"É muito melhor do que eu podia imaginar", diz Fátima Bernardes ao ganhar prêmio de melhor jornalista no "Melhores do Faustão"

Paula Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Felipe Assumpção e Anderson Borde / AgNews

    A jornalista Fátima Bernardes posa com o prêmio do Melhores do Faustão que levou na categoria jornalismo (31/3/2012)

    A jornalista Fátima Bernardes posa com o prêmio do Melhores do Faustão que levou na categoria jornalismo (31/3/2012)

Fátima Bernardes ganhou o prêmio de melhor jornalista de 2011 durante o "Melhores do Faustão", gravado neste sábado no Rio de Janeiro. O reconhecimento fechou com chave de ouro sua carreira como apresentadora do "Jornal Nacional". Fátima concorria com o marido William Bonner e sua substituta Patrícia Poeta. "É muito melhor do que eu podia imaginar. Quando saiu a indicação eu ainda estava no ar. E depois recebi um e-mail informando que eu estava na final. Então, lembrei que seria muito legal se eu ganhasse", recordou. 

William não compareceu à gravação do programa porque sua mãe, Maria Luiza, sofreu uma queda enquanto o jornalista se dirigia ao Projac. 

O prêmio Melhores do Ano destaca profissionais da televisão, música e jornalismo. Marcelo Serrado foi o primeiro nome a ser anunciado, vencendo na categoria de melhor ator coadjuvante, pelo seu desempenho interpretando o Crodoaldo, na novela “Fina Estampa”. Emocionado, Marcelo comentou que já esperava a premiação. "De certa maneira eu tinha uma esperança. Na primeira semana de gravação eu percebi que os câmeras estavam sorrindo muito, a equipe estava se divertindo. Ali percebi que o personagem iria crescer", revelou.

Em maio, Marcelo começa a gravar o remake da novela "Gabriela", com direção de Walcyr Carrasco. Enquanto as gravações não começam, o ator está aproveitando para praticar boxe. "Estou fazendo aula para perder a mão mole", contou aos risos.

Já na categoria de melhor atriz coadjuvante, Cássia Kiss levou o troféu por seu papel na novela "Morde e Assopra". "Sou de origem humilde, filha de analfabeto, mas não sou humilde. A Dulce veio para treinar isso em mim. Sou generosa, mas confesso que não sou humilde", admitiu, ressaltando a importância desse sentimento. Sobre ser premiada, a atriz disse que já está acostumada, e que para ela o importante é trabalhar em equipe. "O grande barato é saber que ninguém está sozinho. Independente do personagem o bom é contar histórias com a ajuda de um grupo", afirmou.

Ainda na área da dramaturgia, na categoria melhor ator, o reconhecimento foi para Gabriel Braga Nunes, por seu papel de vilão, em "Insensato Coração". "Eu me senti muito bem nesse personagem. Isso é muito bom. Um diferencial poder fazer um trabalho completamente envolvido", contou.

Os pequenos também tiveram momentos de gloria. Na categoria atriz mirim, o prêmio foi para a encantadora Jesuela Moro, que aos cinco anos de idade ganhou os telespectadores de "A vida da gente", interpretando a simpática Júlia. "Não sabia que eu ia ganhar. Fiquei muito ansiosa um dia antes", falou desconcertada. A mãe coruja era só orgulho: "Ela é meu biscoitinho lindo. Sempre me surpreende".

Giovanna Lancellotti foi contemplada com o prêmio melhor atriz revelação, por interpretar a Cecília, de "Insensato Coração". Queridinha das redes sociais, a atriz contou que pediu ajuda dos amigos e familiares. "Eu não esperava. Sei que o Twitter é uma ferramenta forte. Isso pode ter ajudado sim. Minha família também fez uma campanha com os amigos. Alguns até ficaram com calo nos dedos", garantiu sorrindo. A atriz está com visual diferente para encarar sua nova personagem Lindinalva, em "Gabriela". "Fiquei com dó de cortar o cabelo. Mas, guardei o rabo de cavalo. Ainda está comigo", disse.

Minha família também fez uma campanha com os amigos. Alguns até ficaram com calo nos dedos

Giovana Lancellotti, ao vencer o prêmio de "Melhor Atriz Coadjuvante"

Aos 50 anos, Domingos Montagner levou o prêmio de melhor ator revelação, e disse que seu reconhecimento chegou na hora certa. "Eu ainda me sinto jovem. A nossa profissão só melhora com a idade. Nosso conhecimento na televisão é aprimorado com o tempo. Não vejo isso como demérito", comentou. Para encerrar as homenagens na área da dramaturgia, foi anunciado o prêmio de melhor atriz, entregue a Lilia Cabral, por seu destaque ao interpretar a Griselda, de "Fina Estampa". "Minha maior preocupação era mostrar que a Griselda era verdadeira. Eu estava muito insegura e com medo da crítica. Ainda bem que deu certo", disse emocionada.

