"Tenho meu lado comediante", diz Fernanda Montenegro sobre fazer idosa que samba e bebe

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Roberto Filho / AgNews

    3.dez.2012 - Marco Ricca, Fernanda Montenegro e Louise Cardoso participaram da coletiva de "Doce de Mãe", especial de final de ano da Rede Globo, que aconteceu no Rio

    3.dez.2012 - Marco Ricca, Fernanda Montenegro e Louise Cardoso participaram da coletiva de "Doce de Mãe", especial de final de ano da Rede Globo, que aconteceu no Rio

Aos 83 anos, Fernanda Montenegro viverá Dona Picucha, uma senhora de 85, que samba, cozinha e toma porre em "Doce de Mãe", especial de fim de ano previsto para ir ao ar no próximo dia 27, depois de "Salve Jorge", pela Rede Globo.

Ao saber que sua empregada doméstica, que a acompanha há quase 30 anos está de casamento marcado e vai embora, Dona Picucha convoca os filhos Sílvio (Marco Ricca), Susana (Mariana Lima), Fernando (Matheus Nachtergaele) e Elaine (Louise Cardoso) para um jantar e dá a notícia. Os quatro ficam surpresos e sem saber o que fazer com a mãe, que, num primeiro momento, decide ficar sozinha. A partir daí se desenrola a trama do especial. 

Questionada se tem algo em comum com o papel, Fernanda admitiu que sim. "A gente sempre põe muito da gente nas coisas que a gente faz. Trouxe a memória afetiva dos meus velhos. Sou de uma família em que as pessoas morrem aos 90, 86 anos. Fernando (Torres, marido da atriz que morreu em 2008, aos 80 anos) e eu cuidamos de muitos deles. Inclusive entre uma graça e outra da Picucha, tenho a ideia: posso dar trabalho daqui a pouco", afirmou Fernanda Montenegro durante a coletiva de lançamento da produção realizada na tarde desta segunda-feira (3) em uma casa na zona sul do Rio.
 

Admiradora da comédia, Fernanda contou que adorou extravasar sua comicidade na personagem. "Fico muito feliz de extravasar esse lado palhaça. Já fiz senhoras nada respeitosas. Mas essa figura de mãe e avó solta não. Foi uma alegria e uma oportunidade única. Fico violentamente feliz de ter participado desse projeto", afirmou ela, desmistificando a imagem que o público tem de que ela é séria.
 
"Olha, sou uma pessoa descontraída. Quando a gente faz aquelas ricas nas novelas, a gente passa uma imagem executiva demais. Mas tenho meu lado de comediante. E a Picucha tem esse lado de palhaça. Ela é descontraída, mas tem consciência da finitude dela", acrescentou.
 
Marco Ricca e Louise Cardoso também falaram sobre seus personagens. Na trama, eles serão Sílvio e Elaine, respectivamente. "O Sílvio é o mais velho, o que toma conta das finanças da mãe. Ele tem a vida estruturada. Mas para tudo aos domingos para assistir ao futebol na TV", adiantou ele, admitindo que lembrou de sua relação com sua mãe durante as gravações do especial. 
 
Já Louise fez mistério sobre Elaine. Ela revelou apenas que Picucha é uma mãe muito amorosa, querida, simpática e alegre. "O texto do especial é cheio de pistas falsas. O que posso adiantar é que a Picucha consegue transformar as vidas dos quatro filhos", afirmou.
 
Escrito por Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Miguel da Costa Franco especialmente para Fernanda Montenegro, "Doce de Mãe" tem chance de virar série da Globo em 2013. "Eu queria dizer que gostaríamos muito de fazer essa série", disse Fernanda Montenegro, que ganhou o apoio de Jorge Furtado.
 
"Existe a possibilidade concreta de virar série. Temos certeza de que esse núcleo de personagens pode ser muito desenvolvido. Espero que se concretize. Talvez a gente consiga uma data que o elenco todo possa", disse Furtado.

UOL Cursos Online

Todos os cursos