"Heroína tem que sair do convento", diz Fernanda Montenegro sobre Nina de "Avenida"
James Cimino
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação/TV Globo
Fernanda Montenegro é Mary no episódio "Maria do Brasil" da série "As Brasileiras" (25/6/12)
A atriz Fernanda Montenegro, que encerra a temporada de “As Brasileiras” nesta quinta (28), é uma das telespectadoras célebres da novela “Avenida Brasil”. Em entrevista ao UOL, ela diz que assiste à novela sempre, elogia a performance de Adriana Esteves e de Débora Falabella e diz que caminho traçado pela personagem Nina está certo.
“O caminho que ela escolheu da vingança está certo. Quando a pessoa quer se vingar tem que se valer de métodos nem sempre louváveis. Gostei muito de o João [Emanuel Carneiro, autor] ter feito essa personagem que parece malvada. Para se vingar, a heroína tem que sair do convento”, analisa.
Fernanda, que reluta em fazer novelas porque considera o processo todo cansativo, disse que “em algum momento” vai acabar fazendo uma novela de João Emanuel Carneiro.
“Eu já fiz ‘Central do Brasil´, cujo roteiro foi escrito por ele, então acho que qualquer hora eu faço algum trabalho dele novamente. Mas só de assistir a novela dá pra imaginar o quanto aquele elenco está cansado”, pondera a atriz.
As Brasileiras
Ainda nesta quinta, Fernanda Montengro estrela o episódio final da série "As Brasileiras". Intitulado "Maria do Brasil, o episódio retrata uma atriz que "não deu muito certo". Segundo Fernanda, o episódio é uma homenagem à mãe do direitor Daniel Filho (morta há uma semana) e a seu marido Fernando Torres.
"Ela se chama Mary Torres, que é uma mistura dos nomes dos dois. É uma homenagem a essa gente que resiste no teatro, mesmo não dando muito certo na carreira."
Sobre a brincadeira que faz na vinheta de abertura da série (em vez de fazer uma pose sensual como todas as participantes, Fernanda Montenegro puxou as rugas e fez caretas), a atriz responde: "Fiz aquilo porque não posso concorrer com aquelas beldades todas", diz aos risos.
Questionada se Carminha pega Nina ou se Nina pega Carminha primeiro, a atriz foi categórica: “Em novela que se preze, a mocinha sempre pega a vilã. Agora, se a vilã vai ser crucificada, se vai fugir, aí é outra história”.