"No humor existe um antes de Chico e depois de Chico", diz Rafael Cortez sobre Anysio; veja repercussão entre artistas

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/TV Globo

    Chico Anysio em noite de autógrafos no Rio Design Barra

    Chico Anysio em noite de autógrafos no Rio Design Barra

A morte do humorista Chico Anysio na tarde desta sexta-feira (23) repercutiu no meio artístico e tornou-se logo em seguida um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

Comediante da nova geração e repórter do "CQC", Rafael Cortez disse ao UOL por telefone que Chico Anysio foi um divisor de águas no humor. "No humor existe um AC e um DC: antes de Chico e depois de Chico. Isso mostra o impacto dele no universo do humor. Sempre muito gentil, conversava e ouvia a todos.  Ele era grande no que fazia e, ao mesmo tempo, muito generoso e afável com a nova geração. Uma grande perda", disse.

Já o humorista Orlando Drummond, que conheceu Chico há 49 anos e interpretou o personagem Seu Peru na "Escolinha do Professor Raimundo", disse que lamenta a morte do amigo. "Lamento muito, ele sofreu tanto até aqui... Para mim, é um amigo de tantos anos... Trabalhamos juntos muitos e muitos anos e continuamos juntos no [canal] Viva. Diariamente mato as saudades com ele... É a vida. Também já vou fazer 93 anos, sinto muito, não tenho palavras para descrever. Que descanse em paz", disse.

