"Nunca morri no ar. Seria interessante", diz Fernanda Rodrigues sobre sua personagem Jose de "O Astro"

Do Pop Tevê

  • JORGE RODRIGUES JORGE/CZN

    Fernanda Rodrigues fez o seu primeiro papel na novela "Vamp" com 11 anos

    Fernanda Rodrigues fez o seu primeiro papel na novela "Vamp" com 11 anos

Com apenas 31 anos, Fernanda Rodrigues é encarada nos bastidores da Globo como uma veterana. Prestes a estrear na macrossérie "O Astro", onde interpreta a visceral Jose, a atriz foi citada por Alcides Nogueira, autor que adapta a obra de Janete Clair, como "a menina que ele deu textos para decorar antes mesmo de largar as fraldas", e por Roberto Talma, diretor de núcleo da produção, como uma "atriz com bagagem". "Gosto de ter começado cedo. Ganhei maturidade em cena e não vejo lado negativo nessa 'precocidade'", garante ela, que estreou na tevê aos três anos em um comercial. Mas, interpretou o seu primeiro papel fixo na teledramaturgia em "Vamp", novela de Antônio Calmon exibida em 1991 e que está sendo reprisada no Viva, quando tinha 11 anos. "Percebi que essa era a minha profissão logo de cara", acredita. 

No "remake" da Globo, sua personagem é apaixonada por Márcio Ayala, vivido por Thiago Fragoso, um jovem de família rica que abre mão do luxo para viver uma nova realidade. Jose apoia o namorado e é sua principal cúmplice na história. "Eles se relacionam desde pequenos e o seu amor por ele não tem limites. Ela luta contra tudo e todos pelo Márcio", explica. Apesar de conhecer o perfil da personagem, Fernanda sabe do restante da história conforme vai recebendo os capítulos da trama. O mistério acontece pela própria orientação da direção da macrossérie, que pediu que os atores construíssem algo novo. "A única coisa que não aguentei e fui ver na internet foi o vídeo com a cena da morte da Jose", confessa ela, que não sabe se sua personagem morre na versão de Alcides. "Nunca morri no ar. Seria interessante", opina.

Gosto de ter começado cedo. Ganhei maturidade em cena e não vejo lado negativo nessa 'precocidade'

Fernanda Rodrigues sobre sua carreira

Mesmo com 20 anos de carreira, Fernanda só coleciona novelas das sete em seu currículo - mas nunca esteve em um folhetim das nove. Suas únicas experiências com o horário nobre foram em rápidas e pequenas produções como "Zorra Total", "Os Normais" e "Aquarela do Brasil". "Mas já fui convidada para estar em novelas das nove. Não aceitei pois estava envolvida em outras produções. Quero fazer um dia", deseja. Embora assuma a vontade, a atriz não vê distinção em trabalhar em produções com horários e públicos distintos. "A dedicação sempre foi a mesma. Nenhum telespectador merece algo pior porque não é o que dá mais lucro ou ibope para o ator", opina.

Apesar dos planos na carreira, Fernanda ainda pretende voltar aos poucos para a tevê. Fora das novelas há dois anos, a atriz engravidou nesse tempo e agora é mãe de Luiza, de pouco mais de 1 ano, sua filha com o também ator Raoni Carneiro. "Me sinto uma privilegiada por poder ter curtido a maternidade tranquila", ressalta. Contratada da Globo, Fernanda já esperava ser chamada para trabalhar quando recebeu o convite para atuar em "O Astro". Desde então, se divide entre a maternidade e as gravações da macrossérie. "A loucura de fazer as duas coisas ao mesmo tempo é algo que eu já esperava. A rotina agitada, enfim... Mas nada me faz me arrepender de ter tido minha filha. E muito menos de ter optado por ser atriz", declara.  

(Manu Moreira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos