"Papo de Mallandro" mistura clima de micareta e humor politicamente incorreto

Daniel Solyszko

Do UOL, de São Paulo

  • Fernando Donasci/UOL

    O apresentador Sérgio Mallandro durante as gravações de "Papo de Mallandro"

    O apresentador Sérgio Mallandro durante as gravações de "Papo de Mallandro"

Com a banda Salcifufu tocando ao fundo e dois maquiadores vestidos de mulher dançando ao lado das Mallandrinhas, o apresentador e comediante Sérgio Mallandro entra no palco, cercado de gelo seco por todos os lados. É uma noite gelada de quarta-feira em São Paulo, mas para os presentes no penúltimo dia de gravação do programa “Papo de Mallandro” isso não parece importar muito.

O programa surgiu após o sucesso de “Vida de Mallandro”, reality exibido no canal Multishow no início do ano. “O reality foi um sucesso, e aí me convidaram para fazer outro programa. Perguntaram o que eu gostaria de fazer e chegamos à conclusão de que a melhor coisa seria um talk show diferenciado, com plateia, no meu estilo”, conta o apresentador em entrevista exclusiva para o UOL nos bastidores de “Papo de Mallandro”, seu novo programa no Multishow.

  • Fernando Donasci/UOL

    A banda Salcifufu toca durante as gravações do programa

Fora do palco ainda há algum resquício do humor escrachado, mas o comediante responde às perguntas de maneira mais séria, refletida.  Durante as gravações, o humor é politicamente incorreto, mas como ele explica, existe uma certa preocupação em não ofender o entrevistado. No fim das contas, é ele quem acaba conduzindo o tom do programa. Esse tom quase sempre é de um humor anárquico, mas em algumas situações acaba adquirindo outros rumos. Quando Bruna Surfistinha foi ao programa, por exemplo, aproveitou a ocasião para dizer entre lágrimas que queria reatar o contato com os pais, e deixou uma mensagem para eles.

Entre os entrevistados do programa até agora estão a dupla sertaneja Edson e Hudson, o cantor Juca Chaves, Zé do Caixão e Inri Cristo, entre muitos outros. Serginho, o filho do apresentador, conta que de todos os convidados, Jair Rodrigues foi um dos que mais provocou risadas. “Curti muito a entrevista, porque ele consegue ser mais hiperativo que o Mallandro. A entrevista foi toda em pé, meu pai mandava ele sentar e ele levantava”, conta. 

  • Fernando Donasci/UOL

    Sérgio Mallandro, Geraldo Magela e Mary Mallandro durante as gravações

Muitas das piadas e gags parecem combinadas, mas há momentos que parecem criados no improviso. Após o comediante Geraldo Magela, um dos entrevistados, fazer uma referência ao cantor Alice Cooper, Mallandro decide perguntar para suas assistentes se elas sabem quem é. “É o diretor da Warner”, diz a primeira, que após as risadas se justifica; “não sou intelectual”.  A segunda é mais direta: “Não faço a menor ideia”. Uma terceira tenta seguir o estilo do comediante: “Ai, Serginho, não sei. Ele faz cooper?” . Depois de alguém “soprar”, ela retoma: “É o homem da cobra!”.      

O diretor-geral Henrique Peixoto, conta que “as situações são improvisadas, mas a gente tem uma base pra ele se sentir seguro. A pegada é de improviso, mas é um improviso preparado. Se um dia ele sair do cenário, eu vou ter que me virar para acompanhar”, diz ele, que comenta também que uma das suas referências é o estilo dos programas de auditório que Chacrinha costumava apresentar.   

  • Fernando Donasci/UOL

    Sérgio Mallandro e assistentes de palco nos bastidores do programa

Fazendo o papel de uma espécie de produtora, Mary Mallandro é uma das pessoas mais relaxadas da equipe, e parece estar ali mais para se divertir do que qualquer outra coisa. “Eu sou uma irmã do Sérgio, uma melhor amiga. Eu acho que a gente pegou tudo de bom que tinha na nossa vida e continuamos de maneira normal. Não temos sexo, mas temos o que é mais importante, a amizade, que ficou. Isso faz o nosso sucesso”, conta ela.

No intervalo, todos parecem exaustos. Ainda não são 23h, e o fim das filmagens está previsto para depois das 2h. Meninas da plateia reclamam: “Não posso ficar até esse horário, tenho que sair para a aula amanhã às 6h”, conta uma delas. Um pouco antes das gravações serem retomadas, a equipe se preocupa em levantar o ânimo da plateia. Com a banda tocando “Hoje é Festa Lá no Meu Apê”, plateia e assistentes sobem ao palco para dançar. O clima no palco é de micareta.

Quando Mallandro volta, todos no palco estão deitados, se fingindo de bêbados. O comediante se dirige para um dos integrantes da banda e joga um copo d'água no seu rosto, após o que eles começam a tocar “Do Leme ao Pontal”. É festa outra vez, e a madrugada ainda vai longe. “Papo de Mallandro” estreia no canal Multishow no dia 18 de novembro.

UOL Cursos Online

Todos os cursos