Último capítulo de "A Vida da Gente" mostra que as pessoas não mudam da noite para o dia

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

No último capítulo da novela “A Vida da Gente”, as protagonistas Ana (Fernanda Vasconcelos) e Manuela (Marjorie Estiano) terminaram em harmonia. Ana ficou com Lúcio (Thiago Lacerda) e Manu com Rodrigo (Rafael Cardoso).

A novela deu média de 25 pontos no Ibope de São Paulo, com picos de 28. Em Porto Alegre, onde se passa a história, chegou aos 33. Cada ponto equivale, pela nova medição do instituto, a 60 mil domicílios da Grande São Paulo. Os dados são preliminares.

Rodrigo, ao perceber que sua paixão por Ana passou, escreveu uma carta para a ex-tenista. Ele explica que enquanto esperava o resultado da cirurgia lembrou-se de quando ela e Manuela eram crianças. Seguiu-se então um flashback da história dos dois na novela, enquanto Ana também escrevia a ele uma carta de despedida em que ambos concluem que na vida adulta seguiram outras afeições.

Conforme adiantado pela atriz Ana Beatriz Nogueira, sua personagem Eva termina com uma cena em que ela supostamente tenta se reconciliar com Manuela. “Ela faz o melhor que pode”, disse Ana Beatriz ao UOL.

O melhor, no caso, é uma cena em que Eva vai ao hospital visitar Manuela e leva sopa de abóbora que ela gostava tanto quando era criança. No entanto, a mãe das protagonistas faz questão de frisar que ela tinham que agradecer a Ana, que foi quem pediu que ela fosse visitá-la. Quando Eva sai, as filhas e sua mãe Iná (Nicette Bruno) decidem tratá-la como um caso clínico e distanciá-la do convívio familiar. Manuela então analisa que a avó é quem sempre foi a mãe de ambas.

Marcos (Ângelo Antônio) continua o mesmo sonhador de sempre e acaba indo morar com a filha Sofia (Alice Wegmann) “provisoriamente, até eu decidir a minha vida”. E como a novela faz questão de frisar que a vida segue vários clichês e que as pessoas dificilmente mudam de comportamento, o personagem acaba conhecendo outra mulher no clube e joga a mesma conversa de pai que cuida dos filhos como uma mãe.

Veja cenas do último capítulo de "A Vida da Gente"
Veja cenas do último capítulo de "A Vida da Gente"

Alice (Stephany Brito) reconciliou-se com seu pai biológico Renato (Luiz Carlos Vasconcelos) e disse a ele que tinha uma imagem idealizada tanto dele quanto de seus pais adotivos.

Nanda (Maria Eduarda) confessa a Manuela que sente falta de Lui (Marat Descartes) e que adoraria muito dividir com ele o fato de ter crescido e hoje ser responsável por Francisco (Victor Navega Motta). O menino ouve e resolve convidar o vizinho pianista para fazer companhia para a madrasta.

Jonas (Paulo Betti) ficou com sua ex-secretária Ângela (Sylvia Massari). Da mesma forma que Marcos e Eva, no entanto, o comportamento do advogado não se modificou e ele continua trocando a mulher pelo trabalho.

O capítulo se encerra com um discurso de Iná em homenagem ao tempo, que foi tema de abertura da novela, e com cenas do futuro dos personagens. Lourenço (Leonardo Medeiros) está em frente ao computador pensando num título para seu novo livro e escolhe “A Vida da Gente”.

A última cena, conforme havia dito a autora no lançamento da novela, foi uma homenagem a "Por Amor", de Manoel Carlos, com Ana, Manu, Rodrigo, Lúcio e Júlia andando de mãos dadas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos