Gabriela

Vanessa Giácomo diz que Malvina de "Gabriela" representa a mulher do século 21

Thais Carvalho

Do UOL, em São Paulo

  • TV Globo

    Vanessa Giácomo é Malvina Tavares em "Gabriela" (12/6/12)

    Vanessa Giácomo é Malvina Tavares em "Gabriela" (12/6/12)

Se existe uma personagem no remake de "Gabriela" que chama a atenção e faz os telespectadores torcerem por ela é a menina Malvina, vivida pela atriz Vanessa Giácomo, de 29 anos.

Dona de personalidade forte, a filha de Melk (Chico Diaz) e Marinalva (Bel Kutner) já mostrou que tem voz e coragem para enfrentar os preconceitos da época. De acordo com a sua intérprete, ela representa, nos anos 20, a mulher contemporânea do século 21.

"A Malvina tem muito da mulher de hoje em dia, que não aceita e não engole qualquer coisa, que não admite a sobrecarga só em cima dela. Ela quer que as tarefas sejam divididas. Quer trabalhar fora e não só dentro de casa", contou Giácomo, em entrevista ao UOL nesta terça-feira (14).

A personagem da trama, readaptada por Walcyr Carrasco, é uma estudante que sonha em fazer o que bem entender de sua vida, ao contrário do cenário imposto para as mulheres da época, que não podiam expor sua opinião e tinham que se limitar a serem esposas e mães. Questionada sobre como seria se vivesse nesse tempo, Vanessa foi categórica.

  • Malvina foi a única mulher a comparecer ao velório de Sinhazinha (Maitê Proença)

"Com certeza eu seria uma Malvina! Eu sempre fui de falar o que pensava, fazer o que tinha vontade. Na adolescência eu sempre fui mais, não digo rebelde, mas sempre falei o que eu pensava sem medo. É uma coisa bem assim: 'Se tenho vontade, por que não posso fazer?'. Acho que no fundo todo adolescente tem essa rebeldia dentro de si, esse instinto", declarou a atriz.

Natural de Volta Redonda, cidade com cerca de 260 mil habitantes do sul fluminense, Giácomo contou que sabe bem como é viver em cidade pequena e ter que lidar com o julgamento das pessoas.

"Eu vim de uma cidade do interior, onde as pessoas têm um pensamento completamente diferente. Quando você pensa em sair de lá para conquistar alguma coisa fora, sempre é visto como um absurdo, ainda mais no meu caso, que saí para fazer teatro", explicou ela, quem também revelou que sua maior incentivadora foi a mãe, dona Ivonete.

Além da mãe, a avó, dona Amália, já falecida,  também foi um grande exemplo para ir em busca dos sonhos e principalmente, a maior inspiração para compor a personagem de "Gabriela".

"Minha avó foi a minha grande incentivadora para correr atrás do que eu quis. De não ter medo porque a vida é uma só. Ela é a minha inspiração para essa personagem. Deve ter sido uma Malvina na época dela porque também sempre foi assim, uma mulher completamente a frente do seu tempo", contou a atriz, que também se baseia na personalidade da mulher nordestina.

Mãe de dois meninos, Raul, de 4 anos, e Moisés, de 2, Giácomo revelou como educa os filhos para que eles não se tornem machistas.

"Eu sempre valorizo essa coisa de eles serem verdadeiros gentlemen. Eu falo para o Raul: 'Filho você é um gentleman. Abre a porta do elevador para mamãe. É assim que tem que tratar uma mulher'. Ele faz essas coisas, se sente o máximo e diz: 'Mamãe, hoje eu vou exercitar a minha gentileza'. Aí também me dá flores, sempre diz que eu estou linda, e eu digo que é assim mesmo que tem que ser. Eu admiro os homens que são assim", explicou.

Os amores de Malvina
Em "Gabriela", Malvina já viveu um romance com o professor Josué, um poeta que a cativou com a sua arte, mas que também trouxe decepção por se mostrar um homem como os outros.

Agora, a vida deu mais uma oportunidade para ela ser feliz no amor com o engenheiro Rômulo Vieira (Henri Castelli). Na trama, o personagem chega a Ilhéus chamado por Mundinho Falcão.

Mas nem tudo é tão simples quanto parece. Os dois se apaixonam e Rômulo conta que é casado com uma mulher que tem problemas mentais, está internada em uma clínica e é totalmente dependente dele. Mesmo assim, Malvina aceitar ficar com o rapaz, já que entende que, se os dois não têm mais uma vida de homem e mulher, ele merece ser feliz.

"Como ele conta que a esposa tem problemas mentais e está internada em uma clínica, ela não encara como traição. E como naquela época não existia divórcio, eles estão separados mas não divorciados por isso ela aceita ficar com ele", observou.

Sobre o futuro de sua personagem, Giácomo promete, baseada no livro de Jorge Amado, muito conflito com Melk e não descarta a possibilidade de Malvina perder a virgindade antes do casamento.

  • Vanessa Giácomo e Henri Castelli durante gravação de cenas de "Gabriela"

"No livro não fala nada sobre ela perder ou não a virgindade, mas acho que para a dramaturgia isso cabe, até para ficar ainda mais forte esse conflito", afirmou ela, que usa os cabelos com o corte chanel para viver Malvina, e admite "curtir" o visual que já usou na fase dos 13, 14 anos.

Futuro
"Gabriela" acaba em outubro, e depois, Vanessa começa a gravar uma nova versão de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", que em 1976, sob a direção de Bruno Barreto, revelou ao mundo a sensualidade da atriz Sonia Braga, que também protagonizou a primeira vez do romance de Nacib e Bié na TV, em 1975.

No filme, Giácomo será Dona Flor, que dessa vez terá Marcelo Faria como Vadinho e Humberto Martins na pele de Teodoro, antes interpretados por José Wilker e Mauro Mendonça, respectivamente.

Segundo a atriz, o longa, do cineasta Pedro Vasconcelos, ainda não tem uma data certa para o início das filmagens, mas elas devem começar no final desse ano ou no início de 2013.

 

 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos