"Rebelde" conquista três categorias da eleição Melhores do Ano do PopTevê

PopTevê

  • Pedro Paulo Figueiredo/CZN

    Da esquerda para direita, Mel Fronckowiak, Micael Borges, Chay Suede, Sophia Abrahão, Lua Blanco e Arthur Aguiar, protagonistas de "Rebelde"

    Da esquerda para direita, Mel Fronckowiak, Micael Borges, Chay Suede, Sophia Abrahão, Lua Blanco e Arthur Aguiar, protagonistas de "Rebelde"

A novela "Rebelde", da Record, conquistou os leitores do UOL, que escolheram a produção como a melhor novela de 2011 na votação dos Melhores do Ano de PopTevê. Para a autora, Margareth Boury, o segredo do sucesso está no frescor da história, que conta com a entrada de personagens novos de tempos em tempos. "Tudo que é novo ajuda quando o público é infantojuvenil. Entrar, sair, criar caso, beijo, briga e música", analisa a escritora.

"Jovem é antenado, hiperativo e a gente precisa ficar atento para andar sempre junto com eles: a mil por hora", acrescenta Boury, cuja novela obteve 31,96 % dos votos, em uma disputa que elegeu os destaques da teledramaturgia nas categorias atriz, ator, atriz revelação, ator revelação, novela e programa.       

Apesar da média de audiência de "Rebelde" ser de 9 pontos e não alcançar índices tão elevados como "Fina Estampa", da Globo, que constantemente ultrapassa a marca dos 40, a novela da Record ainda levou a melhor em outras duas categorias, enquanto a trama das nove da Globo alcançou apenas o sexto lugar, com 6,29% dos votos – o segundo lugar coube a "Cordel Encantado", com 21,90%.

Luiza Dantas/CZN
A direção do Wolf e o texto do Aguinaldo casaram perfeitamente.

Marcelo Serrado, sobre o sucesso de Crô, de "Fina Estampa"

Lua Blanco, que interpreta a Roberta, foi escolhida a atriz revelação e Arthur Aguiar, o ator revelação por sua atuação na pele do Diego da novela adolescente. Na trama, os personagens formam um dos principais casais românticos. Roberta é a típica menina revoltada, cheia de opinião e que gosta de se vestir de forma diferente da maioria das pessoas. "Me apaixonei pelo projeto de 'Rebelde', a gente está vestindo a camisa", diz Lua, que levou mais da metade dos votos, 50,20%. Já Diego é um jovem que sempre teve tudo o quis, mas acaba se envolvendo com bebidas. "Estou muito feliz e completamente dedicado ao personagem e à banda", explica Arthur, que também disparou na frente, com 53,86%, concorrendo com o colega de elenco, Chay Suede, que levou o segundo lugar com 23,18%.

Mas "Fina Estampa" também chamou atenção do público. Marcelo Serrado, que vive o Crô, e Christiane Torloni, que interpreta a vilã Tereza Cristina, ganharam nas categorias ator e atriz. Interpretando o "afetado" mordomo, Marcelo acredita que o entrosamento entre ele, o autor Aguinaldo Silva e o diretor Wolf Maya foi fundamental para a repercussão positiva que o personagem está tendo. "Foi um encontro muito feliz. A direção do Wolf e o texto do Aguinaldo casaram perfeitamente. O personagem é leve, divertido, bem-humorado. O público gosta disso", acredita o ator que, por conta do papel, teve de adotar um hábito inusitado para muitos homens: fazer as unhas. "O Crô faz as unhas, tira as cutículas. Eu nunca tinha feito. Difícil...", confessa, aos risos, com 35,28% dos votos, deixando André Gonçalves, o Áureo de "Morde & Assopra", na segunda posição, com 15,83%.

A vilã vivida por Torloni ficou com 33,70% dos votos. Para a atriz, esse feedback do público tem um importante significado em relação ao seu trabalho. "Um prêmio de júri popular tem um valor muito grande porque é aí que você realmente percebe que está chegando no coração das pessoas", comemora. "Uma coisa é ser julgada por um corpo de jurados que avalia um critério específico. Outra coisa é essa mobilização do público em votar em determinado ator ou atriz porque o trabalho dele foi bem feito e atingiu, de alguma maneira, aquelas pessoas", completa ela, que desbancou Nathalia Dill, que obteve 29,80% dos votos e ficou com a segunda posição.

Internautas elegem "Tapas e Beijos" melhor programa de 2011
Veja Álbum de fotos

Na categoria programa, "Tapas & Beijos" ganhou com 26,17% dos votos, deixando para trás produções como "CQC" e "Agora É Tarde" – ambas da Band –, com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. "Fico feliz que 'Tapas & Beijos' tenha sido eleito o melhor programa em 2011. É o reconhecimento de que acertamos muitas coisas. Gosto do universo do 'Tapas', dos seus personagens, de ser uma comédia, gosto do elenco, do texto, da arte, da produção, da música, da edição e da direção do programa", pontua o diretor de núcleo Mauricio Farias. Protagonizado por Fernanda Torres e Andrea Beltrão, "Tapas & Beijos" entrou no horário de "Casseta & Planeta, Urgente!" este ano e já tem espaço garantido na grade de 2012 da Globo. "As novidades serão criadas em janeiro, quando começaremos a trabalhar nos textos da próxima temporada", avisa.

Veja o ranking com os resultados:

Novela
1º lugar: "Rebelde", com 31,96%
2º lugar: "Cordel Encantado", com 21,90%
3º lugar: "Insensato Coração", com 8,65%

Programa
1º lugar: "Tapas & Beijos", com 26,17%
2º lugar: "CQC", com 14,45%
3º lugar: "Agora É Tarde", com 9,79%

Ator
1º lugar: Marcelo Serrado, com 35,28%
2º lugar: André Gonçalves, com 15,83%
3º lugar: Gabriel Braga Nunes, com 13,52%

Atriz
1º lugar: Christiane Torloni, com 33,70%
2º lugar: Nathalia Dill, com 29,80%
3º lugar: Deborah Secco, com 9,95%

Ator revelação
1º lugar: Arthur Aguiar, com 53,86%
2º lugar: Chay Suede, com 23,18
3º lugar: Domingos Montagner, com 16,53%

Atriz revelação
1º lugar: Lua Blanco, com 50,20%
2º lugar: Mel Fronckowiak, com 35,77%
3º lugar: Giovanna Lancelotti, com 7,27%

(por Luana Borges)

UOL Cursos Online

Todos os cursos