Veja outras declarações sobre a morte de Chico Anysio

 
Nós, humoristas, estamos órfãos, mas muito agradecidos. Ele era um ator, redator, um exemplo de multi talentos. Ele ajudava quem precisava e quem não precisava, era um exemplo de generosidade para qualquer um. Ele começou no rádio, e ouvi ele pela primeira vez no Ceará. Só me encontrei com ele quando vim para o Rio. Ele me ensinou muito, nunca me esqueci. Demoraria um ano para falar dele, ele trabalhou em todas as televisões do Brasil e sempre foi uma explosão, e queria continuar trabalhando. Nunca se entregou.
Renato Aragão, humorista, por telefone
Chico Anysio sempre foi lembrado durante toda sua vida pela qualidade do seu trabalho e continuará sendo lembrado pelo mesmo motivo depois de ter partido. Quem está na luta todo dia sabe que isso não é fácil, é algo realmente para poucos... seu legado é inspirador.
Danilo Gentili, humorista, por e-mail
Chico Anysio faz parte da história da comunicação do país. Sempre foi um profissional à frente do seu tempo. Nos anos 60, 40 anos antes de começarmos com esse movimento de stand-up comedy, ele já fazia comédia de cara limpa com um texto brilhante. Puxei o saco mesmo. Sou muito fã.
Rafinha Bastos, humorista, por telefone
No fundo foi um alívio, porque ele sofria há muito tempo. É claro que perdemos um grande comediante e, mais importante, um cara que lançou tanta gente. O cara ser comediante genial e hilário é incrível, mas ainda por cima ser generoso e abrir portas, levantar a bola de amigos e novatos... Ele sabia que para ser um bom comediante precisava também estar ao lado de bons roteiristas e comediantes. Ser só genial não bastava, era preciso estar cercado de gente boa. Ele era genial e generoso. Qualidade que no meio, onde o ego impera, vale muito. É muito difícil ver genialidade e generosidade em uma só pessoa.
Fábio Porchat, humorista, por telefone
Sou da geração que viu os programas dele, imitava um personagem ou outro... Gostava muito do Alberto Roberto, que era engraçadíssimo. Ele conseguia ser elegante e ao mesmo tempo poopular, sem ser escatológico. Ele é a prova de que tem como ser popular e se comunicar bem, sendo elegante. Ele me falou uma coisa incrível sobre a popularidade: 'Meu querido Marcelo, o artista, precisa se comunicar, se ele não se comunica, ele não é artista'. É um exemplo que levei para a vida. O artista não tem que ter essa culpa em ser popular.
Marcelo Médici, humorista, por telefone
Se vai o mestre dos humoristas. Seu estilo e seu humor eram vários estilos e eram todos os humores, influenciaram gerações de comediantes e espectadores. Muitas foras as alegrias, e que sua paz seja tão grande quanto foram nossos sorrisos. E a gente fica aqui, chico, tentando lembrar de tantos momentos bons, tentando rir ao invés de chorar.
Bruno Motta, humorista, por e-mail
O Chico foi uma grande referência para nós artistas. Um grande ator e autor. Lutou pela vida até o final. Ele demonstrou humor nos últimos momentos.
Marcelo Picchi, ator, no hospital Samaritano, no Rio
O Chico Anysio é uma grande referência no humor. Foi um dos precursores da stand up comedy no Brasil. Ele era tão completo, que podemos dizer que foi o único comediante a inspirar todas as áreas do humor. Ele influenciou quem faz stand up, quem atua com personagens, a turma do improviso, a comédia no teatro, na televisão e no rádio.
Mau Meirelles, novo integrante do "CQC", por e-mail
É um dia muito triste, a genialidade e a importância do Chico para a comédia são indiscutíveis. Trabalhou até o fim da vida e deixou uma obra absurda. Descanso merecido.
Murilo Couto, humorista, por e-mail
Chico [Anysio] teve uma importância fundamental na minha vida, ele me incentivou a seguir a carreira de humorista. A comédia brasileira perdeu seu maior gênio. Não podemos esquecê-lo nunca É muito duro perdê-lo.
Lúcio Mauro Filho, ator, em entrevista à Globonews
Chico Anysio foi um homem importante para a história do Brasil . Ele deu a oportunidade de novos e velhos comediantes se conhecerem. Trabalhar com ele na 'Escolinha' [do Professor Raimundo] foi um grande aprendizado. Ele trabalhava de forma profunda.
David Pinheiro, o Armando Volta (Sambarilove) da "Escolinha do Profressor Raimundo", em entrevista à Globonews
É um luto nacional. Chico é um herói nacional. Ele é um guerreiro, lutou até o último minuto. Estou com o meu coração dilacerado, de tanto que amava esse homem.
Agildo Ribeiro, humorista, em entrevista à Globonews
O Brasil inteiro estava vivendo essa agonia, é uma morte que deixa o país inteiro comovido. Chico é o maior criador do Brasil, ele é insubstituível.
Jô Soares, apresentador, em entrevista à Globonews
Nunca mais vai ter Pelé e nunca mais vai ter Chico Anysio. Nenhum ator que eu conheça conseguiu fazer a quantidade de personagens do Chico.
Ziraldo, cartunista, em entrevista à Globonews
Perdemos o maior ator comediante do mundo. Nunca houve na história da comédia mundial quem tenha feito o que o Chico Anysio fez. Quase 400 personagens. Uma fonte de arte. Ele se tornou o maior ator do mundo, de todas as épocas. Foi um grande colega, um grande amigo, uma pessoa extraordinária. O Chico era um paizão. Aquela escolinha abrigou muita gente. Alguns que já estavam quase esquecidos. Foi uma pessoa fantástica em tudo o que fez. Foi um paizão, se casou muitas vezes, teve muitos filhos e sempre foi um paizão. Tenho certeza que eles perderam um grande pai.
Paulo Silvino, ator, em entrevista à GloboNews
Às vezes ele entrava no camarim, ficava umas três horas se maquiando e saía com outro personagem. Era impressionante! Ele dava ideia a todos os atores que contracenavam com ele, pegava um microfone, dirigia todo mundo e em seguida interpretava. Ele tinha três cabeças: a do ator, a do diretor e do personagem.
José de Abreu, ator, em entrevista à GloboNews
Chico Anysio deixa vivo centenas de personagens. Fica em paz
Serginho Groisman, apresentador, pelo Twitter
RIP Chico Anysio! Guerreiro! Mestre! Força para a família!
Fernanda Paes Leme, atriz, pelo Twitter
Morre uma estrela...Chico Anisio irá abrilhantar o céu agora!!
Geisy Arruda, empresária e integrante da "Escolinha do Gugu", pelo Twitter
Vou ali, chorar a morte do amigo Chico Anísio
Falcão, cantor e compositor, pelo Twitter
Em estado de choque, sou louca por Chico Anysio , meus sentimentos a toda a família, meu amigo Bruno, Cícero e Malga di Paula amo vocês!!
Preta Gil, cantora, pelo Twitter
"Grande mestre se vai, sempre eterno gênio Chico Anysio!"
Marcelo Tas, apresentador, pelo Twitter
O brasil ficou menos divertido.
Helio de la Peña, humorista, pelo Twitter
Meu coração hoje está triste,porque perdemos uma das nossas referencias do humor eu tive o prazer de estudar na maior escolinha do Brasil. Com certeza todos que conheceram o Chico sabem o quanto ele foi amigo dos amigos não só grande humorista como um tremendo bom caráter.
Sérgio Mallandro, comediante, pelo Twitter
Valeu Chico Anysio! Você fez toda a diferença! Descansa em paz e deixa sua vasta e genial carreira pra gente ver e aprender!
Marcelo Adnet, humorista, pelo Twitter
Triste, muito triste com a partida de Chico Anysio!
Glória Perez, autora de novelas, pelo Twitter

UOL Cursos Online

Todos os cursos