Fina Estampa

"Fina Estampa" termina com Griselda apontando chave de grifo para Tereza Cristina

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

Veja cenas do último capítulo de "Fina Estampa"
Veja cenas do último capítulo de "Fina Estampa"

A última cena de “Fina Estampa”, exibida nesta sexta-feira (23) pela Globo, foi um encontro insólito entre Griselda (Lília Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni), que havia sido dada como morta em uma tempestade em alto mar. Ela havia fugido com Pereirinha (José Mayer) após fracassar na tentativa de matar a Pereirão queimada. A cena foi divulgada pelo autor Aguinaldo Silva em seu blog, conforme ele já havia avisado pela manhã no Twitter.

Diferente de “Insensato Coração”, no entanto, a novela termina sem nenhum grande mistério revelado. Nem mesmo o amante de Crô (Marcelo Serrado) teve sua identidade conhecida. Mesmo sem grandes surpresas, a audiência do último capítulo chegou aos 47 pontos, com picos de 49, segundo informou o autor da novela no microblog Twitter. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. Os dados são preliminares.

O capítulo começa com Tereza em um cativeiro mandando Griselda implorar pela vida. Pereirão se recusa, mas pergunta por que a vilã a odeia tanto. Ela responde no começo era por sua insistência em lhe roubar a família, mas que, depois, tudo virou mero vício.

Em seguida, conforme já informado pelo UOL, Tereza Cristina leva Ferdinand (Carlos Machado) para um motel, onde mais uma vez “se inspira” em Nazaré Tedesco, a vilã de “Senhora do Destino” e mata o comparsa eletrocutado numa banheira após jogar um secador na água. O autor fez questão da autocitação ao colocar o seguinte diálogo na boca da personagem: “Mais uma vez, obrigada, Nazaré Tedesco.”

Após o assassinato, Tereza Cristina segue de novo para o cativeiro, onde pretende matar Griselda queimada. No entanto, Antenor (Caio Castro) e Patrícia se lembram do local, onde ele mesmo foi feito refém, e conseguem soltar Pereirão.

Sem saída, Tereza foge para o barco de Pereirinha, que zarpa para alto mar em meio a uma tempestade que os engole. Ambos são dados como mortos.

Na leitura do testamento de Tereza Cristina, descobre-se que ela deixou metade de tudo o que tinha para os filhos e a outra metade, além de sua mansão, para Crodoaldo Valério. Ele resolve abrir uma ONG em defesa dos homossexuais pintosos e contrata Baltazar (Alexandre Nero) e Marilda (Kátia Moraes) como seus empregados.

A conclusão da disputa pela bebê Vitória termina sem julgamento. Como Beatriz (Monique Alfradique) havia doado os óvulos, Esther (Júlia Lemmertz) termina com a guarda da menina.

Antes do encontro com Tereza Cristina, Griselda discursa durante a formatura de Antenor, em cena que teria emocionado a atriz Lília Cabral. Já o galã René (Dalton Vigh), que seria o príncipe encantado de Pereirão, terminou com a amiga da filha, intepretada por Milena Toscano.

Outros personagens como Wallace Mu (Dudu Azevedo) termina campeão de MMA e fica com Dagmar (Cris Viana), enquanto Zuleika (Juliana Knust), aparece no casamento de Juan Guilherme (Carlos Casagrande) para pedir desculpas por suas maldades.

UOL Cursos Online

Todos os cursos