"Vou morrer dez vezes", diz Daniel Filho sobre o Salomão Hayalla de "O Astro"

CARLA NEVES

Do UOL, no Rio

Nesta quarta-feira (6), a Globo promoveu a festa de lançamento da série “O Astro” no Circo Voador, no Rio de Janeiro. O ponto alto do evento foi a chegada do ator e diretor Daniel Filho, que vai interpretar o poderoso Salomão Hayalla na releitura da obra de Janete Clair. Bem-humorado, Daniel falou sobre a histórica pergunta que instigou a audiência de “O Astro” na década de 70: “quem matou Salomão Hayalla?”. “Todos nós vamos morrer um dia. Quando é que a gente não sabe [risos]. Vou morrer dez vezes. Dez atores estarão gravando a cena da minha morte comigo”, adiantou ele, que chegou à festa acompanhado da mulher, Olívia Byington.

Daniel garantiu que não está revivendo o papel que coube a Dionísio Azevedo na novela exibida em 1977 na Globo. “O Salomão de agora tem uma outra leitura. O do Dionísio era mais bonachão”, comparou o ator e diretor, dando uma pausa na entrevista para abraçar Regina Duarte, que encarnará Clô Hayalla, mulher de Salomão. Ao ver Daniel falando bem de Salomão, Regina brincou com o amigo. “Ele é o maior advogado de defesa do Salomão!”, disse ela, entre risos.

Os autores Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro – que assinam a releitura de “O Astro” – confirmaram as “dez mortes” de Salomão Hayalla. “O Daniel [Filho] vai gravar dez mortes e todas serão exibidas. É um truque dramatúrgico”, contou Geraldo. Ele também adiantou como será o Salomão Hayalla da nova novela da Globo. “O Salomão de agora é heavy metal! Ele é um homem de decisão, muito zeloso de seus poderes, intransigente, é um trator”, revelou.

Já Alcides Nogueira citou até os nomes dos dez supostos assassinos. “Os suspeitos serão o Felipe [Henri Castelli], Magda [Rosamaria Murtinho], Youssef [José Rubens Chachá], Amin [Tato Gabus Mendes], Samir [Marco Ricca], Henri [João Baldasserini], Nádia [Vera Zimemermann], Míriam [Mila Moreira], Assunção [Reginaldo Faria] e o outro...”, adiantou Alcides, fazendo mistério em relação ao nome do décimo suspeito.

O Salomão de agora é heavy metal! Ele é um homem de decisão, muito zeloso de seus poderes, intransigente, é um trator

Geraldo Carneiro, autor

Rodrigo Lombardi, que viverá Herculano Quintanilha, “o astro”, chegou à festa acompanhado da mulher, Betty Baumgarten. Visivelmente feliz com o papel de protagonista da história, ele falou sobre o universo de magia em que a trama está inserida, e fez mistério quando questionado se Herculano seria um dos suspeitos do assassinato de Salomão Hayalla. “Será”, despistou, aos risos. Rodrigo também falou sobre a expectativa para a série, que estreia na próxima terça (12), às 23h. “É incrível fazer uma obra que já foi aceita antes mesmo da estreia. Quando a gente fala de ‘O Astro’, todo mundo já canta a música, fala do turbante, do Cuoco… Poder edificar isso é incrível!”, elogiou.

Além de Rodrigo, boa parte do elenco prestigiou a festa de “O Astro”. Entre eles os atores Alinne Moraes, Carolina Dieckmann, Rosamaria Murtinho, Henri Castelli, Bel Kutner, Mila Moreira, Antonio Calloni, Guilhermina Guinle, Carolina Kasting, Thiago Fragoso, Humberto Martins e Tato Gabus Mendes, entre outros.

A decoração foi inspirada na temática da magia e os convidados foram recepcionados sob uma tenda piramidal de oito metros de altura com inúmeros globos espelhados suspensos. Após a exibição de um clipe da série, foi apresentado um show do ilusionista Mario Kamia, que deu aulas de mágica a Rodrigo Lombardi e Ellen Roche, que viverá Valéria, assistente de Herculano em "O Astro".

UOL Cursos Online

Todos os cursos