Com sátira social, "Que Rei Sou Eu?" reestreia nesta segunda (7) no canal a cabo Viva

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Viva

    Cláudia Abreu, Tato Gabus Mendes, Antônio Abujamra, Tereza Rachele Mila Moreira em cena da novela

    Cláudia Abreu, Tato Gabus Mendes, Antônio Abujamra, Tereza Rachele Mila Moreira em cena da novela

No ano de 1989, o Brasil era um país onde havia hiperinflação e que teria sua primeira eleição democrática para presidente após mais de duas décadas de ditadura. Também era o ano em que a França comemoraria o bicentenário de sua Revolução Francesa, momento histórico em que a classe média derrubou a monarquia absolutista de Luís 16 e tomou o poder.

Essa conjunção de fatores levou o autor Cassiano Gabus Mendes a escrever uma novela cômica e carregada de crítica social chamada “Que Rei Sou Eu?”. O folhetim foi um grande sucesso de audiência no horário das 19h e volta a ser exibida hoje, à 0h15, no canal a cabo Viva.

A trama gira em torno do fictício reino de Avilan, onde o rei Petrus 2º (Gianfrancesco Guarnieri) agoniza em seu leito de morte. Sua mulher, a histérica rainha Valentine (Tereza Rachel), aguarda ansiosa para tomar o poder e governar o reino com a ajuda do bruxo Ravengar (Antonio Abujamra), já que o rei não possui herdeiros homens.  No entanto, o rei deixa um testamento avisando que tem um filho bastardo, o que deixa a corte toda temerosa de perder seus privilégios.

Paralelamente, Jean Pierre (Edson Celulari), uma espécie de Robin Hood da história, lidera uma rebelião contra o poder sem limites da rica corte que explora a faminta população de Avilan com impostos aviltantes. Em meio a lutas de esgrima e muita sátira à corrupção imperante no país, “Que Rei Sou Eu?” mostra, já em sua abertura, que o poder corrompe o ser humano desde os primórdios da civilização.

No elenco também estão Claudia Abreu, Marieta Severo, Daniel Filho, Jorge Dória, Natália do Vale, Tatu Gabus e uma participação especial da hilária Dercy Gonçalves.

Veja abaixo trechos do primeiro capítulo:

Veja cenas do primeiro capítulo de "Que Rei Sou Eu?"

UOL Cursos Online

Todos os cursos