"Malhação" volta ao formato da primeira temporada e recupera índices de audiência

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/TV Globo

    Autor de novelas Ricardo Linhares na coletiva de "Insensato Coração" (5/1/11)

    Autor de novelas Ricardo Linhares na coletiva de "Insensato Coração" (5/1/11)

A temporada atual de "Malhação" chegou cheia de inovações dramatúrgicas, como um enigma que envolvia o número 1046 e um toque da série “Lost”. As novidades, no entanto, derrubaram o Ibope da trama, e a cúpula da Globo convocou o autor Ricardo Linhares, que participou da primeira temporada da novela, em 1995, para tentar recuperar os baixos índices de audiência.

Deu certo. Linhares voltou ao formato original e, com as mudanças, a novela teen chegou a conquistar 22 pontos no Ibope. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na grande São Paulo, no capítulo do dia 7 de junho. Segundo Linhares, a chave para alavancar a audiência foi investir nas histórias familiares e romances.

Ainda pode render muitas e muitas temporadas, desde que esteja em permanente renovação. Eu acredito em Malhação

Ricardo Linhares sobre o futuro da novela

“O público gosta de ver conflitos. O espectador quer se emocionar e se entreter. Note bem que conflito não quer dizer drama. Investi em tramas leves, românticas, contemporâneas, contadas num ritmo bastante ágil. Os capítulos estão sempre pontuados com eventos que reúnem grande parte dos personagens”, explicou.

Para continuar apostando no sucesso da trama, que está no ar há 17 anos, a emissora decidiu retornar ao formato inicial de "Malhação" para a próxima temporada, com histórias curtas, que duram, no máximo, duas semanas. Só que, desta vez, Ricardo Linhares não terá participação, mas acredita na característica que ele mesmo implantou na época para a novela.

“Eu e autora Ana Moretzshon implantamos a 1ª temporada de Malhação, há muitos anos. O único cenário era a academia de ginástica, onde se passava integralmente a ação, não havia cenas externas. Esta 1ª temporada de Malhação fez um tremendo sucesso, marcou época, era um formato inédito na TV brasileira e foi a base sólida a partir da qual o programa teve fôlego para durar até hoje. E, creio, ainda pode render muitas e muitas temporadas, desde que esteja em permanente renovação. Eu acredito em Malhação”, disse o autor, que escreverá os capítulos da trama até o final do ano.

UOL Cursos Online

Todos os cursos