia o desafio de substituir Britto Jr., que já havia estabelecido um estilo para apresentar a "Fazenda" com famosos, mas Rodrigo dispensa as comparações. "A ‘Fazenda’ com famosos é outro programa, outra coisa, e o Britto criou o estilo dele. Eu nunca quis fazer nada parecido", afirma.

Nem a Record nem o apresentador comentam o assunto, mas estima-se que hoje ele receba um salário de cerca de R$ 500 mil pelos dois programas que apresenta. Somado à participação em merchandising, o valor pode chegar a R$ 1,5 milhão por mês, excluindo o que Rodrigo recebe para participar de eventos em todo o país.

No entanto, o apresentador diz que não aceita emprestar sua imagem a qualquer produto. "Eu só faço propaganda de coisas que eu conheço e uso. Porque as pessoas confiam em mim e, se o produto não for bom, é a minha imagem que está ali".

Eu posso dizer que foi a melhor coisa que fiz na minha vida. A decisão que eu tomei de vir para a Record inicialmente não foi financeira, até porque o salário que eu saí de uma emissora para a outra era menos do que o dobro. As coisas aconteceram depois, mas o que me fez sair foi buscar o sonho.

Rodrigo Faro, sobre a saída da Globo e a ida para a Record

Rodrigo é "embaixador" –é esta a palavra que ele usa– da Sony, da Procter & Gamble, do Banco do Brasil e da Claro, entre outros. Ele diz que sempre pede para testar um produto antes de aceitar fazer publicidade e afirma que não tem problema nenhum em mostrar que sua família usa o produto quando gosta de alguma coisa. Foi o caso do chá de fraldas de Helena, que foi patrocinado pela Pampers. O casal também gravou um depoimento em vídeo para a marca.

Família
Hoje, Rodrigo divide sua atenção entre as gravações de "O Melhor do Brasil" e "Fazenda de Verão", participações em eventos e comerciais e as filhas Clara, 7, Maria, 4, e agora também à recém-chegada Helena.

Foto Rio News
Eu decidi que não passo mais de dois dias longe delas. Se tenho que fazer uma viagem mais longa, levo elas comigo. E o fim de semana é sagrado, reservo para ficar com elas.

Rodrigo Faro, sobre a relação com as filhas

O apresentador diz que, mesmo com uma agenda tão atribulada, consegue arranjar tempo em meio aos compromissos para ficar com as meninas. "Eu estava fazendo lição de casa com a Clara até agora. Ela tem uma provinha de matemática amanhã e eu estava ajudando a estudar", diz Rodrigo, orgulhoso, no camarim da "Fazenda", no início de dezembro. "Eu também decidi que não passo mais de dois dias longe delas. Se tenho que fazer uma viagem mais longa, levo elas comigo. E o fim de semana é sagrado, reservo para ficar com elas".

As meninas também visitam Rodrigo na Record com frequência. "Sempre que elas podem, vêm as filhas, a mulher, a babá. Fica a maior festa. E ele é a criança mais levada. Deita no chão, brinca de dar barrigada, faz palhaçada, se pinta, apronta mesmo", revela a camareira Gi.

***
É quinta-feira e naquela semana Rodrigo já gravara "O Melhor do Brasil" na segunda e na quarta e a "Fazenda" na terça. São 20h30, ele já deu duas entrevistas e se prepara para ir ao ar às 23h. Na sexta, ainda tem mais alguns quadros do programa de auditório para finalizar.

De bermuda e havaianas, Rodrigo sai na varanda da área operacional da "Fazenda", em Itu, procurando alguém. Acena para as assessoras de imprensa da Record, que estão voltando para São Paulo e se despede, sem sinal de cansaço.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos