Avenida Brasil

No capítulo 100 de "Avenida Brasil", Carminha descobre que Nina é Rita; empregada consegue trunfo contra a vilã

Carla Neves

Do UOL, no Rio

No capítulo 100 de “Avenida Brasil”, que vai ao ar no dia 19 de julho, Carminha (Adriana Esteves) finalmente descobre que Nina (Débora Falabella) é Rita. No mesmo capítulo, Nina fotografa Carminha e Max (Marcello Novaes) transando e finalmente consegue as provas de que tanto precisava para incriminar a vilã.

Tudo começa quando Zezé (Cacau Protásio) conta à patroa que viu Nina (Débora Falabella) conversando com Nilo (José de Abreu) na mansão de Tufão (Murilo Benício). A empregada diz a Carminha que os dois discutiram e que Nina deu dinheiro ao velho do lixão.

Carminha fica perturbada com a informação e lembra do dia em que viu Nina discutindo com Betânia (Bianca Comparato). A vilã também lembra de quando Betânia admitiu que conhecia Nina e do dia em que perguntou a Nilo onde Betânia estava morando. Depois de muito pensar, Carminha chama Lúcio (Emiliano D’Avila) para ir com ela à casa da frentista. Chegando lá, eles começam a vasculhar o lugar.

Eles abrem gavetas, reviram papéis, pegam livros e caixas. Finalmente, Carminha encontra uma pasta com documentos de Betânia. Intrigada, ela observa os documentos e vê a carteira de trabalho da jovem com o nome Betânia de Almeida. De repente, Betânia chega com Valdo (João Henrique Gago). Lúcio agarra o rapaz e Carminha pressiona Betânia.

Carminha – Olá, Betânia... Betânia de Almeida. Então é esse o seu nome? Fala!

Betânia – Eu tenho muitos nomes! Essa carteira é falsa.

Carminha – Para de me enrolar! Se continuar mentindo pra mim, seu namoradinho vai se machucar de novo e dessa vez pra valer!

Valdo – Acaba com isso, Betânia! Para de proteger a outra!

Carminha – Outra?! Então... você não é mesmo a Rita?

Valdo – Vai, Betânia! Conta logo o que ela quer saber...

Betânia – Cala a boca, Valdo!

Carminha – Mas... Se você não é a Rita, então...

Betânia – Sai daqui! Sai ou eu chamo a polícia! Polícia!

Lúcio – Manda sua namoradinha parar de gritar!

Valdo – Betânia, para!

Betânia – Socorro! Polícia! Socorro!

Lúcio empurra Valdo para longe, pega a bolsa de Carminha e sai puxando a patroa, com medo de ser preso novamente. Os dois saem batidos. Betânia tem uma crise histérica e chora sem parar. Valdo a segura e diz que foi melhor assim.

Quando está indo embora com Lúcio, Carminha começa a se lembrar do dia em que Ivana a apresentou a Nina e ofereceu a moça para trabalhar como cozinheira na casa de Tufão. Ela também lembra do dia em que a chef de cozinha voltou à mansão depois de ter ido embora e de Valdo falando: “Vai, Betânia! Conta logo o que ela quer saber...”.

É aí que Carminha vai atrás de Nilo. Lúcio bate na porta e diz que é o serviço de quarto. Nilo abre a porta e vê Carminha com Lúcio, que forçam a entrada.

Nilo – O que você quer aqui, Carminha?

Carminha – O porco deixa o chiqueiro, mas o chiqueiro não deixa o porco!

Nilo – Ah, vai se danar... Que é esse, seu novo pau-mandado? Cansou do Maxwell? Vai, vai, vai, sai daqui, se manda!

Nilo vai se levantar, mas Lúcio ameaça. Ele fica sentado no chão, com medo.

Carminha – A Nina é a Rita, não é? Essa ratazana me enganou direitinho! A cobrinha tava na minha casa o tempo todo, como é que eu não enxergava? Do meu lado, só esperando pra me ferrar...

Nilo – Ih, você pirou de vez! Amalucou, é? Deu pra beber agora ou tá usando tóxico?

Carminha se aproxima de Nilo e mete a mão na cara dele com força. Ele vai revidar, mas Lúcio o ameaça. Nilo se encolhe e Carminha e Lúcio começam a revirar tudo: gavetas, guarda-roupa, roupa de cama. Eles pegam alguns livros e vão passando as páginas. Uma foto de Nina cai de dentro do livro.

Carminha – Ah, então é você, traste? É você, Rita! É você!

  • Divulgação/TV Globo

    Débora Falabella em cena de "Avenida Brasil" (6/7/12)

As provas da traição

Pouco antes disso, Nina terá seguido Max e Carminha até a chácara de Vargem Grande e conseguirá entrar no local e fotografar os dois transando. Alheios a ela, Max e Carminha riem, gemem, sussurram e se beijam apaixonados. A cozinheira fotografa imagens que não deixam dúvidas da relação do casal.

A cozinheira termina de fotografar os dois e vai saindo do seu esconderijo com muito cuidado para não ser vista pela dupla. Ela sai por onde entrou e anda pelo telhado da casa. No entanto, pisa em falso e uma telha se quebra. Carminha reage, levanta-se depressa e veste uma roupa. Max também se veste e os dois saem apressados.

Nina vem dos fundos, correndo apavorada, e deixa o boné cair.

Max – Aí! Não tem ninguém, não falei?

Os dois escutam o ronco do motor da vespa ao longe.

Carminha – Psiu! Ouviu isso? Um motor...

Max – Deve ter sido na estrada...

Carminha começa a olhar em volta, para investigar.

Carminha – Tinha alguém aqui, eu sei...

Max – Paranoia sua, Carminha! Tá vendo muito filme policial...

Carminha vê o boné no chão e logo o pega.

Carminha – Não disse que tinha gente na área?

Max – Esse boné deve ser do entregador do japonês que eu pedi pra gente... Vamos voltar lá pra dentro. Tava muito melhor... Vem...

E Max vai levando Carminha para dentro. Ela continua na paranoia, olhando em volta.

No mesmo capítulo, a família de Tufão (Murilo Benício) discute porque Carminha quer mandar Nina embora da mansão. Leleco (Marcos Caruso) e Tufão jogam sinuca e o pai aconselha o ex-jogador a ficar com Nina. Nina vai ao hospital visitar Jorginho (Cauã Reymond) e diz que tudo vai passar e que eles vão poder ficar juntos, já que agora ela tem as provas contra Carminha. Jorginho acorda e tem alta do hospital.

Outras cenas do dia 19 de julho
Santiago (Juca de Oliveira) conta para Lucinda que Nina foi à casa dele e levou o dinheiro do falso sequestro de Carminha.
- Cadinho (Alexandre Borges) e Alexia (Carolina Ferraz) escutam o barulho dos móveis sendo retirados de casa e descobrem que Pilar (Betty Faria) decidiu fazer uma reforma no local às custas do genro.
- Roni (Daniel Rocha) fica chateado e discute com Diógenes (Otávio Augusto) pelo pai ter mentido por tanto tempo sobre sua mãe Dolores (Paula Burlamaqui). Suelen (Isis Valverde) encontra Dolores e impede que a mãe de Roni vá ao encontro do rapaz.
- Cadinho vai a uma instalação artística em que Noêmia (Camila Morgado) está e transa com a ex-mulher. Noêmia mente para Verônica (Débora Bloch) e conta que dormiu com um rapaz 25 anos mais novo.
- Lucinda (Vera Holtz) está no fogão quando Nina chega e diz que sua vingança chegou ao fim.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos