Gabriela

Primeiro capítulo de "Gabriela" terá Juliana Paes seminua em praia

Luiz Francisco

Do UOL, em Salvador

Com muita chuva em Salvador e a baía de Todos os Santos como cenário, algumas imagens do primeiro capítulo de “Gabriela”, a nova novela das 23h da Globo, foram apresentadas na noite desta segunda-feira (21) em um restaurante da capital baiana. O remake, que estreia no dia 19 de junho, começa com uma briga por terras e Juliana Paes, muito bronzeada, com partes do corpo à mostra em uma praia.

“Fizemos um pequeno clipe porque queremos deixar as emoções para a estreia da trama”, disse Walcyr Carrasco, autor da novela. Baseado no livro “Gabriela, Cravo e Canela”, um dos maiores sucessos do escritor Jorge Amado (1912-2001), o folhetim foi exibido pela primeira vez em 1975, com a atriz Sônia Braga no papel principal.

“Jorge Amado faz parte da minha formação. Li ‘Gabriela’ quando tinha uns 12 anos e reli algumas vezes. Fazer a novela era um projeto antigo e nada melhor do que levar ao ar a nova adaptação no ano em que se comemora o centenário de nascimento de um dos mais importantes escritores da América Latina”, afirmou Carrasco.

Com um vestido de renda e cabelos presos, Juliana Paes disse que não teme qualquer tipo de comparação com o trabalho realizado por Sônia Braga. “Construí cena a cena, coloquei o melhor de mim. Sei que minha responsabilidade é muito grande, mas não sou eu quem vai julgar o meu trabalho.” A atriz disse que assistiu “muito pouco” da primeira versão. “É uma cilada imitar um trabalho que foi muito bem feito. Por isso, preferi me concentrar apenas no texto”, afirmou.

Questionada sobre os que a consideram “velha” para o papel, Juliana foi diplomática: “Todo mundo tem o direito de achar o que quiser. Só espero surpreender as pessoas, inclusive as que acham que não tenho o perfil ideal para interpretar Gabriela”, ressaltou.

Novela não é viável

Muito descontraída, a cantora Ivete Sangalo (Maria Machadão) disse que ficou muito feliz ao saber que seria a dona do Bataclan, o cabaré mais agitado de Ilhéus na primeira metade do século 20. “Minha vida é um brega mesmo”, brincou. Ivete Sangalo descartou a possibilidade de continuar trabalhando como atriz. “Novela para mim não é viável por uma questão de logística. Moro na Bahia e faço, em média, 12 shows por mês. Portanto, é impossível dedicar muito tempo para as gravações”, a não ser em casos excepcionais.”

A atriz Maitê Proença (Sinhazinha Mendonça), que novamente vai interpretar uma adúltera, disse que Jorge Amado “é um ótimo autor para quem não tem o hábito de ler”. “Os seus livros são deliciosos e os personagens, incríveis. As pessoas começam a ler e não param mais.” Maitê Proença também acha que sua imagem não “fica cansada” por interpretar muitas adúlteras. “Não existe folhetim sem adultério, sem traição. Isso (adultério e traição) faz parte da vida.”

UOL Cursos Online

Todos os cursos