"Sou sem limites", diz Rodrigo Faro ao dublar Adele para o quadro "Dança Gatinho"

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

  • Leonardo Soares/UOL

    Rodrigo Faro se transforma na cantora britânica Adele para o quadro "Dança Gatinho" durante gravação do "O Melhor do Brasil", na Rede Record (15/5/2012)

    Rodrigo Faro se transforma na cantora britânica Adele para o quadro "Dança Gatinho" durante gravação do "O Melhor do Brasil", na Rede Record (15/5/2012)

Apresentador do programa "Melhor do Brasil", na Record, Rodrigo Faro tornou famoso o quadro "Dança Gatinho", em que personifica astros e estrelas da música pop nacional e internacional.

Em 3 anos, Faro já passou por  mais de 150 caracterizações, incluindo a cantora britânica Adele, cuja gravação o UOL acompanhou no estúdio na tarde desta terça-feira (15). "Não tenho limites, não me importo com aparência, em me vestir de mulher...", descreve-se. "O Rodrigo é gente como a gente", diz a figurista Cinthia Taranto.

Tudo surgiu com uma homenagem a Michael Jackson por ocasião da morte do cantor.  Apesar de se envolver na escolha dos personagens, os nomes são fechados em  parceria com a produção, a partir de uma sugestão do público no blog do programa.

“É legal a gente fazer essas produções, né? Faz tempo que não escolhíamos uma mulher”, comenta Faro, metido em um roupão, enquanto 14 pessoas acompanham sua transformação. “O público gosta muito quando eu imito um popstar. Isso aconteceu com a Lady Gaga e Michael Jackson, que foram os mais desafiadores por conta das coreografias."

Não vou deixar o 'Melhor do Brasil', esse é o meu filho. Agora sobre o reality show "Ídolos", o apresentador não sabe se continuará - O programa exige uma rotina de viagem que não dá pra mim agora, acho difícil continuar, explica

Quando a música exige uma coreografia, é necessário pelo menos duas horas de ensaio do apresentador, o que não aconteceu com  Adele, pois o apresentador só teve 1h para pegar os trejeitos da cantora e se caracterizar. Depois da escolha, a figurinista Cinthia demora três dias para preparar o figurino e Rodrigo pelo menos três dias para desfazer-se completamente do personagem. "Já fui para uma reunião maquiado", lembra Faro.

“As pessoas se identificam comigo independentemente da classe. Me considero popular, sou um cara que vim do povo, da classe média. Minha mãe é professora”, diz Rodrigo, que tem uma das plateias mais disputadas na Record, com 250 pessoas em cada gravação.

De acordo com o apresentador, o retorno do público pode ser sentido nas ruas. “Recebo muito carinho do público, inclusive de homens que dizem ter voltado a assistir programas de auditório por causa da minha naturalidade com as câmeras”, conclui.

Rodrigo diz que entre seus "Ídolos" estão Silvio Santos e Chacrinha no estilo de fazer humor para auditório. Mas que aprendeu a desenvolver seu próprio estilo.

Rodrigo Faro se transforma em Adele
Veja Álbum de fotos

Novo programa

Faro diz que seu futuro na emissora envolve um programa ainda sem formato definido que estreará depois das Olimpíadas de Londres. A única coisa que Faro diz saber sobre o projeto é que terá cerca de duas horas e meia de duração, 10 quadros por semana e que será diário. “Agora que vou realmente me testar,  nos outros programas sempre estava substituindo alguém”, diz. "Não vou deixar o 'Melhor do Brasil', esse é o meu filho". Agora sobre o reality show "Ídolos", o apresentador não sabe se continuará - "O programa exige uma rotina de viagem que não dá pra mim agora, acho difícil continuar”, explica.


"O Melhor do Brasil"

Quando: Sábado (26), às 17h15

Onde: Record

UOL Cursos Online

Todos os cursos