Cheias de Charme

"Já fiz dietas loucas para emagrecer", diz atriz, que interpreta gordinha em "Cheias de Charme"

Manu Moreira

Do Pop Tevê

  • Luiza Dantas / Carta Z Notícias

É comum que mulheres reclamem de seu peso. Na maioria das vezes, a briga é para perder alguns quilos. Em "Cheias de Charme", esse é o conflito de Ariela, personagem de Simone Gutierrez. "Com esse assunto, eu tenho certa experiência. Já fiz dietas loucas para emagrecer. Isso acaba me servindo para a personagem", compara, aos risos.

Com esse assunto, eu tenho certa experiência. Já fiz dietas loucas para emagrecer. Isso acaba me servindo para a personagem

Simone Gutierrez sobre interpretar a personagem Ariela

A atriz já interpretou personagens bem menos enxutas que a atual Ariela. Teve de engordar 20 quilos para interpretar a versátil Tracy no musical "Hair Spray", depois aproveitou parte do peso a mais para viver seu primeiro papel de destaque na tevê, a calada Lurdinha de "Passione" e, com 18 quilos a menos, emplaca na novela das sete da Globo. "Sou bailarina e hoje sei que é possível se dançar, por exemplo, quando se está mais gorda. Acho que esses personagens acabam servindo para ajudar na autoestima de muita gente", deseja.
 
Pop Tevê – Em duas novelas, seus personagens lidavam com problemas de aceitação. Primeiro em "Passione", Lurdinha lidava bem com o peso extra. Já em "Cheias de Charme", a Ariela sofre por ser gordinha. Como construir papéis tão opostos?
Simone Gutierrez– Quando o Silvio de Abreu me chamou para viver a Lurdinha de "Passione", a única referência que eu tinha é que ela seria muda. Que ninguém a deixaria falar. E que talvez ela revelasse um grande segredo no final. Depois fui sacar a questão de ela ser uma mulher gordinha mas que se aceitava muito. Tanto que terminava com um par romântico e sem nenhum trauma. A Ariela é totalmente diferente. Ela não aceita a sua forma e vive refém da "ditadura da beleza". Por serem opostas, mas levantarem, de certa maneira, a mesma questão, a minha experiência com a Lurdinha acabou servindo para a Ariela. Imaginar o oposto da minha personagem em "Passione" conseguiu me ajudar com a Ariela. E a adolescente gordinha em "Hair Spray" dançava muito! São histórias que vejo na vida, e acho que muitas mulheres já tiveram de encarar. Questões de vaidade.

Pop Tevê – Para fazer essas personagens, e ainda a Tracy da peça "Hair Spray", você teve de engordar e emagrecer muitos quilos algumas vezes. Como foi esse processo?
Simone Gutierrez – Empresto meu corpo para a minha profissão. Se eu tiver de engordar ou emagrecer muito, não me incomodo. Então, quando fui fazer o teste para o "Hair Spray" para interpretar a Tracy, de cara tive de engordar 20 quilos. E, mesmo assim, era a atriz mais magra na seleção. A exigência para a personagem era que a atriz realmente fosse gorda. Nada de enchimento. É uma gordinha que canta e dança muito. Durante a peça, o Silvio me viu e me chamou para a novela. O que é legal é que eu estar tão acima do peso não foi problema para me levar para a televisão. Eles gostaram do jeito que eu estava e isso acabou servindo para a Lurdinha. E o meu processo de emagrecimento foi natural. Fui reeducando a minha alimentação e fiz algumas massagens, como drenagem linfática. E me sinto flexível para ter de me caracterizar de diversas maneiras para personagens.

Pop Tevê – Você ingressou na carreira como atriz em um papel de mais destaque em "Hair Spray". Na época, você tinha 31 anos. Por que começou a atuar tão tarde?
Simone Gutierrez– Me formei em dança aos 23. E sempre tive vontade de trabalhar com algo relacionado à arte. Eu sou de Ribeirão Preto, e percebi que a cidade era pequena demais para poder crescer profissionalmente na minha área. Então fui para São Paulo. Lá passei muitos perrengues e acabei me descobrindo também como cantora. Eu não acreditava, mas fui conseguindo bicos assim e o negócio acabou acontecendo. Depois consegui uma graninha, fui para os Estados Unidos e tive contato com os musicais da Broadway. Ali me apaixonei e decidi que queria fazer isso pelo resto da minha vida. Voltei para São Paulo e comecei a correr atrás. A televisão acabou acontecendo depois, mas rolou um processo até descobrir uma cantora e depois uma atriz em mim. Foram alguns anos para entender tudo isso.

UOL Cursos Online

Todos os cursos