Ex-empresário que processa atriz de "Friends" ganha "reviravolta" no tribunal

Do UOL, em São Paulo

  • Richard Drew/Associated Press

    A atriz Lisa Kudrow, de "Friends", que hoje estrela a série "Web Therapy"

    A atriz Lisa Kudrow, de "Friends", que hoje estrela a série "Web Therapy"

O tribunal de apelações da Califórnia declarou uma "reviravolta" na batalha legal de vários anos entre Lisa Kudrow, atriz de “Friends”, e seu ex-empresário Scott Howard, determinando que uma corte inferior deveria ter permitido que um perito tivesse testemunhado a favor dos gerentes de Hollywood, para que continuassem a receber comissões de trabalhos de seus clientes, mesmo depois de serem demitidos.

Segundo o site da revista "The Hollywood Reporter", em uma decisião emitida nesta quarta-feira (22), a corte ficou do lado de Scott Howard, que teria feito um acordo verbal com Kudrow em 1991 e afirma que ela deve 5% de seus ganhos gerados pela série "Friends" (1994 - 2004).

A atriz encerrou seus vínculos trabalhistas com Howard em 2007 e, logo em seguida, foi processada por ele, que alegava não ter recebido tudo o que lhe era de direito.

Martin Baum, um agente veterano de Hollywood, depôs como testemunha de Howard a favor de que os empresários devem receber comissões por trabalhos de artistas mesmo depois de quebrado o vínculo.

Ao permitir o depoimento de Baum, a corte concretiza uma regra essencial para a indústria do entretenimento: a de que os agentes devem receber remuneração baseada em acordos verbais. O caso continua em julgamento.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos