Criador de jornal comunitário mostrará problemas sociais do Morro do Alemão em "Salve Jorge"

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Twitter

    Rene Silva e Mussunzinho gravam cenas de "Salve Jorge" (2012)

    Rene Silva e Mussunzinho gravam cenas de "Salve Jorge" (2012)

Depois de retratar o conflito entre traficantes e policiais em tempo real no Complexo do Alemão, conjunto de favelas da zona norte do Rio de Janeiro, em 2010, o estudante Rene Silva divulgará seu trabalho comunitário (“Voz da Comunidade”) em “Salve Jorge”, nova novela das nove, que estreia dia 22 de outubro na Globo.

“Meu papel na novela será como Rene Silva mesmo. Vamos ter um jornal na comunidade do alemão [local onde se passará a trama] e ajudaremos a resolver os problemas sociais, assim como fazemos no Complexo. O ‘Voz da Comunidade’ vai existir na trama e o ator Mussunzinho fará parte da redação”, conta o jovem de 18 anos em entrevista ao UOL.

Além de ter como tema central o tráfico de mulheres, a autora Glória Perez também vai mostrar como ocorreu a pacificação no Complexo, que abriga cerca de 69 mil moradores, segundo dados do Censo divulgados em 2011.


Meu maior objetivo com a novela é divulgar os projetos legais do ‘Alemão ‘e dar cada vez mais voz a nossa comunidade

“É necessário que seja feito um registro histórico para explicar ao público o que aconteceu, inclusive porque o resto do Brasil não acompanhou com a determinação que os cariocas acompanharam o que foi a ocupação. É preciso que fique muito claro qual é o universo da protagonista, por que aquelas coisas aconteceram daquela maneira”, explicou Perez em entrevista ao portal em junho

Ativista social e morador do Morro do Adeus, desde dos 11 anos Rene sempre teve como objetivo melhorar a vida das pessoas que moram na comunidade e retratar as questões socioeconômicas. 

“Meu maior objetivo com a novela é divulgar os projetos legais do ‘Alemão ‘e dar cada vez mais voz a nossa comunidade. Porque mesmo com pacificação aconteceram alguns conflitos, como a morte de um policial há dois meses em frente UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Hoje o Complexo está tranquilo, mas ainda enfrenta alguns momentos delicados. Temos esperança que através da trama as coisas mudem“, afirma Silva.

Apesar de estrear como ator, o jovem conta que seu sonho continua sendo cursar comunicação social. “Pretendo começar jornalismo ano que vem e já ganhei uma bolsa de estudos”, revela Rene, que também é redator do programa “Esquenta”, apresentado por Regina Casé, e já trabalhou como consultor de “Malhação” (temporada 2011).

Convite

Rene soube que iria participar do folhetim por meio das redes sociais. “Não teve um convite formal, a Glória Perez avisou pelo Twitter que a próxima novela dela seria no Complexo do Alemão e que teria o ‘Voz da Comunidade’. Ficamos felizes e surpresos com essa declaração dela no microblog”.

Com 37 mil seguidores no Twitter, o garoto que carregou a Tocha Olímpica em Londres este ano, conta que sua vida mudou completamente depois que seu jornal ganhou visibilidade. “Praticamente tudo mudou, porque eu só tinha ideias na cabeça e agora consigo executar com a ajuda de diversas pessoas e parcerias. Antigamente não tínhamos um espaço para nós reunirmos, hoje temos um redação e um estúdio”, conta Rene, que trabalha com mais três adolescentes.

UOL Cursos Online

Todos os cursos