"Nós todos já amamos alguém que não devíamos", diz ator que é amante da própria irmã em "Game of Thrones"

Ian Spelling

Do "New York Times"

  • AFP

    O ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau, da série "Game of Thrones"

    O ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau, da série "Game of Thrones"

O ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau já esteve em uma série que mal durou uma temporada, outra que nunca passou do piloto e em uma terceira que superou todas as expectativas, transformando-se em um fenômeno mundial da cultura pop. Elas são, respectivamente, “New Amsterdam” (2008), “Virtuality” (2009) e a atual “Game of Thrones”. Nesta última, o ator vive o personagem Jaime Lannister, da Casa de Lannister. Jaime ama sua irmã gêmea, a rainha Cersei (Lena Headey), e os dois têm um filho. A despeito da polêmica, o ator diz ser fascinado pelo papel.

“Eu acho que ele é de algum modo humano, que todos nós podemos nos reconhecer nele. Nós todos já amamos alguém que não devíamos. Nós todos já agimos movidos pela paixão e, talvez, nem sempre do modo que deveríamos. Há tantas outras coisas. Ele é tridimensional, assim como são todos os personagens.”

E continua: “Eu sou fascinado por Jaime”, diz Coster-Waldau. “Na última cena do primeiro episódio, ele estava fazendo sexo com Cersei e, então, ele empurra Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright) pela janela. Ele tentou matar um menino inocente, mas diz: ‘As coisas que faço por amor’. Aquilo foi muito, muito sombrio e surpreendente, e me fez dizer: ‘De que diabos se trata isso?’ Isso acendeu algo e não parou mais.”

Sobre o sucesso da série, o dinamarquês se diz impressionado com o visual. “Eu sabia que as pessoas amavam os livros [de George R.R. Martin] e sabia que os roteiros eram fortes, que Dan Weiss e David Benioff [os produtores executivos] são roteiristas fantásticos, mas eu não esperava por todo seu visual, que realmente me impressionou quando assisti a série pronta. Quando você está filmando, você vê apenas fragmentos dela. Eu não tinha ideia de que eles conseguiram dar a todos esses mundos sua própria atmosfera, suas próprias características.” O ator também acha surpreendente o fato de a série ter atraído muitos espectadores que desconheciam a história.

Falando por telefone de um quarto de hotel no norte da Itália, onde está passando férias com sua família, Coster-Waldau não está brincando quando descreve “Game of Thrones” como “complicada”. A história se desenrola por todos os Sete Reinos de Westeros e segue as várias famílias governantes e mais de uma dúzia de personagens principais. Essa trama –entre muitas outras, algumas familiares e várias novas– será explorada em detalhes quando “Game of Thrones” retornar à “HBO” para sua segunda temporada, em 1º de abril.

“Eu não posso dizer muita coisa. Eu só posso dar pistas, caso contrário eles matarão você. Eu acabei de assistir aos dois primeiros episódios e fiquei eletrizado. No ano passado, havia a sensação de que só podíamos surpreender de modo positivo, porque era uma aposta muito alta, a série toda, para a ‘HBO’. Agora, com esta temporada, devido ao seu sucesso, nós temos que estar à altura da temporada anterior”, completa o ator.

Tradução: George El Khouri Andolfato

UOL Cursos Online

Todos os cursos