Rodrigo Sant’anna comemorou o aniversário ao lado de Thalita Carauta, recebendo o prêmio de melhor comediante. Os humoristas que animam as noites de sábado no "Zorra Total", ficaram realizados com o reconhecimento. "Sem dúvida esse foi meu melhor presente de aniversário. Pelo menos simbolicamente. Porque o presente do reconhecimento e da gratidão acontece todos os dias", afirmou Rodrigo, que completou 31 anos neste sábado (31). "A gente sabe da popularidade dos personagens, mas não tínhamos certeza da vitória", contou Thalita.

Falando agora de música, não foi surpresa a divulgação de música do ano para o hit "Ai Se Eu Te Pego", de Michel Teló. O prêmio de melhor cantora foi para Paula Fernandes, que comemorou surpresa. "Não vou dizer que venci. É um momento de brindar a boa música brasileira e a voz feminina", concluiu. Já a determinação foi fundamental para o reconhecimento do mineiro Léo Magalhães como revelação musica. "Eu sempre tive a perseverança de que um dia estaria no palco do Faustão", disse ao receber o prêmio. "A gente trabalha o ano todo dando o melhor. Acho que o carinho que tenho pelo público que me trouxe aqui", comentou o ator que tem 10 anos de carreira.

  • Faustão posa durante a entrega de prêmio no Rio

Pela 3ª vez consecutiva Vitor e Léo ganhou na categoria melhor dupla. Mesmo veteranos, os músicos afirmaram que ainda sentem frio na barriga. "Existe sim um pouco de nervosismo. Mas, a produção do programa quebra o gelo servindo champanhe antes de entrarmos", contou Vitor sorrindo. Para a dupla, o prêmio é resultado do carinho que eles dedicam aos fãs. "Nós não somos de pedir voto. Senão vira troca, tem que ser espontâneo. Nada contra quem faz, mas nós não gostamos", assumiu. Também acostumado a ser reconhecido no programa, Luan Santana levou o título de melhor cantor. "Essa é a quarta vez que ganho. A primeira foi como ‘revelação’. Ano passado levei dois prêmios para casa: ‘Melhor Música” e “Cantor”. meus fãs votaram, confio neles. Estou muito feliz", frisou Luan.

Fausto Silva afirmou ser parcial na hora de anunciar, disse que apenas torce para quem trabalha com vontade. "Você sempre espera que seja alguém que está concorrendo há muito tempo, alguém que está trabalhando com verdade", observou. "Essa reunião é muito gostosa. É muito bom parabenizar alguém por um bom trabalho", finalizou.  Bibi Ferreira encerraria o programa comemorando seus 90 anos idade, com um número especial, cantando Edith Piaf, mas não pode comparecer na gravação.

Confira a lista completa de indicados e vencedores (em destaque):

Comediante
Andrea Beltrão e Fernanda Torres – ‘Tapas & Beijos’
Leandro Hassum e Marcius Melhem – ‘Os Caras de Pau’
Rodrigo Sant’Anna  e Thalita Carauta – ‘Zorra Total’

Cantora
Ana Carolina
Ivete Sangalo
Paula Fernandes

Ator/Atriz Mirim
Gabriel Pelícia
Jesuela Moro
Klara Castanho

Ator Coadjuvante
André Gonçalves
Marcello Novaes
Marcelo Serrado

Atriz Revelação
Bruna Linzmeyer
Giovana Lancellotti
Tainá Müller

Cantor
Luan Santana
Michel Teló
Seu Jorge

Banda ou Dupla
Fernando e Sorocaba
Jorge e Mateus
Victor e Léo

Jornalismo
Fátima Bernardes
Patrícia Poeta
William Bonner

Ator
Bruno Gagliasso
Gabriel Braga Nunes
Rodrigo Lombardi

Música do Ano
“Ai Se Eu Te Pego” (Michel Teló)
“Balada” (Gusttavo Lima)
“Pra Você” (Paula Fernandes)

Atriz Coadjuvante
Cassia Kiss Magro
Deborah Secco
Julia Lemmertz

Revelação Musical
Bom Gosto
Gaby Amarantos
Léo Magalhães

Atriz
Christiane Torloni 
Gloria Pires
Lilia Cabral

Ator Revelação
Domingos Montagner
Klebber Toledo
Paulo Rocha

UOL Cursos Online

Todos os cursos