"Ele é oito ou oitenta", diz Leonardo Brício sobre o "Rei Davi", nova minissérie da Record

Carla Neves

Do UOL, no Rio

O ator Leonardo Brício admite que não foi fácil encarnar Davi e mostrar a trajetória do personagem bíblico dos 18 aos 70 anos de idade em "Rei Davi", minissérie de 29 episódios que a Record estreia dia 24 de janeiro, às 23h15. A trama será exibida duas vezes na semana, às terças e quintas."É uma trajetória muito profunda. Porque ele é um personagem oito ou oitenta. Esse homem foi perseguido, amado, odiado. Diria que a parte em que Davi mata Golias é apenas 5% da história", explicou Brício durante a coletiva de imprensa de "Rei Davi" na tarde desta quinta (12), no RecNov, complexo de estúdios da Record na zona oeste carioca.

Para incorporar o protagonista da história adaptada pela autora Vivian de Oliveira e dirigida por Edson Spinello, Brício também passou por transformações físicas. Além de adotar um megahair, ele deixou a barba crescer. Apesar de a mudança no visual ter sido essencial para compor o personagem, o ator confessou que não vê a hora de se barbear. "Quando acabarem as gravações vai ser a primeira coisa que eu vou fazer", afirmou ele, aos risos, acrescentando que passou a não tirar mais do pescoço um colar com a estrela de Davi. "Comecei a usar esse colar nas gravações em Diamantina [MG] e, desde então, não tirei mais", explicou.

Quem também entrou com tudo na composição de sua personagem foi a atriz Maria Ribeiro, que vive Mical, a primeira esposa de Davi na história. Maria contou que teve aulas de dança e até de culinária para incorporar a manipuladora personagem. “Nunca imaginei que fosse ter que depenar frango e desossar pato na vida. Mas tivemos aulas até disso. Mas não desossei nem depenei, até porque, minha personagem é rica, e tem serviçais para isso, né? [risos]”, brincou.

Já a atriz Renata Dominguez, intérprete de Bate-Seba, o grande amor de Davi, contou que fez aulas de muay thai durante cinco meses para ficar com o corpo em forma para gravar as cenas de nudez da personagem. “A Bate-Seba tem uma sensualidade natural, elegante. Não tem caras e bocas. Ela é lânguida e tem um olhar forte”, explicou Renata, que precisou usar lentes verdes para interpretar o papel. A atriz admitiu que ficou bem nervosa antes de gravar a cena nua. “Fiquei me tremendo dos pés à cabeça. O bom é que quem me dirigiu foi o Edson”, afirmou ela, referindo-se ao diretor da história, que também é seu marido.

Vivian de Oliveira disse que está apaixonada pela história de Davi. "Ele foi um ser humano cheio de qualidades e defeitos. Isso é o que mais me surpreende. Ele é um anti-herói: um homem digno, sensível e, ao mesmo tempo, capaz de mentir e fazer as maiores atrocidades para conseguir o amor de sua vida", definiu a autora, que optou por usar uma linguagem atual. "Não usamos uma linguagem rebuscada. O hebraico, por exemplo, é raramente usado. Só nas cenas de cunho religioso", contou. Edson Spinello também afirmou que ficou surpreso com a história do protagonista. "A história dele é muito interessante porque ele é um herói, mas também um homem, que comete erros e é capaz de se redimir", opnou o diretor.

Antes mesmo de estrear “Rei Davi”, Record já planeja minissérie bíblica para 2013

“Rei Davi” ainda nem estreou, mas a Record já planeja outra minissérie bíblica para janeiro de 2013. É o que garante Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da Record. “Só não decidimos ainda que história bíblica será”, contou. Hiran disse que a emissora investiu aproximadamente R$25 milhões de reais na minissérie. Cada episódio custou, em média, R$850 mil. “A equipe gravou em locações no Canadá, em Diamantina [MG] e no Rio de Janeiro. Como as chuvas atrapalharam um pouco o começo das gravações em Diamantina, retomaremos os trabalhos por lá ainda esta semana”, afirmou.

Hiran contou que todos os episódios da minissérie já estão montados. “Só falta acrescentar uma cena ou outra em alguns episódios”, acrescentou ele, garantindo que o público pode esperar para assistir a uma produção de primeira. “Tenho certeza de que a minissérie vai impactar muito o público pela qualidade”, afirmou Hiran, que não perdeu a chance de brincar com a mudança de visual do elenco masculino para atuar na minissérie. “As mulheres podem se sentir vingadas. Os homens agora sabem o que é ter um megahair”, disse.

UOL Cursos Online

Todos os cursos