"Errou, mete o carão", diz Aline Riscado sobre atuar como bailarina no "Domingão do Faustão"

Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

  • Playboy / Divulgação

    A bailarina Aline Riscado, do balé do "Domingão em Faustão", em foto da revista Playboy de junho

    A bailarina Aline Riscado, do balé do "Domingão em Faustão", em foto da revista Playboy de junho

Todo mundo erra, mas quando o passo em falso é mostrado em rede nacional, é necessária certa frieza para contorná-lo. A bailarina Aline Riscado, que atua no programa "Domingão do Faustão", sabe bem disso e tem até uma dica para quando a câmera flagrar um deslize. "Errou, mete o carão", recomenda, pouco antes de falar sobre sua aparição na capa da Playboy de junho durante bate-papo da TV UOL (veja a íntegra aqui).

Com a frase, Aline ensina que uma dançarina na tela da televisão deve tentar sorrir e improvisar durante alguns segundos, até sair de cena e recuperar a coreografia. "Você precisa mostrar que sabe enquanto a luzinha vermelha estiver acesa", diz. "Mas isso vem com a experiência, no começo eu também olhava para o lado ao errar."

Hoje confiante, a carioca de 24 anos precisou de quatro tentativas até ser aceita no balé da atração global. "Quando fiz o teste, eu estava amamentando, abaixo do meu peso, me sentindo feia, autoestima baixa", lembra a bailarina, que dança desde a infância. Aline precisou decorar 70 coreografias, com apenas dois meses de ensaios antes da estreia.

Casada com o ex-lutador Rodrigo Riscado há 3 anos, ela afirma que a chegada do bebê Nathan deu sorte para sua carreira. "Foi a partir do nascimento que as coisas começaram a dar certo na minha vida", diz Aline ao se lembrar do filho, hoje com quase 2 anos. Seis meses depois do parto, Aline finalmente conseguiu entrar no elenco do balé. "Fiquei quase dois anos sem poder ensaiar por conta da gravidez, estava em Vitória com o meu marido o tempo todo."

Crescimento
Passado o frio na barriga inicial, Aline se sente cada vez mais reconhecida entre os coordenadores do programa, incluindo o apresentador Fausto Silva. "Hoje em dia ele fala comigo, mas nem sempre foi assim. Eu demorei mais ou menos um ano até começar a ser notada de verdade", conta a bailarina, que comemora ter sido "promovida" ao papel de uma das líderes do grupo. "Hoje em dia estou na linha de frente, puxando o balé, as coreografias."

Assista ao bate-papo com Aline Riscado na TV UOL

A cada domingo, uma bailarina é escolhida para coordenar as danças e a nova capa da Playboy já entrou no revezamento. Apesar do crescimento, ela afirma não poder relaxar. "Segurança é algo que pode ser perigoso. Eu continuo a me esforçar todos os dias", diz. "As pessoas lá dentro sabem quem é disciplinado, quem presta atenção, quem não fica de conversa."

Orgulhosa de não ter faltado a um ensaio ou programa sequer, Aline já enfrentou até dor de barriga forte na frente das câmeras. "Acho que todo mundo sairia fora, mas eu aguentei", lembra.

Ligada ao balé clássico, hoje em dia ela não consegue mais manter as pernas grossas estendidas como no passado, mas diz ainda se lembrar da técnica aprendida. "Para aperfeiçoar é preciso seguir firme nos ensaios, fica 100% atenta, mesmo que erros aconteçam", diz.

Aline só não erra na dieta, que se não é rígida, costuma ter mais frango grelhado do que frituras. Ainda que um deslize ou outro aconteça em fast-foods, a tática da bailarina para manter a forma física está nos próprios ensaios das coreografias e em atividades de musculação. "Tento ir, no mínimo, duas vezes por semana à academia", diz. "A preparação física é importante, a gente está ali exposta com roupas curtinhas para o bem e para o mal."

UOL Cursos Online

Todos os cursos