Câncer mata atriz de "Desperate Housewives" dois dias antes de ela morrer na série

Do UOL, em São Paulo

Kathryn Joosten, atriz que interpretava a irônica e rabugenta Karen McCluskey da série "Desperate Housewives" morreu nesta sexta (1º) aos 72 anos devido a um câncer de pulmão. O drama real de Joosten foi retratado na série, cujo último episódio da temporada nos EUA foi ao ar dia 13 de maio e será apresentado no Brasil neste domingo (3), a partir das 18h, no canal a cabo Sony.

Vencedora de dois prêmios Emmy pelo papel (um em 2005 e outro em 2008), a atriz era ex-fumante e já tinha lutado contra um câncer no pulmão em 2001. Em 2009, enquanto se preparava para gravar a quinta temporada de série, recebeu dos médicos a notícia de que seu câncer voltara.

Joosten também participou de "The West Wing", "Scrubs", "Joan of Arcadia", "My Name Is Earl" e "General Hospital" antes de entrar para o elenco da série de Marc Cherry em 2004. Ela era uma personagem coadjuvante na trama, mas devido ao tom sarcástico dado pela atriz ao papel, acabou ganhando mais destaque.

Kathryn Joosten começou a atuar após se separar do marido em 1980 e largar seu emprego em uma casa de repouso em Ilinois.

Felicity Huffman, a Lynette da série, disse no Twitter que "todas suas preces estão com a família de Katherine Joosten", que era uma "mulher surpreendente e uma excelente atriz".

Dana Delany, que também participou da série, disse no microblog que Kathryn falou aberta e apaixonadamente sobre seu câncer e que "todos perdemos com sua partida".

Spoiler

Após oito temporadas no ar, "Desperate Housewives" termina com o julgamento de Bree (Marcia Cross), acusada injustamente de ter matado o padrasto de Gabrielle Solis (Eva Longoria), que a estuprou quando ela ainda era uma criança.

Quem praticou o crime, na verdade, foi o marido de Gabi, Carlos (Ricardo Chavira). Para que ele não fosse preso, Gabi, Bree, Susan (Teri Hatcher) e Lynette (Felicity Huffman) ocultam o cadáver no primeiro episódio, o que se torna o mote principal dessa temporada, que também tem a participação de Vanessa Williams no papel de Renee.

A participação da senhora McCluskey é crucial no fim da história. Sofrendo de um câncer terminal na série, a personagem confessa o crime e inocenta Bree. O episódio final, que foi ao ar nos Estado Unidos em 13 de maio, teve duas horas de duração e foi visto 11,1 milhões de pessoas, segundo o instituto Nielsen.

Atriz não queria "morrer"

Quando foi convidada a integrar o elenco de "Desperate Housewives", a atriz fez seu criador prometer em público que ele não a mataria, pois já havia sido "morta" em "The West Wing". A promessa foi mantida até o final da última temporada. Segundo reportagem da "Entertainment Weekly", o roteirista Marc Cherry resolveu quebrar a promessa e preparou o final emblemático para a personagem, não sem antes consultá-la.

“Marc veio até mim e disse: 'Eu sei que prometi não matá-la, mas é o fim da série... Você se importaria se a gente colocasse a história do seu câncer?' Minha resposta foi: 'Não, eu acho que é uma boa ideia. Eu já estava preparada para qualquer dessas porcarias de fim de novela mesmo...' Óbvio que todos caimos na gargalhada!"

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos