Balacobaco

"Balacobaco", nova novela da Record, terá personagens multicoloridos e pitada de comédia

Rodrigo Monteiro

Do UOL, no Rio

  • Foto Rio News

    Bruno Ferrari, Juliana Silveira e Roger Gobeth no lançamento de "Balacobaco", no Rio (18/9/12)

    Bruno Ferrari, Juliana Silveira e Roger Gobeth no lançamento de "Balacobaco", no Rio (18/9/12)

Em evento de lançamento da nova novela das 22h da Record, “Balacobaco”, a escritora Gisele Joras e o diretor geral Edson Spinello apresentaram a jornalistas o folhetim  nesta terça (19) e a classificaram como uma trama ágil, recheada de melodrama, romance e muita comédia com personagens multicoloridos.

"Balacobaco" é a 26a produção da Record em teledramaturgia e tem estreia marcada para o próximo dia 2 de outubro. Reunindo um grupo de 350 profissionais, a produção conta com um elenco de 50 atores, 40 cenários e uma cidade cenográfica de mais de três mil metros quadrados. Na manhã desta terça  o diretor de teledramaturgia Anderson Souza apresentou o projeto para os jornalistas no Recnov, em Vargem Pequena, Rio de Janeiro.

""Balacobaco" é sinônimo de ótimo, excelente. E essa novela será. É nossa maior produção, um projeto de fôlego que sinaliza o momento atual que estamos vivendo. Não temos dúvidas de que vai agradar a audiência", disse.

Já o diretor-geral Edson Spinello disse sentir a responsabilidade do projeto, mas que não se sente pressionado. Sem férias, ele contou que, tão logo terminaram as gravações da série "Rei Davi", já mergulhou no universo de "Balacobaco".

"De 'Rei Davi' para 'Balacobaco', a transformação na linguagem será evidente. De uma fotografia mais densa, mais pesada, mais cheia de contrastes, vamos agora mostrar mais luz, mais latinidade, expressando o tropicalismo, a brasilidade. Almodóvar é, sem dúvida, uma grande referência para nós. Depois de 'Bela, a feia', também escrita pela Gisele, estamos de volta ao humor, à comédia. A novela vai ser um misto de clássico, com vaudeville e comédia moderna", contou durante a coletiva.

A TRAMA

A trama principal é protagonizada pela arquiteta Isabel Vilela (Juliana Silveira), que é casada com Danilo (Roger Gobeth). Ela descobre estar grávida às vésperas de uma viagem romântica e fica radiante. Diante de seus sonhos, a garota se depara com inúmeras verdades sobre seu marido, ele é viciado em jogos e está afogado em dívidas.

O casal vende tudo o que tem e Danilo é ameaçado por bandidos. Em meio à turbulência, Isabel perde o bebê e termina o relacionamento. Depois de passar por tanto sofrimento, a arquiteta irá se envolver com Norberto Botelho (Bruno Ferrari).

Na vida real, Juliana e Roger já viveram um relacionamento, que terminou no ano passado. Atualmente, ambos se relacionam com outras pessoas e contaram que seus atuais pares compreendem seus trabalhos. "É fácil fazer cenas de romance", disseram.

Segundo a autora, a trama vai começar com o reencontro da protagonista Isabel com as gêmeas Diva e Dóris (Bárbara Borges e Roberta Gualda). Separadas na infância e com destinos bem diferentes, a aproximação vai ser ponto de partida para vários acontecimentos que une os personagens.

"A gêmeas têm cicatrizes barriga que marcam o seu passado. Uma tem um ponto de exclamação e a outra um ponto de interrogação. Elas estão sedentas por vingança. É um espelho metalinguístico, uma mistura de drama realista com melodrama satírico. Eu me sinto confortável com essa mistura de gêneros", contou Joras, autora de "Amor e Intrigas" (2007) e "Bela, a feia" (2009). Arquiteta de formação, Gisele Joras começou sua carreira como novelista na Record em 2005 quando venceu um concurso de roteiristas. Ao seu lado na elaboração do roteiro, estão Alessandra Colasanti, Ana Clara Santiago, Camilo Pellegrini, Carla Piske e Rodrigo Nogueira.

O ator Victor Pecoraro também é um dos protagonistas da trama. Ele interpreta Eduardo, um rapaz bonito e ingênuo, o mocinho da história. Namorado de Fabiana (Alice Assef), ele vai ser vítima da vilania Norberto (Bruno Ferrari), filho de seu padrasto. Recém saído da "Dança dos Famosos", Pecoraro diz estar aberto para críticas construtivas. Em 2011, ele esteve em "Aquele Beijo", novela do horário das sete da Rede Globo, e teve uma avaliação negativa da jornalista Patrícia Kogut.

"Estou tranquilo. Até achar o tom de um personagem leva um tempo. Não dá pra se ter uma avaliação no primeiro mês de novela, quando os atores ainda estão conhecendo a história, os seus personagens, uns aos outros. Estou trabalhando muito o meu papel com uma coach, a Susana Sanches. Tenho crescido muito como ator nesse processo."

Líder do núcleo cômico da história, a atriz Solange Couto comemora a sua personagem Cremilda, que marca a sua volta às novelas depois do nascimento do filho Benjamim, ocorrido há um ano.

"Ela é uma trambiqueira de marca maior. Desonesta, mentirosa, exagerada, over mesmo. Faz tudo para garantir o seu sustento, para se dar bem e não tem vergonha de enganar os outros. Vai ser engraçadíssimo fazer! Estou muito feliz por estar de volta ao estúdio, estava com sede de trabalho", orgulhou-se.

No primeiro capítulo, as ainda adolescentes Diva e Dóris, filhas de Cremilda, vão tentar roubar o carro de Isabel. Na confusão, acontece um acidente que dá origem as vergonhosas cicatrizes que ambas carregam. Isabel depõe contra elas, que são presas. Anos depois, em liberdade, elas querem se vingar.

Também estão no elenco: Juliana Baroni, Antonia Fontenelle, Victor Fasano, Rafael Zulu, Sylvia Bandeira, Wagner Santisteban, Rafael Calomeni, a dupla que fez sucesso em o Clone Solange Couto e Silvio Guindane, Ingra Liberato, Mariah Rocha, Joana Balanguer, Theirry Figueira, Rodrigo Phavanello, entre outros.

UOL Cursos Online

Todos os cursos