André Marques diz que já queria apresentar o "Vídeo Show" quando atuava em "Malhação"
Luana Borges
Do PopTevê
-
Luiza Dantas/CZN
André Marques posa na limousine do quadro "Rolé com o André" (18/7/2012)
O tempo traz mudanças. Há 29 anos no ar, o "Vídeo Show" passou por muitas. Ao longo do período, teve diferentes apresentadores, como Miguel Falabella, Tássia Camargo, Malu Mader e Paulo Betti, entre outros. Sem falar nas várias modificações de formato: já foi exibido apenas aos sábados; deixou de ser gravado para ser ao vivo e diário, para depois voltar a ser gravado novamente – mas sempre com o objetivo de resgatar momentos da programação da Globo, através de uma linguagem simples e direta. Em mais de um terço desse tempo, Ana Furtado, André Marques e Bruno De Luca fizeram parte do programa.
Há 10 anos, André assumiu o comando da apresentação – já acumulava dois como repórter – e Ana e Bruno fizeram sua primeira participação em matérias. "Nesses 10 anos, já participei do programa duas vezes. Tive um hiato onde fiz duas novelas: 'Páginas da Vida' e 'Caminho das Índias'", especifica Ana. "Quando eu fazia 'Malhação', o 'Vídeo Show' foi me entrevistar e falei que tinha vontade de apresentar o programa", recorda André que, em agosto, fará uma participação na novela infantojuvenil durante oito capítulos.
Tantos anos de trabalho dentro da mesma produção resultaram em um bom entrosamento entre os três. André e Ana, inclusive, gravam as "cabeças" do programa com tanta agilidade e sintonia, que não levam mais do que 20 minutos. "Procuramos tornar a apresentação o mais orgânica possível. A gente realmente sente o que a gente está falando e tem total liberdade para colocar caco", conta Ana.
Dentro da redação é onde a equipe trabalha nas pesquisas e na produção das pautas e os apresentadores gravam suas falas, de olho no "teleprompter". Algumas brincadeiras escapam. "Quem me conhece sabe que sou do mesmo jeito que no ar. Fico muito empolgado e algumas pessoas me dão uma freada, um puxão de orelha", entrega André.
Outro que parece estar sempre de bom humor é Bruno De Luca, que faz matérias para o "Vídeo Show" e comanda o quadro "Deu A Louca no De Luca", onde interage com as pessoas nas ruas, sempre fazendo alguma relação com algo da tevê que está sendo bastante comentado. "Uma coisa que me deixa feliz é ter descoberto esse nicho de gravar com a galera na rua, no meio de uma praça sem muita organização e conseguir tirar o melhor do povo, fazer ele rir de si mesmo", constata, antes de ouvir uma observação de Ana Furtado. "Sem organização não, sem roteiro", avisa ela, preocupada com o efeito negativo que a frase dita por Bruno poderia gerar. Esse jeito um pouco mais certinho da apresentadora acaba equilibrando os espevitados André e Bruno que, volta e meia, brincam um com o outro ou com quem estiver por perto. "A Ana também é brincalhona. Se deixarem, a gente pira", diz André.
A espontaneidade de André Marques, aliás, pode ser vista também no quadro "Rolé com o André". Nele, o apresentador recebe convidados em uma limousine adesivada em preto fosco. Além de tevê e muito espaço, o automóvel possui uma área reservada para guloseimas com frutas e amendoins. A ideia é que quem estiver passeando com André se sinta à vontade para uma conversa descontraída. "Tento perguntar o que as pessoas gostariam de saber. Com quem tenho mais intimidade, consigo tirar coisas bacanas. Quando é um parceiro, só sai besteira", revela ele, que estreou o quadro com a participação de Leandro Hassum e Marcius Melhem.
André, que também já entrevistou Claudia Raia e Gabriela Duarte na limousine, até tem um roteiro para seguir. Mas prefere deixar o improviso falar mais alto durante o bate-papo com os atores. "Tem uma pauta, mas a gente vai fazendo o que quer mesmo. Tenho pavor de roteiro, não gosto de decorar. Gosto de pegar na hora e olhar, até o que eu não sei, porque fica mais natural", acredita.