"Desenvolvi compulsão por remédios", revela Vanusa ao "Fantástico"

  • Reprodução/"Fantástico"

    A cantora Vanusa em entrevista ao "Fantástico" sobre sua crise pessoal (13/05/2012)

    A cantora Vanusa em entrevista ao "Fantástico" sobre sua crise pessoal (13/05/2012)

Enfrentando uma crise pessoal, Vanusa afirmou ao "Fantástico" deste domingo (13) sobre seu vício por remédios. "O que eu tenho é uma adicção. Adicção é uma doença. Eu tomava muitos remédios de tarja preta. Eu desenvolvi a compulsão por remédio", disse ela em entrevista ao programa.
 
A dependência, que já dura dez anos, começou quando Vanusa passou a misturar vários medicamentos. "Eu tomava para dormir. Quando eu acordava eu tomava dois antidepressivos e depois no final da tarde, quando começava a cair a produção, eu tomava mais um", lembrou. Ela disse que se automedicava e usava remédios também para emagrecer, para controlar a pressão, para labirintite, para dor de cabeça, e ainda ingeria bebida alcoólica junto.
 
Vanusa ainda falou sobre os episódios recentes de esquecimento, como o dia em que não conseguiu cantar o hino nacional em uma apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo. "A minha vontade era sumir. Era desaparecer", contou. "Minha mão tremia. Eu não lembrei que eu tinha parado de tomar o remédio. Tanto é que eu fui para o show sem me arrumar, não me maquiei direito. E chegou, não deu outra", falou.
 
Em 29 de novembro, depois de errar novamente a letra de uma música em show da premiação "Sexo MPB", ela chegou a dizer que estava pensando em abandonar a carreira e que sofria muito por conta da depressão e dos episódios de esquecimento. 
 
Vítima de depressão crônica, Vanusa decidiu se internar em uma clínica de reabilitação no dia 3 de dezembro de 2011 porque a doença estava atrapalhando, principalmente, seu desempenho profissional.  "Você começa a achar que o mundo te esqueceu, que as pessoas não te amam, que você não é digna de amor, que você não é digna de estar viva. E aí vêm os pensamentos recorrentes de suicídio", lamentou ela. Vanusa recebeu alta no final de abril deste ano.
 
Vanusa gravou mais de 20 discos durante os 44 anos de carreira, que lhe rendeu muito dinheiro. "Eu gastei com roupa de show, com os meus filhos e com a família. Eu proporcionei a eles o que eu podia proporcionar de melhor e ponto", disse. Mas ela chegou a perder um apartamento, e agora os filhos ajudam a mãe financeiramente. Ela está sem fazer shows desde o fim de 2011. "Eu tenho uma dívida com o condomínio do meu apartamento que eu deixei de pagar".
 
No programa, Vanusa garantiu que não vai abandonar a carreira. "Eu não penso em parar de cantar, porque cantar é um lado da minha vida muito importante. Começar de novo e contar comigo, vai valer à pena ter me conhecido", disse ela.

UOL Cursos Online

Todos os cursos